Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gabriel Marques da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/11960
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_65c62e5339ca3593f404114433536381
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/11960
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Silva, Gabriel Marques daBoone, Sinara MariaAlmeida, Claudia Zamboni deBoone, Sinara Maria2023-05-15T13:32:08Z2023-05-15T13:32:08Z2023-03-302022-12-07https://repositorio.ucs.br/11338/11960Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor]Arte - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEnsino - MetodologiaLaboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em Artes VisuaisCampus 82023-03-29ORIGINALTCC Gabriel Marques da Silva.pdfTCC Gabriel Marques da Silva.pdfapplication/pdf964382https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/1/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf015940aebee69a7400963013da503b74MD51TEXTTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.txtTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain90338https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/2/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.txt4d9bb8f6e6b99841903efddfcd7a0ab3MD52THUMBNAILTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.jpgTCC Gabriel Marques da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1256https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/3/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpg5cb1bf82e39fbc8e13eb928bfe95575eMD5311338/119602023-05-16 07:00:37.267oai:repositorio.ucs.br:11338/11960Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2023-05-16T07:00:37Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
title Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
spellingShingle Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
Silva, Gabriel Marques da
Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
title_short Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
title_full Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
title_fullStr Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
title_full_unstemmed Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
title_sort Laboratório de artes visuais: o professor como mediador de processos criativos
author Silva, Gabriel Marques da
author_facet Silva, Gabriel Marques da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Boone, Sinara Maria
Almeida, Claudia Zamboni de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Gabriel Marques da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Boone, Sinara Maria
contributor_str_mv Boone, Sinara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
topic Arte - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino - Metodologia
description Este trabalho de conclusão de curso investiga o papel do professor nos processos criativos em sala de aula, partindo do estudo da conceitualização de intertextualidade e suas relações inter-gráficas no componente Artes Visuais para discutir a importância da imagem no cotidiano de sala de aula, bem como dos diferentes modos da pesquisa em arte e possibilidades de suas adequações para a realização das atividades artísticas. Também compõe o estudo, a apresentação de um relato de experiência junto ao Ensino Fundamental auxiliando na análise e fundamentação deste estudo a partir de uma abordagem realizada em formato de laboratório de arte. O referencial teórico utilizado conta com as ideias de pesquisadores como Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Maria Helena Wagner Rossi, Analice Pillar, Maria Fusari e Maria Heloísa Ferraz, bem como Umberto Eco, Armindo Trevisan, Sandra Rey, Silvio Zamboni etc. A realização deste estudo permitiu a ampliação do pensamento de que, para mediar o processo criativo e artístico, o professor deve compreender e, em muitos momentos assumir um papel de produtor, crítico, curador, de sensibilização e estudo constante sobre o mundo da arte e o universo de seus alunos. Conhecer a arte e entender a realidade da turma e suas referências pode ser um caminho para oferecer segurança para que os alunos tragam sua cultura para o trabalho em sala de aula e, assim, compreendam o real sentido da presença da arte na escola e em suas vidas. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2022
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2022-12-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-15T13:32:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-15T13:32:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/11960
url https://repositorio.ucs.br/11338/11960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/1/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/2/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/11960/3/TCC%20Gabriel%20Marques%20da%20Silva.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 015940aebee69a7400963013da503b74
4d9bb8f6e6b99841903efddfcd7a0ab3
5cb1bf82e39fbc8e13eb928bfe95575e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308904831025152