Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_7f13aa80553f4b20045e085dd3d1b3ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A9ZN25
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Andre Marcio Picanco FavachoRenato Adriano Pires Domingos2019-08-11T01:07:35Z2019-08-11T01:07:35Z2016-04-04http://hdl.handle.net/1843/BUOS-A9ZN25Este projeto de intervenção tem o objetivo de reestruturar o setor de compras da Divisão de Apoio Administrativo do Centro de Computação da Universidade Federal de Minas Gerais por meio de melhorias no processo de compras desde medidas mais simples e imediatas como a conscientização dos atuantes nos fluxos de trabalho e capacitação dos servidores envolvidos até medidas mais complexas e planejadas como a elaboração de um calendário de compras para o ano seguinte deexercício. Realizando um trabalho exploratório no setor mencionado, chegou-se a conclusão de que o setor contém alguns pontos fracos e ruídos que podem se tornar oportunidades de crescimento, o que tornaria os processos mais eficientes, eficazes e céleres, além de menos dispendioso para a Administração Pública. Foram obtidosdados primários por meio de levantamentos de campo no setor de compras, além da observação participante e das pesquisas bibliográfica e documental em artigos científicos, legislação, documentos oficiais, apostilas técnicas, livros e sítios eletrônicos. Em meio ao levantamento de dados, foi possível descobrir os vícios, costumes, erros, problemas e gargalos presentes no fluxo dos processos de compras e que tornam as aquisições de bens e materiais de consumo e as contratações de serviços mais morosas e dispendiosas para a unidade em questão.Posteriormente ao levantamento e à análise dos dados, foi possível propor melhorias principalmente no trato às ações de planejamento para as compras públicas, o que pode gerar a consequente melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor administrativo ao setor técnico do Centro de Computação da UFMG, caso as propostas sejam adotadas.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAdministração universitáriaCompras (Serviço público)Compras AdministraçãoProcessos de comprasPlanejamento de comprasCompras públicasReestruturação do setor de compras da divisão de apoio administrativo do centro de computação da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALgifes___tcc___renato_adriano_pires_domingos.pdfapplication/pdf263198https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9ZN25/1/gifes___tcc___renato_adriano_pires_domingos.pdfea7c5695e09e9948565cc7c7f1321bf6MD51TEXTgifes___tcc___renato_adriano_pires_domingos.pdf.txtgifes___tcc___renato_adriano_pires_domingos.pdf.txtExtracted texttext/plain76211https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-A9ZN25/2/gifes___tcc___renato_adriano_pires_domingos.pdf.txt6c30428ac29bd52e2c04f7429fcc1932MD521843/BUOS-A9ZN252019-11-14 10:22:13.213oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-A9ZN25Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:22:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548381030580224