As relações entre o conselho escolar e a gestão democrática da UMEI Coqueiro Verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sâmia Macedo Ferreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4NJ8Z
Resumo: O presente trabalho se refere a uma análise crítica do Projeto Político Pedagógico (PPP) da UMEI Coqueiro Verde. Objetiva-seanalisar as relações entre o Conselho Escolar e a gestão democrática, destacar o papel dos Conselhos Escolares como potencializadorpara a efetivação das políticas públicas educacionais. A metodologia utilizada foi análise documental e pesquisas bibliográficas que discutem sobre tais temáticas: conselhos escolares e gestão democrática, Lei de Diretrizes e Bases da Educação do Brasil, enquanto parâmetros da legalidade educacional brasileira, os referenciais nacionais de políticas públicas de educação infantil como: Referencial curricular nacional para a educação infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e outros instrumentos legais. Neste sentido, destaca-se como avanços: a construção da primeira versão do PPP da UMEI Coqueiro Verde embasada nos reais indicadores apontados pela comunidade escolar enquanto necessidade e direito; o estabelecimento de novos critérios para o atendimento das demandas,o fortalecimento deste órgão-base nas tomadas de decisões no que se refere à garantia de direitos educacionais.
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