Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alessandro Araújo de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
Texto Completo: https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5338
Resumo: Essa monografia tem como objetivo geral a utilização das medidas de autocorrelação espacial bivariado e do método dos Mínimos Quadrados Ordinários para avaliação de impactos de políticas públicas no âmbito da infraestrutura de transporte rodoviário sobre o desempenho econômico de longo prazo do Nordeste brasileiro, bem como de sua vizinhança. Verificamos como a transição das ferrovias para as rodovias a partir dos anos de 1960 influenciaram o padrão espacial de longo prazo das atividades econômicas no Nordeste. Calculamos os diferenciais das distâncias mínimas entre 1960 a 1970, 1970 a 1980, 1980 a 1990, 1990 a 2000 e 2000 a 2010. Com isso, foi possível conhecer quais as áreas mínimas comparáveis do Nordeste são mais homogêneas ou heterogêneas espacialmente, e quais os comportamentos dessas localidades no decorrer das décadas, através do mapa de Clusters. Também será possível estimar se as reduções na distância do acesso as rodovias surtiram efeito no crescimento econômico de longo prazo nas décadas seguintes na região. Foram identificados resultados importantes no crescimento econômico a níveis locais como foi observado nos mapas de clusters. Contudo, a partir dos resultados extraídos com o método de mínimos quadrados ordinários, considera-se que essa expansão das rodovias e a redução das distâncias ao longo das décadas não foram suficientes para trazer resultados estatisticamente significativos que pudessem confirmar que a evolução da malha rodoviária possa trazer um maior PIB per capita em todo o território nordestino.
id UFRPE_6406feccef63bd5b1926758813b6206e
oai_identifier_str oai:dspace:123456789/5338
network_acronym_str UFRPE
network_name_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository_id_str https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/10612
spelling Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.Transporte rodoviárioInfraestrutura (Economia)Econometria espacialDesenvolvimento econômicoEconomia regionalEssa monografia tem como objetivo geral a utilização das medidas de autocorrelação espacial bivariado e do método dos Mínimos Quadrados Ordinários para avaliação de impactos de políticas públicas no âmbito da infraestrutura de transporte rodoviário sobre o desempenho econômico de longo prazo do Nordeste brasileiro, bem como de sua vizinhança. Verificamos como a transição das ferrovias para as rodovias a partir dos anos de 1960 influenciaram o padrão espacial de longo prazo das atividades econômicas no Nordeste. Calculamos os diferenciais das distâncias mínimas entre 1960 a 1970, 1970 a 1980, 1980 a 1990, 1990 a 2000 e 2000 a 2010. Com isso, foi possível conhecer quais as áreas mínimas comparáveis do Nordeste são mais homogêneas ou heterogêneas espacialmente, e quais os comportamentos dessas localidades no decorrer das décadas, através do mapa de Clusters. Também será possível estimar se as reduções na distância do acesso as rodovias surtiram efeito no crescimento econômico de longo prazo nas décadas seguintes na região. Foram identificados resultados importantes no crescimento econômico a níveis locais como foi observado nos mapas de clusters. Contudo, a partir dos resultados extraídos com o método de mínimos quadrados ordinários, considera-se que essa expansão das rodovias e a redução das distâncias ao longo das décadas não foram suficientes para trazer resultados estatisticamente significativos que pudessem confirmar que a evolução da malha rodoviária possa trazer um maior PIB per capita em todo o território nordestino.This monograph has the general objective of using bivariate spatial autocorrelation measures and the Ordinary Least Squares method to assess the impacts of public policies within the scope of road transport infrastructure on the long-term economic performance of the Brazilian Northeast, as well as its neighborhood. We verified how the transition from railroads to highways from the 1960s onwards influenced the long-term spatial pattern of activities in the Northeast. We calculated the differentials of the minimum distances between 1960 to 1970, 1970 to 1980, 1980 to 1990, 1990 to 2000 and 2000 to 2010. With this, it was possible to know which comparable minimum areas of the Northeast are more lived or spatially heterogeneous, and which ones have behaved these locations over the decades, through the Clusters map. It will also be possible to estimate whether reductions in the distance to access roads had an effect on long-term economic growth in the following decades in the region. Important results were identified in economic growth at local levels as observed in the cluster maps. However, based on the results extracted using the ordinary least squares method, consider that this expansion of highways and the reduction of distances over the decades were not enough to bring statistically achieved results that could confirm that the evolution of the road network can bring a higher GDP per capita throughout the northeastern territory.BrasilSilva, Diego Firmino Costa dahttp://lattes.cnpq.br/4862772810331109http://lattes.cnpq.br/8895265465747877Oliveira, Alessandro Araújo de2024-01-09T16:17:33Z2024-01-09T16:17:33Z2023-09-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfOLIVEIRA, Alessandro Araújo de. Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5338porhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRAtribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2024-01-09T16:18:25Zoai:dspace:123456789/5338Repositório InstitucionalPUBhttps://repository.ufrpe.br/oai/requestrepositorio.sib@ufrpe.bropendoar:https://v2.sherpa.ac.uk/id/repository/106122024-01-09T16:18:25Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
dc.title.none.fl_str_mv Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
title Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
spellingShingle Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
Oliveira, Alessandro Araújo de
Transporte rodoviário
Infraestrutura (Economia)
Econometria espacial
Desenvolvimento econômico
Economia regional
title_short Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
title_full Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
title_fullStr Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
title_full_unstemmed Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
title_sort Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro.
author Oliveira, Alessandro Araújo de
author_facet Oliveira, Alessandro Araújo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Diego Firmino Costa da
http://lattes.cnpq.br/4862772810331109
http://lattes.cnpq.br/8895265465747877
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Alessandro Araújo de
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte rodoviário
Infraestrutura (Economia)
Econometria espacial
Desenvolvimento econômico
Economia regional
topic Transporte rodoviário
Infraestrutura (Economia)
Econometria espacial
Desenvolvimento econômico
Economia regional
description Essa monografia tem como objetivo geral a utilização das medidas de autocorrelação espacial bivariado e do método dos Mínimos Quadrados Ordinários para avaliação de impactos de políticas públicas no âmbito da infraestrutura de transporte rodoviário sobre o desempenho econômico de longo prazo do Nordeste brasileiro, bem como de sua vizinhança. Verificamos como a transição das ferrovias para as rodovias a partir dos anos de 1960 influenciaram o padrão espacial de longo prazo das atividades econômicas no Nordeste. Calculamos os diferenciais das distâncias mínimas entre 1960 a 1970, 1970 a 1980, 1980 a 1990, 1990 a 2000 e 2000 a 2010. Com isso, foi possível conhecer quais as áreas mínimas comparáveis do Nordeste são mais homogêneas ou heterogêneas espacialmente, e quais os comportamentos dessas localidades no decorrer das décadas, através do mapa de Clusters. Também será possível estimar se as reduções na distância do acesso as rodovias surtiram efeito no crescimento econômico de longo prazo nas décadas seguintes na região. Foram identificados resultados importantes no crescimento econômico a níveis locais como foi observado nos mapas de clusters. Contudo, a partir dos resultados extraídos com o método de mínimos quadrados ordinários, considera-se que essa expansão das rodovias e a redução das distâncias ao longo das décadas não foram suficientes para trazer resultados estatisticamente significativos que pudessem confirmar que a evolução da malha rodoviária possa trazer um maior PIB per capita em todo o território nordestino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-05
2024-01-09T16:17:33Z
2024-01-09T16:17:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Araújo de. Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5338
identifier_str_mv OLIVEIRA, Alessandro Araújo de. Investimentos em transporte rodoviário e desempenho econômico do Nordeste brasileiro. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Departamento de Economia, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2023.
url https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/5338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
instname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron:UFRPE
instname_str Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
instacron_str UFRPE
institution UFRPE
reponame_str Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
collection Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE)
repository.name.fl_str_mv Repositório institucional da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) (RI-UFRPE) - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio.sib@ufrpe.br
_version_ 1809277161033433088