Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_81641c6b4525873a3325600c5a009019
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AJSGW8
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Patricia Furst SantiagoJoao Gabriel Marques FonsecaMaria Betania Parizzi FonsecaAndréa Peliccioni Sobreiro2019-08-12T02:36:35Z2019-08-12T02:36:35Z2016-12-16http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AJSGW8A temática música e surdez tem sido discutida por diversas áreas das Ciências Humanas, como a Pedagogia, área das Artes, como a Música, a Dança e o Teatro; e por áreas da Saúde, como a Musicoterapia, a Neurociência, dentre outras. Entretanto, foram encontrados poucos referenciais teóricos que discutissem este tema sob o olhar da Educação Musical. Diante deste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é estudar de que maneira a música pode ser compreendida pelos adolescentes Surdos que atuam Núcleo Vida, diagnosticados com surdez de grau severo e profundo, identificando os prováveis fatores que influenciaram este processo. Para tal, foram realizadas coletas e análises de dados das aulas de música de três jovens Surdos, junto aos colegas ouvintes. A pesquisa identificou fatores importantes para que o indivíduo Surdo compreenda música. São eles: a percepção da vibração, a prática musical com instrumentos percussivos e o uso do corpo como o próprio instrumento. Verificou-se que, durante essa prática, os alunos Surdos adotaram comportamentos específicos ao realizar determinadas atividades, tais como cantar e tocar instrumentos de percussão. Além disso, observou-se que eles realizaram constantemente movimentos corporais enquanto realizavam as atividades das aulas de música. Essas ações aconteceram de forma integrada a fim de internalizar o ritmo das atividades propostas e perceber a altura do som emitido pela voz. Os resultados indicam um significativo desenvolvimento musical dos alunos Surdos, e revelam o quanto é importante e benéfico o fazer musical para esses jovens. Concluímos que a música tocou esses jovens Surdos em sua totalidade a partir da experiência, e que a sua compreensão musical depende, sobretudo, de inúmeras influências sofridas em seu contexto de aprendizagem, seja em casa, na escola, no trabalho e na sua Cultura.The relation between music and Deafness has been discussed by several areas of knowledge, such as Pedagogy in the Human Sciences; Music, Dance and Drama in the Arts; Music Therapy and Neurosciences in the Health Sciences. However, few theoretical frameworks were found, which discuss this issue under Music Education perspective. Toward this background, the aim of this research is to study how music can be understood by young Deaf who study in the Núcleo Vida. They are diagnosed with severe and profound deafness. For this purpose, data were collected and analyzed from the music classes given to three young Deaf students among hearer friends. This research showed important factors to the young Deafs musical comprehension. These factors are: the perception of vibration, the musical practice with percussion instruments and the usage of body as their own instrument. It was verified that during this practice, the Deaf students had adopted specific behaviors when doing certain activities, such as singing and play percussion instruments. Besides, it was observed that they frequently had done body movements while doing the music classes activities. These actions happened in an integrated way with the purpose to absorb the rhythm of the suggested activities and to realize the pitch of the sound produced by the voice. The results point out a meaningful musical development by the Deaf students, and reveal how important and healthy is the music making for this young people. In conclusion, we realize that music has touched these young Deaf students entirely through the experience, and their musical comprehension depends, mainly, on uncountable influences received in their learning contexts, whether at home, at school, at work or in their Culture.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSurdos  MusicaDeficientes auditivos  Educação especialEducação musicalSurdezEducação Musical EspecialEducação MusicalCompreensão MusicalCompreensão Musical de adolescentes surdos: um estudo exploratórioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfinal___andr_a.pdfapplication/pdf3191472https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AJSGW8/1/final___andr_a.pdf1d43d94c81187aad79159e00e55cc8beMD51TEXTfinal___andr_a.pdf.txtfinal___andr_a.pdf.txtExtracted texttext/plain250343https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AJSGW8/2/final___andr_a.pdf.txte544cca992b84804fe116c0c09a72fceMD521843/AAGS-AJSGW82019-11-14 04:32:18.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AJSGW8Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:32:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547704187355136