Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Ricardo Villena
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AL7HXB
Resumo: A partir de uma pesquisa teórica sobre dois conceitos-chaves (escuta e referencialidade) desenvolvem-se três tipos de procedimentos performáticos para composições que buscam estabelecer relações entre paisagens sonoras e sonoridades musicais produzidas com meios acústicos. O conceito de referencialidade, auxiliado pela Tradução Intersemiótica e a Teoria das Tópicas, é empregado para compreender os mecanismos implícitos no ato compositivo de conectar os estímulos ambientais com materiais musicais. A escuta e percepção ambiental são avaliadas como metodologia para o planejamento da composição, através da Teoria Ecológica da Percepção (James Gibson), a Escuta Ecológica (Eric Clarke) e a Escuta Sensível (Marton). O trabalho aceita também contribuições vindas da reflexão das relações entre música e meio ambiente presentes em culturas indígenas (astecas, kuikuro, kidsêjê, tikmuun), do estudo de escritos teóricos e/ou a escuta de composições de: Jonathan Kramer, Olivier Messiaen, Ulises Ferretti, John Cage, Peter Ablinger, Morton Feldman, David Monacchi, Lilian Nakahodo e Mathew Burtney. Este estudo teórico possibilita a elaboração das três propostas performáticas acima referidas: 1) peças para instrumentos acústicos tradicionais a serem executadas em situação convencional de concerto; 2) peças para serem tocadas através da manipulação de objetos do cotidiano, colhidos em meio ambientes específicos; e 3) peças para serem tocadas em locais específicos, de caráter indeterminado, em que o fluxo de eventos musicais é definido no momento da execução a partir da escuta das sonoridades ambientais.
id UFMG_81ace3213146ed66bcaf4d8c5c49c9b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AL7HXB
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Joao Pedro Paiva de OliveiraDaniel Eduardo QuarantaFelipe de Oliveira AmorimMarco Antonio Farias ScarassattiRogerio Vasconcelos BarbosaMarcelo Ricardo Villena2019-08-14T09:17:23Z2019-08-14T09:17:23Z2017-03-02http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AL7HXBA partir de uma pesquisa teórica sobre dois conceitos-chaves (escuta e referencialidade) desenvolvem-se três tipos de procedimentos performáticos para composições que buscam estabelecer relações entre paisagens sonoras e sonoridades musicais produzidas com meios acústicos. O conceito de referencialidade, auxiliado pela Tradução Intersemiótica e a Teoria das Tópicas, é empregado para compreender os mecanismos implícitos no ato compositivo de conectar os estímulos ambientais com materiais musicais. A escuta e percepção ambiental são avaliadas como metodologia para o planejamento da composição, através da Teoria Ecológica da Percepção (James Gibson), a Escuta Ecológica (Eric Clarke) e a Escuta Sensível (Marton). O trabalho aceita também contribuições vindas da reflexão das relações entre música e meio ambiente presentes em culturas indígenas (astecas, kuikuro, kidsêjê, tikmuun), do estudo de escritos teóricos e/ou a escuta de composições de: Jonathan Kramer, Olivier Messiaen, Ulises Ferretti, John Cage, Peter Ablinger, Morton Feldman, David Monacchi, Lilian Nakahodo e Mathew Burtney. Este estudo teórico possibilita a elaboração das três propostas performáticas acima referidas: 1) peças para instrumentos acústicos tradicionais a serem executadas em situação convencional de concerto; 2) peças para serem tocadas através da manipulação de objetos do cotidiano, colhidos em meio ambientes específicos; e 3) peças para serem tocadas em locais específicos, de caráter indeterminado, em que o fluxo de eventos musicais é definido no momento da execução a partir da escuta das sonoridades ambientais.From a theoretical research on two key concepts (listening and referentiality) three types of performative procedures are developed for compositions that seek to establish relationships between soundscapes and musical sounds produced with acoustic means. The concept of referentiality, aided by Intersemiotic Translation and Topical Theory, is used to understand the mechanisms implicit in the compositional act of connecting environmental stimuli with musical materials. The listening and environmental perception is evaluated as a methodology for composition planning, through the Ecological Theory of Perception (James Gibson), Ecological Listening (Eric Clarke) and Sensitive Listening (Marton). The work also accepts contributions from the reflection of the relations between music and the environment present in indigenous cultures (Aztec, kuikuro, kidsêjê, tikmu'un), the study of theoretical writings and / or listening to compositions by: Jonathan Kramer, Olivier Messiaen , Ulises Ferretti, John Cage, Peter Ablinger, Morton Feldman, David Monacchi, Lilian Nakahodo and Mathew Burtney. This theoretical study allows the elaboration of the three performance proposals mentioned above: 1) pieces for traditional acoustic instruments to be performed in a conventional concert situation; 2) pieces to be played through the manipulation of everyday objects, harvested in specific environments; And 3) pieces to be played in specific places, of indeterminate character, in which the flow of musical events is defined at the moment of execution from the listening of the environmental sonorities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaSons musicaisPaisagem sonoraComposição (Musica)transcriaçãopaisagem sonoraecologia acústicaescuta ecológicaescuta sensívelEscuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdfapplication/pdf95773455https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AL7HXB/1/tese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf766d273f775f8a13d6c1c7a62e7f2d00MD51TEXTtese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf.txttese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf.txtExtracted texttext/plain603142https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AL7HXB/2/tese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf.txt3e0684ab9358b2cdc6b360cedb9edba1MD521843/AAGS-AL7HXB2019-11-14 16:48:08.446oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AL7HXBRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T19:48:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
title Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
spellingShingle Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
Marcelo Ricardo Villena
transcriação
paisagem sonora
ecologia acústica
escuta ecológica
escuta sensível
Musica
Sons musicais
Paisagem sonora
Composição (Musica)
title_short Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
title_full Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
title_fullStr Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
title_full_unstemmed Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
title_sort Escuta e referencialidade. Composição em diálogo com o meio ambiente
author Marcelo Ricardo Villena
author_facet Marcelo Ricardo Villena
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Joao Pedro Paiva de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Daniel Eduardo Quaranta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Felipe de Oliveira Amorim
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Marco Antonio Farias Scarassatti
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rogerio Vasconcelos Barbosa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Ricardo Villena
contributor_str_mv Joao Pedro Paiva de Oliveira
Daniel Eduardo Quaranta
Felipe de Oliveira Amorim
Marco Antonio Farias Scarassatti
Rogerio Vasconcelos Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv transcriação
paisagem sonora
ecologia acústica
escuta ecológica
escuta sensível
topic transcriação
paisagem sonora
ecologia acústica
escuta ecológica
escuta sensível
Musica
Sons musicais
Paisagem sonora
Composição (Musica)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
Sons musicais
Paisagem sonora
Composição (Musica)
description A partir de uma pesquisa teórica sobre dois conceitos-chaves (escuta e referencialidade) desenvolvem-se três tipos de procedimentos performáticos para composições que buscam estabelecer relações entre paisagens sonoras e sonoridades musicais produzidas com meios acústicos. O conceito de referencialidade, auxiliado pela Tradução Intersemiótica e a Teoria das Tópicas, é empregado para compreender os mecanismos implícitos no ato compositivo de conectar os estímulos ambientais com materiais musicais. A escuta e percepção ambiental são avaliadas como metodologia para o planejamento da composição, através da Teoria Ecológica da Percepção (James Gibson), a Escuta Ecológica (Eric Clarke) e a Escuta Sensível (Marton). O trabalho aceita também contribuições vindas da reflexão das relações entre música e meio ambiente presentes em culturas indígenas (astecas, kuikuro, kidsêjê, tikmuun), do estudo de escritos teóricos e/ou a escuta de composições de: Jonathan Kramer, Olivier Messiaen, Ulises Ferretti, John Cage, Peter Ablinger, Morton Feldman, David Monacchi, Lilian Nakahodo e Mathew Burtney. Este estudo teórico possibilita a elaboração das três propostas performáticas acima referidas: 1) peças para instrumentos acústicos tradicionais a serem executadas em situação convencional de concerto; 2) peças para serem tocadas através da manipulação de objetos do cotidiano, colhidos em meio ambientes específicos; e 3) peças para serem tocadas em locais específicos, de caráter indeterminado, em que o fluxo de eventos musicais é definido no momento da execução a partir da escuta das sonoridades ambientais.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T09:17:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T09:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AL7HXB
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AL7HXB
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AL7HXB/1/tese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AL7HXB/2/tese_marcelo_villena_escuta_e_referencialidade_composi_ao_em_dialogo_com_o__meio_ambiente.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 766d273f775f8a13d6c1c7a62e7f2d00
3e0684ab9358b2cdc6b360cedb9edba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589190367051776