Modos de ser criança no Quilombo Mato do Tição Joaboticatubas - MG
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHNKUX |
Resumo: | O estudo procura compreender os modos de ser criança na Comunidade Quilombola de Mato do Tição localizada em Jaboticatubas-MG. Através da observação participante, registros fotográficos, desenhos elaborados pelas crianças, entrevistas e outros recursos metodológicos, observei, dialoguei e interagi com meninas e meninos em seu cotidiano de aprendizagens no festejar, no brincar, no convívio com os mais velhos, nas expressões de religiosidade e nas relações com o meio em que vivem. Partindo-se da compreensão de que as crianças são atores sociais, produtoras de cultura e possuidoras de saberes próprios, descrevi e analisei as diversas possibilidades de aprendizagens nas quais elas se encontram; como se inserem nesse contexto em que os conhecimentos tradicionais e a cultura própria do Mato do Tição vai sendo aprendida e ressignificada por uma nova geração que tem a possibilidade de viver e conviver em um lugar marcado por uma diversidade de experiências, visões de mundo e valores ancestrais vivenciados e partilhados pelo grupo. O extenso calendário festivo, a circulação nos diversos espaços do quilombo e seu entorno, as brincadeiras, a realização de tarefas domésticas bem como a participação em projetos e oficinas realizadas na comunidade permite às crianças um modo singular de viver sua infância, elaborando e reelaborando suas identidades de crianças do Mato do Tição e quilombolas; reafirmando seu pertencimento no grupo e sendo crianças com muita ludicidade e intensidade. |
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Nilma Lino GomesAna Maria Rabelo GomesPatricia Maria de Souza Santana2019-08-14T07:59:52Z2019-08-14T07:59:52Z2015-08-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AHNKUXO estudo procura compreender os modos de ser criança na Comunidade Quilombola de Mato do Tição localizada em Jaboticatubas-MG. Através da observação participante, registros fotográficos, desenhos elaborados pelas crianças, entrevistas e outros recursos metodológicos, observei, dialoguei e interagi com meninas e meninos em seu cotidiano de aprendizagens no festejar, no brincar, no convívio com os mais velhos, nas expressões de religiosidade e nas relações com o meio em que vivem. Partindo-se da compreensão de que as crianças são atores sociais, produtoras de cultura e possuidoras de saberes próprios, descrevi e analisei as diversas possibilidades de aprendizagens nas quais elas se encontram; como se inserem nesse contexto em que os conhecimentos tradicionais e a cultura própria do Mato do Tição vai sendo aprendida e ressignificada por uma nova geração que tem a possibilidade de viver e conviver em um lugar marcado por uma diversidade de experiências, visões de mundo e valores ancestrais vivenciados e partilhados pelo grupo. O extenso calendário festivo, a circulação nos diversos espaços do quilombo e seu entorno, as brincadeiras, a realização de tarefas domésticas bem como a participação em projetos e oficinas realizadas na comunidade permite às crianças um modo singular de viver sua infância, elaborando e reelaborando suas identidades de crianças do Mato do Tição e quilombolas; reafirmando seu pertencimento no grupo e sendo crianças com muita ludicidade e intensidade.This study seeks to understand the ways of being a kid in the Quilombo Mato do Tição, in JaboticatubasMG. Through participant observation, photographic records, drawings produced by the children, interviews and others methodological resources, we observe, talked and we interact with the children in their daily lives: in the celebrations, on the kid games, in association with the older, in the expressions of religiosity and in the relations with the environment in which they live. Starting from the understanding that children are social actors, producers of culture and that they possessing specific knowledge, we describe the different possibilities of learning in which children are inserted; analyze how they fit in this context where the traditional knowledge and the very culture of the Mato do Tição is being learned and re-signified by a new generation that has the opportunity to live and hang out in a place marked by a diversity of experiences, worldviews and ancestors values lived and shared by the group. The extensive festive calendar, the circulation in the various spaces of the quilombo and its surroundings, as well as participation in projects and workshops conducted in the community, allows the children a unique way of living their childhood developing and elaborating their identities as quilombolas children, reaffirming their membership in the group and being children with much playfulness and intensity.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCrianças Desenvolvimento Aspectos sociaisQuilombos Mato do Tição (Jaboticatubas, MG)IdentidadePercepção espacial nas criançasAprendizagemQuilomboCriança QuilombolaCulturaIdentidadeModos de ser criança no Quilombo Mato do Tição Joaboticatubas - MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_de_doutorado_patr_cia_maria_de_souza_santana.pdfapplication/pdf3264739https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AHNKUX/1/tese_de_doutorado_patr_cia_maria_de_souza_santana.pdf1d6dbf49ce6099715d6bc4f4fcf2deddMD51TEXTtese_de_doutorado_patr_cia_maria_de_souza_santana.pdf.txttese_de_doutorado_patr_cia_maria_de_souza_santana.pdf.txtExtracted texttext/plain545416https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AHNKUX/2/tese_de_doutorado_patr_cia_maria_de_souza_santana.pdf.txte3614d74fae9555b4bc45efb9c343d24MD521843/BUBD-AHNKUX2019-11-14 15:15:44.544oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AHNKUXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:15:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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