Cobertura em ambientes 3D arbitrários: o problema da galeria de arte em jogos de tiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eduardo Penha Castro Fantini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESBF-9GXMPR
Resumo: O Problema da Galeria de Arte consiste em determinar o número mínimo de guardas necessários para cobrir um ambiente tal que cada ponto no espaço é coberto por, pelo menos, um observador. Neste trabalho, apresentamos uma abordagem genética que pode ser aplicada a ambientes 3D genéricos sem qualquer restrição, uma lacuna existente no estado da arte até então. A metodologia utiliza técnicas de (i) computação gráfica para gerar pontos de amostragem no ambiente, (ii) teste de interseção raio-malha para gerar um gráfico de visibilidade entre as amostras e (iii) algoritmos genéticos para encontrar e minimizar o conjunto de observadores. Os mapas do jogo Counter-Strike foram utilizados como ambientes de entrada e os motores de jogo Half-Life e Irrlicht foram usados para gerar os grafos de visibilidade. Uma série de experimentos foram realizados, e os resultados mostram que nossa metodologia é capaz de obter uma boa cobertura de espaços complexos com um pequeno número de guardas.
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