Análise de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas através de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourier
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/33442 |
Resumo: | Uma das áreas de estudo da ciência do patrimônio é a análise de amostras para a devida caracterização dos materiais e das técnicas utilizadas em obras de arte; este campo exige conhecimento em materiais, história das artes e história da arquitetura, teoria da conservação e restauração e processos físico-químicos. Neste trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise qualitativa de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas. Fez-se uma abordagem experimental capaz de fornecer informações mais precisas sobre os materiais utilizados, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de conservação e restauração mais adequadas. A metodologia foi executada com a reprodução de uma receita de têmpera barroca e caracterizada através de técnicas de análise físico-químicas, tais como Infravermelho por transformada de Fourier, Fluorescência de Raios-X, Difração de Raio-X, e Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia por Dispersão de Energia. Os materiais historicamente utilizados em bens culturais podem ser de origem orgânica ou inorgânica e muitas vezes em misturas. Neste trabalho, a técnica de policromia barroca foi reproduzida utilizando misturas de pigmentos coloridos com pigmento branco, sendo eles fenancita azul de silicato de cobalto-zinco ((Co,Zn)2SiO4) e o pigmento branco óxido de zinco (ZnO). Para a adição do pigmento à têmpera, foi necessário criar a pasta dos pigmentos, que foi misturada à água destilada para formar a pasta com um triturador de vidro. A têmpera foi realizada com a mistura das pastas dos pigmentos a dois tipos de aglomerantes comuns à época (óleo de linhaça e gema de ovo) conforme receita apontada na literatura. Nos resultados é possível verificar a sobreposição de bandas devido às misturas dos materiais e que pequenas frações de pigmentos na misturas podem ser de difícil detecção na técnica de FTIR. Este trabalho apresenta uma discussão sobre a influência das misturas de materiais nos espectros obtidos pelo infravermelho e faz uma análise sobre o uso da técnica em obras de arte. |
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Augusta Cerceau Isaac Netahttp://lattes.cnpq.br/2746383155366023Eduardo Henrique Martins NunesFrancisco Moura Filhohttp://lattes.cnpq.br/7332125548519717Hugo Marlon da Silva Nascimento2020-05-13T18:24:54Z2020-05-13T18:24:54Z2019-12-06http://hdl.handle.net/1843/33442Uma das áreas de estudo da ciência do patrimônio é a análise de amostras para a devida caracterização dos materiais e das técnicas utilizadas em obras de arte; este campo exige conhecimento em materiais, história das artes e história da arquitetura, teoria da conservação e restauração e processos físico-químicos. Neste trabalho, elaborou-se uma metodologia de análise qualitativa de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas. Fez-se uma abordagem experimental capaz de fornecer informações mais precisas sobre os materiais utilizados, possibilitando o desenvolvimento de estratégias de conservação e restauração mais adequadas. A metodologia foi executada com a reprodução de uma receita de têmpera barroca e caracterizada através de técnicas de análise físico-químicas, tais como Infravermelho por transformada de Fourier, Fluorescência de Raios-X, Difração de Raio-X, e Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia por Dispersão de Energia. Os materiais historicamente utilizados em bens culturais podem ser de origem orgânica ou inorgânica e muitas vezes em misturas. Neste trabalho, a técnica de policromia barroca foi reproduzida utilizando misturas de pigmentos coloridos com pigmento branco, sendo eles fenancita azul de silicato de cobalto-zinco ((Co,Zn)2SiO4) e o pigmento branco óxido de zinco (ZnO). Para a adição do pigmento à têmpera, foi necessário criar a pasta dos pigmentos, que foi misturada à água destilada para formar a pasta com um triturador de vidro. A têmpera foi realizada com a mistura das pastas dos pigmentos a dois tipos de aglomerantes comuns à época (óleo de linhaça e gema de ovo) conforme receita apontada na literatura. Nos resultados é possível verificar a sobreposição de bandas devido às misturas dos materiais e que pequenas frações de pigmentos na misturas podem ser de difícil detecção na técnica de FTIR. Este trabalho apresenta uma discussão sobre a influência das misturas de materiais nos espectros obtidos pelo infravermelho e faz uma análise sobre o uso da técnica em obras de arte.One of the areas of study of heritage science is an analysis of samples for the proper characterization of materials and techniques used in works of art; this field requires knowledge in materials, art history and architecture history, conservation and restoration theory and physical-chemical processes. In this paper a methodology for the quantitative analysis of mixtures of pigments on Baroque polychrome paintings was developed. An experimental approach was done, and it is able to provide accurate information about used materials, enabling the development of strategies best suited for conservation and restoration. The methodology was executed by reproducing a baroque tempera recipe, and it was characterized using physical-chemical analysis techniques, such as Fourier Transform Infrared Spectroscopy (FTIR), X Ray Fluorescence (XRF), X Ray Diffraction (XRD) and Scanning Electron Microscopy with Energy Dispersive Spectroscopy. Historically used materials in cultural assets may be of organic or inorganic origin, often in mixtures. In this paper, the Baroque polychrome technique was reproduced using mixtures of colored pigments with white pigment, being the colored ones: blue phenazine from cobalt-zinc silicate ((Co,Zn) 2SiO4) and white pigment zinc oxide (ZnO). To add pigment to the tempera, it was necessary to compound a pigment paste, which was mixed with distilled water to form a paste using a glass crusher. The tempera was accomplished by mixing the pigment paste to two common binder types at the time (linseed oil and egg yolk) as prescribed by Smith (2004). In the results it is possible to verify the overlapping of bands due to the mixtures of the materials and that small fractions of pigmets in the mixtures can be difficult to delect in the FTIR technique. This work presents a discussion about the influence of mixtures of material in the spectra obtained by infrared and makes an analysis of the use of the technique in works of art.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Construção CivilUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MATERIAIS E DA CONSTRUÇÃO CIVILhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessConstrução civilMateriais de construçãoEspectroscopia de infravermelhoCor na arteEspectroscopiaPolicromia barrocaCiência do patrimônioCaracterização de materiaisAnálise de misturas de pigmentos de pinturas policromadas barrocas através de espectroscopia de infravermelho por transformada de Fourierinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO HUGO MARLON DA SILVA NASCIMENTO.pdfDISSERTAÇÃO HUGO MARLON DA SILVA NASCIMENTO.pdfAdicionadas Ficha Catalográfica e Ata de Defesa.application/pdf4957412https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33442/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20HUGO%20MARLON%20DA%20SILVA%20NASCIMENTO.pdf1ea1bfd0af6beaa07274a251de35e76aMD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33442/5/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33442/6/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD561843/334422020-05-13 15:24:54.92oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-05-13T18:24:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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