spelling |
Walenia Marilia SilvaCelma Christina Rocha VeigaHeloisa Faria Braga FeichasNata Oliveira Andrade2019-08-11T20:24:14Z2019-08-11T20:24:14Z2007-05-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHPExistem várias formas de se relacionar com a música no intuito de conhecê-la profundamente. Os diferentes objetivos e funções dadas à música por todos aqueles que se interessam pelo seu estudo determinam também formas diferentes de aprendizagem musical. Entre as possíveis formas de educação musical destacamos nessa pesquisa, a aprendizagem dos alunos vinculados ao ambiente de um Seminário de Música Sacra. O presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre música motivações, realizações musicais, e as expectativas dos alunos de um seminário de Música Sacra. Para este fim foram utilizadas as técnicas provenientes de métodos qualitativos de pesquisa como a coleta de registros/documentos, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ocorreram no espaço durante um ano e meio contando com o número de 22 alunos entrevistados. Observamos também o ambiente social das igrejas onde os entrevistados trabalhavam durante a pesquisa. Categorias relacionadas às concepções sobre música, religiosidade e cosmovisão dosentrevistados foram abordadas, tais como termos próprios da linguagem dos alunos do Seminário como Chamado e Visão sobre o Ministério de Música. As realizações musicais destes entrevistados e a forma pela qual utilizaram a música como um meio para atingir objetivos particulares, formaram categorias de estudo. As relações com o mercado de trabalho também foram tema de análise durante apesquisa. Os entrevistados apresentaram suas expectativas sobre a sua inserção no mercado de trabalho tais como sua empregabilidade como Ministros de Música e outras possibilidades de emprego remunerado das suas habilidades. As expectativas dos discentes sobre sua aprendizagem musical desvelaram autoavaliações dos mesmos. Os entrevistados avaliavam a si próprios, as condições em que realizavam o curso e a aplicabilidade dos conteúdos lecionados no Seminário. Estas avaliações apresentaram a dicotomia entre as práticas curriculares do Seminário e interesse pragmático na aprendizagem revelado pelos alunos. A análise interpretativa dos dados levantados e das categorias geradas pelos mesmos, nos permitiu construir um perfil dos alunos que cursavam o Seminário de Música Sacra revelando as idiossincrasias daquele grupo e ambiente social no qual estavaminseridos.The present work has as object the research the conceptions about music, motivations and music expectatives of students of a Sacred Music Seminar. For this study I used qualitative research strategies. These strategies include document collection, participant observations and semi-structured interviews with 22 seminar students during a year and a half. The interpretative analysis of the data revealed categories those results in a profile of the students from a Sacred Music Seminar in relation to their concept about music. The conclusions indicated idiosyncrasies of the social ambient in which they study and forma social group.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica e religiãoEducação musicalSeminário deEducação MusicalConcepções sobre músicaMúsica SacraGrupo socialConcepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdfapplication/pdf954462https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/1/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdfdf9e2168a7e308539f3e4ddb27c6a26aMD51TEXTnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain257494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/2/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtd3218e372718238695368e1325b847aeMD521843/AAGS-7ZWLHP2019-11-14 11:15:19.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZWLHPRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|