Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nata Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHP
Resumo: Existem várias formas de se relacionar com a música no intuito de conhecê-la profundamente. Os diferentes objetivos e funções dadas à música por todos aqueles que se interessam pelo seu estudo determinam também formas diferentes de aprendizagem musical. Entre as possíveis formas de educação musical destacamos nessa pesquisa, a aprendizagem dos alunos vinculados ao ambiente de um Seminário de Música Sacra. O presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre música motivações, realizações musicais, e as expectativas dos alunos de um seminário de Música Sacra. Para este fim foram utilizadas as técnicas provenientes de métodos qualitativos de pesquisa como a coleta de registros/documentos, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ocorreram no espaço durante um ano e meio contando com o número de 22 alunos entrevistados. Observamos também o ambiente social das igrejas onde os entrevistados trabalhavam durante a pesquisa. Categorias relacionadas às concepções sobre música, religiosidade e cosmovisão dosentrevistados foram abordadas, tais como termos próprios da linguagem dos alunos do Seminário como Chamado e Visão sobre o Ministério de Música. As realizações musicais destes entrevistados e a forma pela qual utilizaram a música como um meio para atingir objetivos particulares, formaram categorias de estudo. As relações com o mercado de trabalho também foram tema de análise durante apesquisa. Os entrevistados apresentaram suas expectativas sobre a sua inserção no mercado de trabalho tais como sua empregabilidade como Ministros de Música e outras possibilidades de emprego remunerado das suas habilidades. As expectativas dos discentes sobre sua aprendizagem musical desvelaram autoavaliações dos mesmos. Os entrevistados avaliavam a si próprios, as condições em que realizavam o curso e a aplicabilidade dos conteúdos lecionados no Seminário. Estas avaliações apresentaram a dicotomia entre as práticas curriculares do Seminário e interesse pragmático na aprendizagem revelado pelos alunos. A análise interpretativa dos dados levantados e das categorias geradas pelos mesmos, nos permitiu construir um perfil dos alunos que cursavam o Seminário de Música Sacra revelando as idiossincrasias daquele grupo e ambiente social no qual estavaminseridos.
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