Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHP |
Resumo: | Existem várias formas de se relacionar com a música no intuito de conhecê-la profundamente. Os diferentes objetivos e funções dadas à música por todos aqueles que se interessam pelo seu estudo determinam também formas diferentes de aprendizagem musical. Entre as possíveis formas de educação musical destacamos nessa pesquisa, a aprendizagem dos alunos vinculados ao ambiente de um Seminário de Música Sacra. O presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre música motivações, realizações musicais, e as expectativas dos alunos de um seminário de Música Sacra. Para este fim foram utilizadas as técnicas provenientes de métodos qualitativos de pesquisa como a coleta de registros/documentos, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ocorreram no espaço durante um ano e meio contando com o número de 22 alunos entrevistados. Observamos também o ambiente social das igrejas onde os entrevistados trabalhavam durante a pesquisa. Categorias relacionadas às concepções sobre música, religiosidade e cosmovisão dosentrevistados foram abordadas, tais como termos próprios da linguagem dos alunos do Seminário como Chamado e Visão sobre o Ministério de Música. As realizações musicais destes entrevistados e a forma pela qual utilizaram a música como um meio para atingir objetivos particulares, formaram categorias de estudo. As relações com o mercado de trabalho também foram tema de análise durante apesquisa. Os entrevistados apresentaram suas expectativas sobre a sua inserção no mercado de trabalho tais como sua empregabilidade como Ministros de Música e outras possibilidades de emprego remunerado das suas habilidades. As expectativas dos discentes sobre sua aprendizagem musical desvelaram autoavaliações dos mesmos. Os entrevistados avaliavam a si próprios, as condições em que realizavam o curso e a aplicabilidade dos conteúdos lecionados no Seminário. Estas avaliações apresentaram a dicotomia entre as práticas curriculares do Seminário e interesse pragmático na aprendizagem revelado pelos alunos. A análise interpretativa dos dados levantados e das categorias geradas pelos mesmos, nos permitiu construir um perfil dos alunos que cursavam o Seminário de Música Sacra revelando as idiossincrasias daquele grupo e ambiente social no qual estavaminseridos. |
id |
UFMG_83853955ff8476a8c336cbf2d52fa112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZWLHP |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Walenia Marilia SilvaCelma Christina Rocha VeigaHeloisa Faria Braga FeichasNata Oliveira Andrade2019-08-11T20:24:14Z2019-08-11T20:24:14Z2007-05-07http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHPExistem várias formas de se relacionar com a música no intuito de conhecê-la profundamente. Os diferentes objetivos e funções dadas à música por todos aqueles que se interessam pelo seu estudo determinam também formas diferentes de aprendizagem musical. Entre as possíveis formas de educação musical destacamos nessa pesquisa, a aprendizagem dos alunos vinculados ao ambiente de um Seminário de Música Sacra. O presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre música motivações, realizações musicais, e as expectativas dos alunos de um seminário de Música Sacra. Para este fim foram utilizadas as técnicas provenientes de métodos qualitativos de pesquisa como a coleta de registros/documentos, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ocorreram no espaço durante um ano e meio contando com o número de 22 alunos entrevistados. Observamos também o ambiente social das igrejas onde os entrevistados trabalhavam durante a pesquisa. Categorias relacionadas às concepções sobre música, religiosidade e cosmovisão dosentrevistados foram abordadas, tais como termos próprios da linguagem dos alunos do Seminário como Chamado e Visão sobre o Ministério de Música. As realizações musicais destes entrevistados e a forma pela qual utilizaram a música como um meio para atingir objetivos particulares, formaram categorias de estudo. As relações com o mercado de trabalho também foram tema de análise durante apesquisa. Os entrevistados apresentaram suas expectativas sobre a sua inserção no mercado de trabalho tais como sua empregabilidade como Ministros de Música e outras possibilidades de emprego remunerado das suas habilidades. As expectativas dos discentes sobre sua aprendizagem musical desvelaram autoavaliações dos mesmos. Os entrevistados avaliavam a si próprios, as condições em que realizavam o curso e a aplicabilidade dos conteúdos lecionados no Seminário. Estas avaliações apresentaram a dicotomia entre as práticas curriculares do Seminário e interesse pragmático na aprendizagem revelado pelos alunos. A análise interpretativa dos dados levantados e das categorias geradas pelos mesmos, nos permitiu construir um perfil dos alunos que cursavam o Seminário de Música Sacra revelando as idiossincrasias daquele grupo e ambiente social no qual estavaminseridos.The present work has as object the research the conceptions about music, motivations and music expectatives of students of a Sacred Music Seminar. For this study I used qualitative research strategies. These strategies include document collection, participant observations and semi-structured interviews with 22 seminar students during a year and a half. The interpretative analysis of the data revealed categories those results in a profile of the students from a Sacred Music Seminar in relation to their concept about music. The conclusions indicated idiosyncrasies of the social ambient in which they study and forma social group.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMúsica e religiãoEducação musicalSeminário deEducação MusicalConcepções sobre músicaMúsica SacraGrupo socialConcepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacrainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdfapplication/pdf954462https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/1/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdfdf9e2168a7e308539f3e4ddb27c6a26aMD51TEXTnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtnat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtExtracted texttext/plain257494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/2/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txtd3218e372718238695368e1325b847aeMD521843/AAGS-7ZWLHP2019-11-14 11:15:19.057oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7ZWLHPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
title |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
spellingShingle |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra Nata Oliveira Andrade Seminário de Educação Musical Concepções sobre música Música Sacra Grupo social Música e religião Educação musical |
title_short |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
title_full |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
title_fullStr |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
title_sort |
Concepções sobre música e motivações musicais: um estudo qualitativo sobre alunos de um seminário de música sacra |
author |
Nata Oliveira Andrade |
author_facet |
Nata Oliveira Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Walenia Marilia Silva |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Celma Christina Rocha Veiga |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Heloisa Faria Braga Feichas |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nata Oliveira Andrade |
contributor_str_mv |
Walenia Marilia Silva Celma Christina Rocha Veiga Heloisa Faria Braga Feichas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Seminário de Educação Musical Concepções sobre música Música Sacra Grupo social |
topic |
Seminário de Educação Musical Concepções sobre música Música Sacra Grupo social Música e religião Educação musical |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Música e religião Educação musical |
description |
Existem várias formas de se relacionar com a música no intuito de conhecê-la profundamente. Os diferentes objetivos e funções dadas à música por todos aqueles que se interessam pelo seu estudo determinam também formas diferentes de aprendizagem musical. Entre as possíveis formas de educação musical destacamos nessa pesquisa, a aprendizagem dos alunos vinculados ao ambiente de um Seminário de Música Sacra. O presente trabalho tem como objetivo compreender as concepções sobre música motivações, realizações musicais, e as expectativas dos alunos de um seminário de Música Sacra. Para este fim foram utilizadas as técnicas provenientes de métodos qualitativos de pesquisa como a coleta de registros/documentos, observação participante e entrevistas semi-estruturadas, ocorreram no espaço durante um ano e meio contando com o número de 22 alunos entrevistados. Observamos também o ambiente social das igrejas onde os entrevistados trabalhavam durante a pesquisa. Categorias relacionadas às concepções sobre música, religiosidade e cosmovisão dosentrevistados foram abordadas, tais como termos próprios da linguagem dos alunos do Seminário como Chamado e Visão sobre o Ministério de Música. As realizações musicais destes entrevistados e a forma pela qual utilizaram a música como um meio para atingir objetivos particulares, formaram categorias de estudo. As relações com o mercado de trabalho também foram tema de análise durante apesquisa. Os entrevistados apresentaram suas expectativas sobre a sua inserção no mercado de trabalho tais como sua empregabilidade como Ministros de Música e outras possibilidades de emprego remunerado das suas habilidades. As expectativas dos discentes sobre sua aprendizagem musical desvelaram autoavaliações dos mesmos. Os entrevistados avaliavam a si próprios, as condições em que realizavam o curso e a aplicabilidade dos conteúdos lecionados no Seminário. Estas avaliações apresentaram a dicotomia entre as práticas curriculares do Seminário e interesse pragmático na aprendizagem revelado pelos alunos. A análise interpretativa dos dados levantados e das categorias geradas pelos mesmos, nos permitiu construir um perfil dos alunos que cursavam o Seminário de Música Sacra revelando as idiossincrasias daquele grupo e ambiente social no qual estavaminseridos. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T20:24:14Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T20:24:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHP |
url |
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZWLHP |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/1/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7ZWLHP/2/nat__oliveira_andrade_pdf_disserta__o_outubro_2007.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df9e2168a7e308539f3e4ddb27c6a26a d3218e372718238695368e1325b847ae |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589324874186752 |