Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9E3U |
Resumo: | Com a globalização e a rápida disseminação de informação, o cenário empresarial teve de se adaptar as mudanças repentinas do mercado a fim de se manter competitivo. Nesse sentido, a informação passa a ter uma dimensão de importância maior. Tal fato apresenta uma evolução no pensamento empresarial. Apesar do valor da informação não ser um tema recente, muitas empresas ainda não sabem como usar a informação disponível em seu favor. Não existe gestão de conteúdo e do conhecimento eficaz se não existe gestão da informação. Neste contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como sistemas de informação, do conhecimento e gestores de conteúdo (CMSs), atuam como ferramentas que auxiliam na gestão da informação e do conhecimento e constituem fatores importantes do sucesso organizacional. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: No âmbito organizacional, como a gestão do conteúdo pode servir como ferramenta para gestão do conhecimento?. Buscou-se contextualizar sobre como as organizações utilizam os CMSs e como a gestão do conhecimento tem sido adotada por um grupo de empresas estudadas. |
id |
UFMG_83c6378513e9e76065ef6b07cd72268e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9E3U |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Mauricio Barcellos AlmeidaRenata Maria Abrantes Baracho PortoFelipe Moreira de Assuncao2019-08-13T00:56:04Z2019-08-13T00:56:04Z2013-11-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9E3UCom a globalização e a rápida disseminação de informação, o cenário empresarial teve de se adaptar as mudanças repentinas do mercado a fim de se manter competitivo. Nesse sentido, a informação passa a ter uma dimensão de importância maior. Tal fato apresenta uma evolução no pensamento empresarial. Apesar do valor da informação não ser um tema recente, muitas empresas ainda não sabem como usar a informação disponível em seu favor. Não existe gestão de conteúdo e do conhecimento eficaz se não existe gestão da informação. Neste contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como sistemas de informação, do conhecimento e gestores de conteúdo (CMSs), atuam como ferramentas que auxiliam na gestão da informação e do conhecimento e constituem fatores importantes do sucesso organizacional. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: No âmbito organizacional, como a gestão do conteúdo pode servir como ferramenta para gestão do conhecimento?. Buscou-se contextualizar sobre como as organizações utilizam os CMSs e como a gestão do conhecimento tem sido adotada por um grupo de empresas estudadas.Within the context of globalization and in the scope of the nowadays fast process of information dissemination, the organizational environments have been a commitment with change, in order that companies retain their competitiveness. Thus, the information has become a sort of asset, which is increasingly important. This fact represents a real evolution in the business thinking. Even though the value of information is not a novelty, several companies do not know yet how to use the available information to favor its activities. In many cases, it is not possible to have an efficient content and knowledge management, because there is no initiative of information management. In this context, the information and communication technology represented, for example, by information and knowledge systems, as well as content management systems, acts as a tool that aids the strategy of information and knowledge management. In addition, they contribute to the organizational success. In this work, we aim to answer the following question: In the organizational environment, how a content management system could be employed as a tool for knowledge management? We aim to contextualize how companies make use of content management systems and how the knowledge management has been approached in a selected group of companies.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão do conhecimento Gerenciamento da informação Gestão Estratégica da InformaçãoSistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdfapplication/pdf859221https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9E3U/1/tcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf7a3f7750ec97a33f6177e195ab4e6f73MD51TEXTtcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf.txttcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf.txtExtracted texttext/plain133401https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9E3U/2/tcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf.txt1437307512a678228e7025bca838d23dMD521843/BUBD-9E9E3U2019-11-14 20:33:57.351oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9E3URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:33:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
title |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
spellingShingle |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional Felipe Moreira de Assuncao Gestão Estratégica da Informação Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação |
title_short |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
title_full |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
title_fullStr |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
title_full_unstemmed |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
title_sort |
Sistemas de gestão de contéúdo web como ferramenta para gestão do conhecimento organizacional |
author |
Felipe Moreira de Assuncao |
author_facet |
Felipe Moreira de Assuncao |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mauricio Barcellos Almeida |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Renata Maria Abrantes Baracho Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe Moreira de Assuncao |
contributor_str_mv |
Mauricio Barcellos Almeida Renata Maria Abrantes Baracho Porto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Estratégica da Informação |
topic |
Gestão Estratégica da Informação Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Gerenciamento da informação |
description |
Com a globalização e a rápida disseminação de informação, o cenário empresarial teve de se adaptar as mudanças repentinas do mercado a fim de se manter competitivo. Nesse sentido, a informação passa a ter uma dimensão de importância maior. Tal fato apresenta uma evolução no pensamento empresarial. Apesar do valor da informação não ser um tema recente, muitas empresas ainda não sabem como usar a informação disponível em seu favor. Não existe gestão de conteúdo e do conhecimento eficaz se não existe gestão da informação. Neste contexto, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como sistemas de informação, do conhecimento e gestores de conteúdo (CMSs), atuam como ferramentas que auxiliam na gestão da informação e do conhecimento e constituem fatores importantes do sucesso organizacional. O presente trabalho busca responder a seguinte pergunta: No âmbito organizacional, como a gestão do conteúdo pode servir como ferramenta para gestão do conhecimento?. Buscou-se contextualizar sobre como as organizações utilizam os CMSs e como a gestão do conhecimento tem sido adotada por um grupo de empresas estudadas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-11-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-13T00:56:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-13T00:56:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9E3U |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9E3U |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9E3U/1/tcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9E3U/2/tcc_gei___felipe_moreira_de_assun__o.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7a3f7750ec97a33f6177e195ab4e6f73 1437307512a678228e7025bca838d23d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589369086345216 |