Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39397 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta a trajetória da autora, enquanto artista-professora-pesquisadora em performance, como suas experiências foram atravessadas pela interação cotidiana com o ambiente no qual ela está inserida e a maneira como a mesma se entende corporalmente nele. Junto a isso, é desenvolvida uma reflexão acerca de como a prática da performance transforma os envolvidos, enquanto sujeitos sociais, devido às reverberações durante e após sua realização, a partir de vivências pessoais da pesquisadora, enquanto artista e docente desta expressão, em diálogo com práticas e estudos diversos no campo da performance art. Em exercício autoetnográfico, são analisadas e interpretadas práticas passadas da autora, através de rastros dessas experiências artísticas e pedagógicas, contidas em diários de bordo e outros documentos de processo da pesquisadora. Como parte e resultado da pesquisa, compartilha-se, como produto da mesma, a proposta de uma residência artística em performance-arte-vida, da qual poderão participar pessoas interessadas em vivências corporais nesta expressão, sempre buscando refletir sobre as possíveis transformações nos sujeitos em imersão nesta prática. |
id |
UFMG_847eada8a561e5ae7d184cc9fad8b9ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39397 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Vinícius da Silva Líriohttp://lattes.cnpq.br/0482809541374065http://lattes.cnpq.br/0550424375301010Gilmara Gonçalves Oliveira2022-02-15T12:53:57Z2022-02-15T12:53:57Z2021-12-09http://hdl.handle.net/1843/39397Esta dissertação apresenta a trajetória da autora, enquanto artista-professora-pesquisadora em performance, como suas experiências foram atravessadas pela interação cotidiana com o ambiente no qual ela está inserida e a maneira como a mesma se entende corporalmente nele. Junto a isso, é desenvolvida uma reflexão acerca de como a prática da performance transforma os envolvidos, enquanto sujeitos sociais, devido às reverberações durante e após sua realização, a partir de vivências pessoais da pesquisadora, enquanto artista e docente desta expressão, em diálogo com práticas e estudos diversos no campo da performance art. Em exercício autoetnográfico, são analisadas e interpretadas práticas passadas da autora, através de rastros dessas experiências artísticas e pedagógicas, contidas em diários de bordo e outros documentos de processo da pesquisadora. Como parte e resultado da pesquisa, compartilha-se, como produto da mesma, a proposta de uma residência artística em performance-arte-vida, da qual poderão participar pessoas interessadas em vivências corporais nesta expressão, sempre buscando refletir sobre as possíveis transformações nos sujeitos em imersão nesta prática.This dissertation presents the author's trajectory, as an artist-teacher-researcher in performance, how her experiences were crossed by the daily interaction with the environment in which she is inserted and the way she understands herself bodily in it. Along with this, a reflection is developed on how the practice of performance transforms those involved, as social subjects, due to reverberations during and after its realization, based on the personal experiences of the researcher, as an artist and teacher of this expression, in dialogue with various practices and studies in the field of performance art. In an autoethnographic exercise, past practices of the author are analyzed and interpreted, through traces of these artistic and pedagogical experiences, contained in logbooks and other documents of the researcher's process. As part and result of the research, it is shared, as a product of the same, the proposal of an artistic residency in performance-art life, in which people interested in bodily experiences in this expression may participate, having as a premise the understanding of their natures, through daily actions, always reflecting on the possible transformations in the subjects immersed in this practice.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoPerformance (Arte)Arte - Estudo e ensinoArte e educaçãoCorpo como suporte da arteExpressãoArtes do corpoArte-vidaPedagogias da performancePerformancePerformance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/3/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD53ORIGINALDissertação_GilmaraOliveira_versão final.pdfDissertação_GilmaraOliveira_versão final.pdfDissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE), Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação e Docência.application/pdf2360602https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_GilmaraOliveira_vers%c3%a3o%20final.pdf106889f3076696ff724a8ae564c4bb46MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/393972022-02-15 09:53:58.105oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-02-15T12:53:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
title |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
spellingShingle |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências Gilmara Gonçalves Oliveira Artes do corpo Arte-vida Pedagogias da performance Performance Educação Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte e educação Corpo como suporte da arte Expressão |
title_short |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
title_full |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
title_fullStr |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
title_full_unstemmed |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
title_sort |
Performance-arte-vida: trocas e partilhas de/em experiências |
author |
Gilmara Gonçalves Oliveira |
author_facet |
Gilmara Gonçalves Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vinícius da Silva Lírio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0482809541374065 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0550424375301010 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gilmara Gonçalves Oliveira |
contributor_str_mv |
Vinícius da Silva Lírio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes do corpo Arte-vida Pedagogias da performance Performance |
topic |
Artes do corpo Arte-vida Pedagogias da performance Performance Educação Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte e educação Corpo como suporte da arte Expressão |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação Performance (Arte) Arte - Estudo e ensino Arte e educação Corpo como suporte da arte Expressão |
description |
Esta dissertação apresenta a trajetória da autora, enquanto artista-professora-pesquisadora em performance, como suas experiências foram atravessadas pela interação cotidiana com o ambiente no qual ela está inserida e a maneira como a mesma se entende corporalmente nele. Junto a isso, é desenvolvida uma reflexão acerca de como a prática da performance transforma os envolvidos, enquanto sujeitos sociais, devido às reverberações durante e após sua realização, a partir de vivências pessoais da pesquisadora, enquanto artista e docente desta expressão, em diálogo com práticas e estudos diversos no campo da performance art. Em exercício autoetnográfico, são analisadas e interpretadas práticas passadas da autora, através de rastros dessas experiências artísticas e pedagógicas, contidas em diários de bordo e outros documentos de processo da pesquisadora. Como parte e resultado da pesquisa, compartilha-se, como produto da mesma, a proposta de uma residência artística em performance-arte-vida, da qual poderão participar pessoas interessadas em vivências corporais nesta expressão, sempre buscando refletir sobre as possíveis transformações nos sujeitos em imersão nesta prática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T12:53:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T12:53:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39397 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/3/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o_GilmaraOliveira_vers%c3%a3o%20final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39397/6/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 106889f3076696ff724a8ae564c4bb46 cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589318726385664 |