A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando. |
id |
UFMG_84fd3a19105b6cadaa2a3c3f27425972 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJ35 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Priscila Rezende MoreiraClaudia Regina Rago Gonçalves2019-08-12T22:06:34Z2019-08-12T22:06:34Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEducação de criançasEscolas Organização e administraçãoEducação InfantilGestão EscolarGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoA influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdfapplication/pdf566766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/1/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf5fd90ee9b5d3440b6f4647761312ebedMD51TEXTtcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txttcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txtExtracted texttext/plain81244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/2/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txtfe3ac2effe73ee2ffd0ca9ba0b5ab4eaMD521843/BUBD-9WQJ352019-11-14 20:06:03.329oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJ35Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:06:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
title |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
spellingShingle |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança Claudia Regina Rago Gonçalves Educação Infantil Gestão Escolar Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
title_short |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
title_full |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
title_fullStr |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
title_full_unstemmed |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
title_sort |
A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança |
author |
Claudia Regina Rago Gonçalves |
author_facet |
Claudia Regina Rago Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudia Regina Rago Gonçalves |
contributor_str_mv |
Priscila Rezende Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Gestão Escolar Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico |
topic |
Educação Infantil Gestão Escolar Gestão Democrática Projeto Político Pedagógico Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Planejamento educacional Educação de crianças Escolas Organização e administração |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T22:06:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T22:06:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/1/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/2/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fd90ee9b5d3440b6f4647761312ebed fe3ac2effe73ee2ffd0ca9ba0b5ab4ea |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589447185334272 |