A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Regina Rago Gonçalves
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando.
id UFMG_84fd3a19105b6cadaa2a3c3f27425972
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJ35
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Priscila Rezende MoreiraClaudia Regina Rago Gonçalves2019-08-12T22:06:34Z2019-08-12T22:06:34Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEducação de criançasEscolas Organização e administraçãoEducação InfantilGestão EscolarGestão DemocráticaProjeto Político PedagógicoA influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdfapplication/pdf566766https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/1/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf5fd90ee9b5d3440b6f4647761312ebedMD51TEXTtcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txttcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txtExtracted texttext/plain81244https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/2/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txtfe3ac2effe73ee2ffd0ca9ba0b5ab4eaMD521843/BUBD-9WQJ352019-11-14 20:06:03.329oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WQJ35Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:06:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
title A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
spellingShingle A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
Claudia Regina Rago Gonçalves
Educação Infantil
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Planejamento educacional
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
title_short A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
title_full A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
title_fullStr A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
title_full_unstemmed A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
title_sort A influência da gestão escolar no desenvolvimento integral da criança
author Claudia Regina Rago Gonçalves
author_facet Claudia Regina Rago Gonçalves
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia Regina Rago Gonçalves
contributor_str_mv Priscila Rezende Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
topic Educação Infantil
Gestão Escolar
Gestão Democrática
Projeto Político Pedagógico
Planejamento educacional
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Planejamento educacional
Educação de crianças
Escolas Organização e administração
description Este Trabalho de Conclusão de Curso-TCC tem como objetivo principal analisar de que maneira a gestão escolar pode contribuir para o desenvolvimento integral da criança, durante o período da Educação Infantil. A indagação que se coloca, neste contexto escolar, é como a escola deve agir para garantir o desenvolvimento integral da criança de 03 (três) a 05 (cinco) anos de idade em seus aspectos físico, afetivo, intelectual, linguístico e social. As relações entre os atores do processo educacional, especialmente sob a influência da Direção da escola, vão contribuir para o estabelecimento de ações e princípios pedagógicos em que o educar-cuidando e o cuidar-educando sejam observados e percebidos como intrinsecamente ligados. No dia-a-dia, dentro do espaço escolar, para que esse processo ocorra, as práticas precisam ser lembradas, aprimoradas e assimiladas. O aprimoramento sobre as práticas pedagógicas caracteriza um importante trabalho de formação das professoras, como uma ferramenta para atender às Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Atribui-se, então, um papel importante a ser desenvolvido pela gestão escolar, que precisa incentivar e capacitar professoras a educarem cuidando.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T22:06:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T22:06:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJ35
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/1/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WQJ35/2/tcc_claudiareginaragogoncalves_turma1.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fd90ee9b5d3440b6f4647761312ebed
fe3ac2effe73ee2ffd0ca9ba0b5ab4ea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589447185334272