Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Fernanda Xavier
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNEVS
Resumo: Este estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.
id UFMG_853710f9f13ed449f2072df8252ca67b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNEVS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Leoncio Jose Gomes SoaresGeraldo Magela Pereira LeaoCristiane Fernanda Xavier2019-08-14T03:09:16Z2019-08-14T03:09:16Z2008-08-26http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNEVSEste estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.The purpose of this research is to investigate the role of educational managers in a political and pedagogical project focused on the young and adult education (EJA) and the implications of teachers formation in relation to their practice from 2006 to 2008. In doing so, this study explores the aspects related to educational managers behavior towards the building and implementation of EJA project through the identification of the challenges, dilemmas and management strategies these professionals have developed, within the context of the so called Escola Plural of the municipal sector in Belo Horizonte, Minas Gerais State. The methodology applied consists of a semi-open questionnaire designed to characterize the research subjects belonging to two municipal schools of Belo Horizonte in which EJA classes are being held; moreover, observation and analysis of the political pedagogical projects of schools where the educational managers work as well as interviews have been adopted. The study is rooted in the idea that a political pedagogical project is regarded as an otherness space which provides relevant and meaningful learning experiences to the educational processes of EJA, besides being a space that keeps both emancipatory and regulatory potentialities. Confirming the principles of Popular Education as fundamentals required by the educational practices developed in EJA, this research keeps a dialogue with the teaching formation as far as demands and perspectives for EJA are concerned. It points out the role of educational managers as individuals who are able to potentialize meaningful educational experiences in the area, encourage the interlocution of EJA with is historical constitutional roots and widen the meanings of both the school and the schooling formation of EJA students and teachers. Finally, it presents evidences that partnerships between schools and universities for the construction of emancipatory educational practices within EJA can be viewed as a possible management strategy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPolíticas públicasEducaçãoProfessores Formação profissionalEducação e EstadoEscolas Organização e administraçãoEducação de adultosProjeto político-pedagógicoFormação docenteEducação de jovens e adultosGestores escolaresGestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_vers_o_final_2008.pdfapplication/pdf626985https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNEVS/1/disserta__o_vers_o_final_2008.pdff5ac11eea18b93f06862ec8b2935a478MD51TEXTdisserta__o_vers_o_final_2008.pdf.txtdisserta__o_vers_o_final_2008.pdf.txtExtracted texttext/plain253209https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNEVS/2/disserta__o_vers_o_final_2008.pdf.txtd0de6843798809f1dbaaf5aa29245977MD521843/HJPB-7KNEVS2019-11-14 14:14:51.146oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-7KNEVSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
title Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
spellingShingle Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
Cristiane Fernanda Xavier
Projeto político-pedagógico
Formação docente
Educação de jovens e adultos
Gestores escolares
Políticas públicas
Educação
Professores Formação profissional
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Educação de adultos
title_short Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
title_full Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
title_fullStr Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
title_sort Gestores escolares e projeto político-pedagógico: desafios e perspectivas para a educação de jovens e adultos
author Cristiane Fernanda Xavier
author_facet Cristiane Fernanda Xavier
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geraldo Magela Pereira Leao
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Fernanda Xavier
contributor_str_mv Leoncio Jose Gomes Soares
Geraldo Magela Pereira Leao
dc.subject.por.fl_str_mv Projeto político-pedagógico
Formação docente
Educação de jovens e adultos
Gestores escolares
topic Projeto político-pedagógico
Formação docente
Educação de jovens e adultos
Gestores escolares
Políticas públicas
Educação
Professores Formação profissional
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Educação de adultos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Políticas públicas
Educação
Professores Formação profissional
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Educação de adultos
description Este estudo investigou o papel dos gestores junto ao Projeto Político-Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as implicações da formação docente em sua prática. O desenvolvimento desta análise se deu no período entre 2006 e 2008. Para tanto, tal pesquisa esteve concentrada nos aspectos relacionados aos modos de atuação dos gestores escolares na construção e na implementação do Projeto Político-Pedagógico escolar, através da identificação dos desafios, dilemas e estratégias das gestões por eles desenvolvidas, no contexto da Escola Plural da Rede Municipal de Belo Horizonte/MG. A metodologia utilizada foi composta por questionário semi- aberto (para caracterização dos sujeitos da pesquisa de duas escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte, onde há turmas de EJA em funcionamento); além de ter sido, também, composta por observação e análise dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas onde os gestores pesquisados trabalhavam, como também se compôs do recurso da entrevista. O desenvolvimento dessa investigação está sustentado na idéia de que o Projeto Político-Pedagógico é um espaço de alteridade, de vivências e de aprendizagens, capaz de trazer substantiva significação e relevância ao contexto dos processos formativos da EJA, constituindo-se, ainda, como um espaço que guarda em si tanto a potencialidade emancipatória quanto a regulatória. Corroborando os princípios da Educação Popular, como fundamentos demandados pela prática educativa na EJA, esta pesquisa dialoga com os processos de formação docente, no que se refere às suas demandas e perspectivas, no intuito de destacar o papel dos gestores como sujeitos capazes de potencializar experiências educativas significativas na área, de fomentar a interlocução entre a EJA e suas raízes históricas de constituição e, finalmente, de ampliar os sentidos da escola e da formação escolarizada para os alunos e professores da EJA. Por fim, esta análise sinaliza como possibilidade e como estratégia de gestão o estabelecimento de parcerias firmadas entre escolas e universidade.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-08-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T03:09:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T03:09:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNEVS
url http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7KNEVS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNEVS/1/disserta__o_vers_o_final_2008.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-7KNEVS/2/disserta__o_vers_o_final_2008.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f5ac11eea18b93f06862ec8b2935a478
d0de6843798809f1dbaaf5aa29245977
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589418382000128