DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcio Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVES - Revista Relações Sociais
Texto Completo: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178
Resumo: Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.
id UFV-8_7a50883007d9a01865e8962217684b0a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3178
network_acronym_str UFV-8
network_name_str REVES - Revista Relações Sociais
repository_id_str
spelling DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASOFormação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e AdultosEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317810.18540/revesvl1iss4pp0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0649-06602595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178/2102Silva, Marcio Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T14:45:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3178Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-10-03T14:45:55REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
title DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
spellingShingle DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
Silva, Marcio Fernando
Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos
title_short DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
title_full DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
title_fullStr DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
title_full_unstemmed DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
title_sort DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
author Silva, Marcio Fernando
author_facet Silva, Marcio Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcio Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos
topic Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos
description Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178
10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660
url https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178
identifier_str_mv 10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178/2102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Viçosa - UFV
dc.source.none.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0649-0660
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0649-0660
REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0649-0660
2595-4490
reponame:REVES - Revista Relações Sociais
instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron:UFV
instname_str Universidade Federal de Viçosa (UFV)
instacron_str UFV
institution UFV
reponame_str REVES - Revista Relações Sociais
collection REVES - Revista Relações Sociais
repository.name.fl_str_mv REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
repository.mail.fl_str_mv reves.journal@ufv.br||
_version_ 1792207365901123584