DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVES - Revista Relações Sociais |
Texto Completo: | https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA. |
id |
UFV-8_7a50883007d9a01865e8962217684b0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3178 |
network_acronym_str |
UFV-8 |
network_name_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASOFormação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e AdultosEste estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.Universidade Federal de Viçosa - UFV2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/317810.18540/revesvl1iss4pp0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0649-0660REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0649-06602595-4490reponame:REVES - Revista Relações Sociaisinstname:Universidade Federal de Viçosa (UFV)instacron:UFVporhttps://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178/2102Silva, Marcio Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-03T14:45:55Zoai:ojs.periodicos.ufv.br:article/3178Revistahttps://periodicos.ufv.br/reves/PUBhttps://periodicos.ufv.br/reves/oaireves.journal@ufv.br||2595-44902595-4490opendoar:2019-10-03T14:45:55REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
title |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
spellingShingle |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO Silva, Marcio Fernando Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos |
title_short |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
title_full |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
title_fullStr |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
title_sort |
DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO |
author |
Silva, Marcio Fernando |
author_facet |
Silva, Marcio Fernando |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcio Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos |
topic |
Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos |
description |
Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178 10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660 |
url |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178 |
identifier_str_mv |
10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3178/2102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Viçosa - UFV |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 No. 4 (2018); 0649-0660 REVES - Revista Relações Sociais; Vol. 1 Núm. 4 (2018); 0649-0660 REVES - Revista Relações Sociais; v. 1 n. 4 (2018); 0649-0660 2595-4490 reponame:REVES - Revista Relações Sociais instname:Universidade Federal de Viçosa (UFV) instacron:UFV |
instname_str |
Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
instacron_str |
UFV |
institution |
UFV |
reponame_str |
REVES - Revista Relações Sociais |
collection |
REVES - Revista Relações Sociais |
repository.name.fl_str_mv |
REVES - Revista Relações Sociais - Universidade Federal de Viçosa (UFV) |
repository.mail.fl_str_mv |
reves.journal@ufv.br|| |
_version_ |
1792207365901123584 |