Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josimar de Mendonça
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6J
Resumo: A corrente pesquisa se propõe a investigar os processos de aprendizagem presentes nos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis. Uma vez que nas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vem viabilizando novas perspectivas de aprendizagem do conteúdo de História para os estudantes que se constituem sujeitos presentes na sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa é investigar as características históricas que permeiam os jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis que utilizam temáticas históricas. Para o desenvolvimento deste estudo o caminho metodológico utilizado envolveu uma abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, concomitantemente com um levantamento textual sobre a aprendizagem presente nos jogos digitais. Como quesito obrigatório para aprovação no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência PROMESTRE será elaborado, ao final, um conteúdo que se propõem a evidenciar os fundamentos básicos dos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis selecionados e demonstrar algumas possibilidades de utilização dos mesmos, dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem do conteúdo curricular de História. Conteúdo este que estará disponível como e-book para downloads.
id UFMG_86479b1f01967980317d60420c349318
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHN6J
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eucidio Pimenta ArrudaDurcelina Ereni Pimenta ArrudaDurcelina Ereni Pimenta ArrudaRegina Helena Alves da SilvaSuzana dos Santos GomesJosimar de Mendonça2019-08-10T12:30:57Z2019-08-10T12:30:57Z2016-12-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6JA corrente pesquisa se propõe a investigar os processos de aprendizagem presentes nos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis. Uma vez que nas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vem viabilizando novas perspectivas de aprendizagem do conteúdo de História para os estudantes que se constituem sujeitos presentes na sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa é investigar as características históricas que permeiam os jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis que utilizam temáticas históricas. Para o desenvolvimento deste estudo o caminho metodológico utilizado envolveu uma abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, concomitantemente com um levantamento textual sobre a aprendizagem presente nos jogos digitais. Como quesito obrigatório para aprovação no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência PROMESTRE será elaborado, ao final, um conteúdo que se propõem a evidenciar os fundamentos básicos dos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis selecionados e demonstrar algumas possibilidades de utilização dos mesmos, dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem do conteúdo curricular de História. Conteúdo este que estará disponível como e-book para downloads.Current research aims to investigate the learning processes present in free online games, online and accessible by mobile devices. Since in the last decades, the advent of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) has made possible new perspectives for learning the content of History for students who are present subjects in contemporary society. The objective of this research is to investigate the historical characteristics that permeate free online games, accessible online and accessible by mobile devices that use historical themes. For the development of this study, the methodological approach used involved a qualitative approach and content analysis, concomitantly with a textual survey about the learning present in digital games. As a mandatory requirement for approval in the Professional Master's Program Education and Teaching - PROMESTRE will be elaborated, in the end, a content that aims to highlight the basic fundamentals of free online games, online and accessible by selected mobile devices and demonstrate some possibilities of Their use, inside and outside the school environment, in order to promote the learning of the curricular content of History. This content will be available as an e-book for downloads.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGHistória Métodos de ensinoJogos educativosEducaçãoInovações educacionaisJogos da internetTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorHistoria Estudo e ensinoTecnologiaJogos VirtuaisHistória e educaçãoJogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de Históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALviii_josimar_disserta__o_texto_final.pdfapplication/pdf3486624https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHN6J/1/viii_josimar_disserta__o_texto_final.pdff71ebea06fce76efcdb4c0804eaeb3a3MD51TEXTviii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf.txtviii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf.txtExtracted texttext/plain210109https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHN6J/2/viii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf.txt4a711e65ee6043d7465d3f7ae5fbcc2bMD521843/BUBD-ANHN6J2019-11-14 08:12:07.606oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-ANHN6JRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:12:07Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
title Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
spellingShingle Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
Josimar de Mendonça
Tecnologia
Jogos Virtuais
História e educação
História Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Inovações educacionais
Jogos da internet
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Historia Estudo e ensino
title_short Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
title_full Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
title_fullStr Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
title_full_unstemmed Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
title_sort Jogos virtuais: um caminho para a aprendizagem do Ensino de História
author Josimar de Mendonça
author_facet Josimar de Mendonça
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eucidio Pimenta Arruda
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Durcelina Ereni Pimenta Arruda
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Durcelina Ereni Pimenta Arruda
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Regina Helena Alves da Silva
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Suzana dos Santos Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Josimar de Mendonça
contributor_str_mv Eucidio Pimenta Arruda
Durcelina Ereni Pimenta Arruda
Durcelina Ereni Pimenta Arruda
Regina Helena Alves da Silva
Suzana dos Santos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Jogos Virtuais
História e educação
topic Tecnologia
Jogos Virtuais
História e educação
História Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Inovações educacionais
Jogos da internet
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Historia Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv História Métodos de ensino
Jogos educativos
Educação
Inovações educacionais
Jogos da internet
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Historia Estudo e ensino
description A corrente pesquisa se propõe a investigar os processos de aprendizagem presentes nos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis. Uma vez que nas últimas décadas, o advento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) vem viabilizando novas perspectivas de aprendizagem do conteúdo de História para os estudantes que se constituem sujeitos presentes na sociedade contemporânea. O objetivo desta pesquisa é investigar as características históricas que permeiam os jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis que utilizam temáticas históricas. Para o desenvolvimento deste estudo o caminho metodológico utilizado envolveu uma abordagem qualitativa e de análise de conteúdo, concomitantemente com um levantamento textual sobre a aprendizagem presente nos jogos digitais. Como quesito obrigatório para aprovação no Programa de Mestrado Profissional Educação e Docência PROMESTRE será elaborado, ao final, um conteúdo que se propõem a evidenciar os fundamentos básicos dos jogos virtuais gratuitos, on-line e acessíveis por dispositivos móveis selecionados e demonstrar algumas possibilidades de utilização dos mesmos, dentro e fora do ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem do conteúdo curricular de História. Conteúdo este que estará disponível como e-book para downloads.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T12:30:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T12:30:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6J
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-ANHN6J
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHN6J/1/viii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-ANHN6J/2/viii_josimar_disserta__o_texto_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f71ebea06fce76efcdb4c0804eaeb3a3
4a711e65ee6043d7465d3f7ae5fbcc2b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677028192157696