Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6 |
Resumo: | Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas. |
id |
UFMG_11d4fac12de46d2e388df2225398fb57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XNW6 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliane Ferreira de SáBernardo Jefferson de OliveiraJuliane CorreaAlysson Feitosa Ramos2019-08-10T07:14:19Z2019-08-10T07:14:19Z2018-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.In the last de.cades, the federal government has invested in a set of actions and public policies aimed at the expansion and democratization of higher education. One of these actions was the creation, in 2005, of the Open University System of Brazil (UAB), which made it possible to offer several courses in the distance modality by public universities. However, developing classes in a Distance Learning environment is still challenging for the teacher, even for those most experienced in teaching. This environment, besides involving technical knowledge of platform and virtual tools, demands a new look at the mediation of learning. It is within this context that the central objective of this work is inserted that is to analyze the mediations promoted between teachers and students during interactions with virtual tools for collective construction of a game. The data of this research were constructed along the interactions of the teachers and students in the forums, in the wikis and in the productions sent as tasks in an optional discipline offered to the course of Professional Masters in Teaching. The results highlight the potential of the use of virtual tools for the collective construction of a socio-scientific controversy. From this experience, a material directed to teachers was developed, which can be used as a support for the planning of group activities in a virtual learning environment. It is our expectation that teachers working in ODL courses will be encouraged to use virtual tools for collaborative productions more often.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInovações tecnologicasUniversidade aberta BrasilEnsino à distânciaJogos educativosEducaçãoEnsino superiorProfessores FormaçãoProfessores e alunosTecnologia educacionalEnsino à distância Métodos de ensinoEducação a DistânciaJogos de ControvérsiaFormação de ProfessoresInterações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdfapplication/pdf2947033https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/1/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdff92e4c8d67f56abf20243060b47e0dceMD51TEXTdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txtdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain233764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/2/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txt3b53f8c23ad4a96d302a5e4ac76dca67MD521843/BUOS-B2XNW62019-11-14 04:02:28.862oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XNW6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
title |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
spellingShingle |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia Alysson Feitosa Ramos Educação a Distância Jogos de Controvérsia Formação de Professores Inovações tecnologicas Universidade aberta Brasil Ensino à distância Jogos educativos Educação Ensino superior Professores Formação Professores e alunos Tecnologia educacional Ensino à distância Métodos de ensino |
title_short |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
title_full |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
title_fullStr |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
title_full_unstemmed |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
title_sort |
Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia |
author |
Alysson Feitosa Ramos |
author_facet |
Alysson Feitosa Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliane Ferreira de Sá |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bernardo Jefferson de Oliveira |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Juliane Correa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alysson Feitosa Ramos |
contributor_str_mv |
Eliane Ferreira de Sá Bernardo Jefferson de Oliveira Juliane Correa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Jogos de Controvérsia Formação de Professores |
topic |
Educação a Distância Jogos de Controvérsia Formação de Professores Inovações tecnologicas Universidade aberta Brasil Ensino à distância Jogos educativos Educação Ensino superior Professores Formação Professores e alunos Tecnologia educacional Ensino à distância Métodos de ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Inovações tecnologicas Universidade aberta Brasil Ensino à distância Jogos educativos Educação Ensino superior Professores Formação Professores e alunos Tecnologia educacional Ensino à distância Métodos de ensino |
description |
Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T07:14:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T07:14:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/1/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/2/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f92e4c8d67f56abf20243060b47e0dce 3b53f8c23ad4a96d302a5e4ac76dca67 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676726679371776 |