Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alysson Feitosa Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6
Resumo: Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.
id UFMG_11d4fac12de46d2e388df2225398fb57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XNW6
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliane Ferreira de SáBernardo Jefferson de OliveiraJuliane CorreaAlysson Feitosa Ramos2019-08-10T07:14:19Z2019-08-10T07:14:19Z2018-02-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.In the last de.cades, the federal government has invested in a set of actions and public policies aimed at the expansion and democratization of higher education. One of these actions was the creation, in 2005, of the Open University System of Brazil (UAB), which made it possible to offer several courses in the distance modality by public universities. However, developing classes in a Distance Learning environment is still challenging for the teacher, even for those most experienced in teaching. This environment, besides involving technical knowledge of platform and virtual tools, demands a new look at the mediation of learning. It is within this context that the central objective of this work is inserted that is to analyze the mediations promoted between teachers and students during interactions with virtual tools for collective construction of a game. The data of this research were constructed along the interactions of the teachers and students in the forums, in the wikis and in the productions sent as tasks in an optional discipline offered to the course of Professional Masters in Teaching. The results highlight the potential of the use of virtual tools for the collective construction of a socio-scientific controversy. From this experience, a material directed to teachers was developed, which can be used as a support for the planning of group activities in a virtual learning environment. It is our expectation that teachers working in ODL courses will be encouraged to use virtual tools for collaborative productions more often.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGInovações tecnologicasUniversidade aberta BrasilEnsino à distânciaJogos educativosEducaçãoEnsino superiorProfessores FormaçãoProfessores e alunosTecnologia educacionalEnsino à distância Métodos de ensinoEducação a DistânciaJogos de ControvérsiaFormação de ProfessoresInterações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdfapplication/pdf2947033https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/1/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdff92e4c8d67f56abf20243060b47e0dceMD51TEXTdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txtdi_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txtExtracted texttext/plain233764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/2/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txt3b53f8c23ad4a96d302a5e4ac76dca67MD521843/BUOS-B2XNW62019-11-14 04:02:28.862oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2XNW6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:02:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
title Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
spellingShingle Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
Alysson Feitosa Ramos
Educação a Distância
Jogos de Controvérsia
Formação de Professores
Inovações tecnologicas
Universidade aberta Brasil
Ensino à distância
Jogos educativos
Educação
Ensino superior
Professores Formação
Professores e alunos
Tecnologia educacional
Ensino à distância Métodos de ensino
title_short Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
title_full Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
title_fullStr Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
title_full_unstemmed Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
title_sort Interações de professores com ferramentas virtuais de aprendizagem para construção coletiva de um jogo de controvérsia
author Alysson Feitosa Ramos
author_facet Alysson Feitosa Ramos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliane Ferreira de Sá
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bernardo Jefferson de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Juliane Correa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alysson Feitosa Ramos
contributor_str_mv Eliane Ferreira de Sá
Bernardo Jefferson de Oliveira
Juliane Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Jogos de Controvérsia
Formação de Professores
topic Educação a Distância
Jogos de Controvérsia
Formação de Professores
Inovações tecnologicas
Universidade aberta Brasil
Ensino à distância
Jogos educativos
Educação
Ensino superior
Professores Formação
Professores e alunos
Tecnologia educacional
Ensino à distância Métodos de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Inovações tecnologicas
Universidade aberta Brasil
Ensino à distância
Jogos educativos
Educação
Ensino superior
Professores Formação
Professores e alunos
Tecnologia educacional
Ensino à distância Métodos de ensino
description Nas últimas décadas, o governo federal investiu em um conjunto de ações e políticas públicas visando a expansão e democratização do ensino superior. Uma dessas ações foi a criação, em 2005, do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que viabilizou a oferta de vários cursos na modalidade a distância pelas universidades públicas. Contudo, desenvolver aulas em um ambiente de Educação à Distância é ainda desafiador para o professor, mesmo para os mais experientes na docência. Esse ambiente, além de envolver conhecimentos técnicos de plataforma e de ferramentas virtuais, demanda um novo olhar para a mediação da aprendizagem. É dentro desse contexto que se insere o objetivo central desse trabalho que é analisar as mediações promovidas entre professores e cursistas durante as interações com ferramentas virtuais para construção coletiva de um jogo. Os dados dessa pesquisa foram construídos ao longo das interações das professoras e cursistas nos fóruns, nas wikis e nas produções enviadas como tarefas em uma disciplina optativa ofertada ao curso de Mestrado Profissional em Docência. Os resultados destacam o potencial do uso de ferramentas virtuais para a construção coletiva de um jogo de controvérsia sociocientífica. A partir dessa experiência foi elaborado um material direcionado a professores, que possa ser utilizado como suporte para o planejamento de atividades em grupo em um ambiente virtual de aprendizagem. A nossa expectativa é que professores que atuam em cursos de EAD sintam-se encorajados a utilizar com mais frequência as ferramentas virtuais para produções colaborativas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-02-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T07:14:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T07:14:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2XNW6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/1/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2XNW6/2/di_impress_o_oficial_alysson_ramos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f92e4c8d67f56abf20243060b47e0dce
3b53f8c23ad4a96d302a5e4ac76dca67
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676726679371776