A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/37850 |
Resumo: | A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam. |
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A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidadesTeaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilitiesLa docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidadesEducação de Jovens e AdultosDocência na EJASentidos da docência na EJAProfessores de longa trajetória na EJAEntrevistas narrativasProfessores -- FormaçãoEducadores de adultos -- FormaçãoEducação de adultos -- Belo Horizonte (MG)A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGLeôncio José Gomes Soareshttp://lattes.cnpq.br/6232915641401989Ines Assunção de Castro TeixeiraFernanda Aparecida Oliveira Rodrigues SilvaLucia Helena Alvarez LeiteAna Paula Ferreira PedrosoTrinidad Vaccarezza2021-08-31T00:16:54Z2021-08-31T00:16:54Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/37850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-31T00:16:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-31T00:16:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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