A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trinidad Vaccarezza
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/37850
Resumo: A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam.
id UFMG_865ca5daa68292f9e4a0fef9d2035cf4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/37850
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidadesTeaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilitiesLa docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidadesEducação de Jovens e AdultosDocência na EJASentidos da docência na EJAProfessores de longa trajetória na EJAEntrevistas narrativasProfessores -- FormaçãoEducadores de adultos -- FormaçãoEducação de adultos -- Belo Horizonte (MG)A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão SocialUFMGLeôncio José Gomes Soareshttp://lattes.cnpq.br/6232915641401989Ines Assunção de Castro TeixeiraFernanda Aparecida Oliveira Rodrigues SilvaLucia Helena Alvarez LeiteAna Paula Ferreira PedrosoTrinidad Vaccarezza2021-08-31T00:16:54Z2021-08-31T00:16:54Z2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/37850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-08-31T00:16:55Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/37850Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-08-31T00:16:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
Teaching in Adult Education: meanings, experiences and possibilities
La docencia en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas: sentidos, experiencias y posibilidades
title A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
spellingShingle A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
Trinidad Vaccarezza
Educação de Jovens e Adultos
Docência na EJA
Sentidos da docência na EJA
Professores de longa trajetória na EJA
Entrevistas narrativas
Professores -- Formação
Educadores de adultos -- Formação
Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG)
title_short A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
title_full A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
title_fullStr A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
title_full_unstemmed A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
title_sort A docência na educação de pessoas jovens e adultas: sentidos, experiências e possibilidades
author Trinidad Vaccarezza
author_facet Trinidad Vaccarezza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leôncio José Gomes Soares
http://lattes.cnpq.br/6232915641401989
Ines Assunção de Castro Teixeira
Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues Silva
Lucia Helena Alvarez Leite
Ana Paula Ferreira Pedroso
dc.contributor.author.fl_str_mv Trinidad Vaccarezza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Docência na EJA
Sentidos da docência na EJA
Professores de longa trajetória na EJA
Entrevistas narrativas
Professores -- Formação
Educadores de adultos -- Formação
Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG)
topic Educação de Jovens e Adultos
Docência na EJA
Sentidos da docência na EJA
Professores de longa trajetória na EJA
Entrevistas narrativas
Professores -- Formação
Educadores de adultos -- Formação
Educação de adultos -- Belo Horizonte (MG)
description A implementação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade educativa na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (RME-BH), Minas Gerais, caracteriza-se por um histórico de lutas de diversos setores da sociedade, dentre eles os próprios movimentos docentes, em busca da consolidação de uma política educativa para a EJA que considere e se organize em função das suas especificidades. Para a realização desta pesquisa, partimos da premissa de que a docência nesta modalidade se vê interpelada pela presença do público que a frequenta (ARROYO, 2012) e, portanto, assume características próprias que a diferenciam do trabalho com crianças. À vista disso, buscamos compreender e analisar como os (as) professores (as) da EJA têm interpretado e refletido em torno de suas experiências de docência em escolas da RME-BH. Procuramos indagar docentes que tivessem uma longa trajetória de trabalho na modalidade (dez anos como mínimo) e realizamos entrevistas narrativas com nove professoras que trabalham em escolas que possuem uma tradição na oferta da EJA, sendo uma de cada regional administrativa do município de BH. O material empírico produzido foi estudado a partir de um processo hermenêutico escalonado, que consistiu em atribuir novos sentidos àqueles já atribuídos pelos próprios sujeitos investigados (as) às suas experiências (GIDDENS, 1987). A partir disso, abordamos três dimensões da docência na EJA que foram elaboradas e analisadas com base nas entrevistas das professoras e que dizem respeito de modos próprios de ser docente nesta modalidade. Estas são: 1) a dimensão relacional da docência com pessoas jovens, adultas e idosas; 2) a dimensão da organização da docência diante da diversidade de tempos que conforma a EJA; 3) a dimensão das condições objetivas da docência na EJA nas escolas da RME-BH. As reflexões desenvolvidas apontam que as professoras de longa trajetória na EJA da RME-BH não só reconhecem como também se organizam e mobilizam a partir das especificidades do público da EJA, criando sentidos, posições, práticas e possibilidades para a docência nesta modalidade com o objetivo de garantir o direito à educação das pessoas que a frequentam.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
2021-08-31T00:16:54Z
2021-08-31T00:16:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/37850
url http://hdl.handle.net/1843/37850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829756365078528