Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elias Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWL9D
Resumo: Este trabalho visa investigar as entidades que se relacionam para compor o texto e as textualidades de um dispositivo específico: o programa televisivo de auditório Cassino do Chacrinha, veiculado nos anos 1980 pela Rede Globo de Televisão e reexibido pelo Canal Viva em 2012/2013. Interessa-nos perceber como este dispositivo independente e multidimensional, composto por textos diversos, relê e ressignifica elementos percebidos desde os primeiros programas de auditório, produtos de entretenimento que nasceram na mídia rádio (anos 1940). Fortemente influenciado pela irreverência do teatro de revista brasileiro do início do século XX e pela vivacidade e diversidade do circo brasileiro, esse tipo de programa tem marcante presença também na TV desde os anos 1950. Procuramos entender as textualidades como processos de construção de sentidos instáveis e com condições constantemente alteradas pelo movimento criado nas relações das entidades de um texto aberto a sentidos diversos pela ação de seus leitores. Mas este movimento também deixa suas marcas perceptíveis em alguns momentos que nos interessou perceber neste estudo. Estas textualidades marcantes estão presentes no dispositivo programa de auditório até os dias de hoje.
id UFMG_8671eed1f07055b62b43e7d4e086f922
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWL9D
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Graziela Valadares Gomes de Mello ViannaElias Pereira dos Santos2019-08-12T11:33:13Z2019-08-12T11:33:13Z2014-04-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWL9DEste trabalho visa investigar as entidades que se relacionam para compor o texto e as textualidades de um dispositivo específico: o programa televisivo de auditório Cassino do Chacrinha, veiculado nos anos 1980 pela Rede Globo de Televisão e reexibido pelo Canal Viva em 2012/2013. Interessa-nos perceber como este dispositivo independente e multidimensional, composto por textos diversos, relê e ressignifica elementos percebidos desde os primeiros programas de auditório, produtos de entretenimento que nasceram na mídia rádio (anos 1940). Fortemente influenciado pela irreverência do teatro de revista brasileiro do início do século XX e pela vivacidade e diversidade do circo brasileiro, esse tipo de programa tem marcante presença também na TV desde os anos 1950. Procuramos entender as textualidades como processos de construção de sentidos instáveis e com condições constantemente alteradas pelo movimento criado nas relações das entidades de um texto aberto a sentidos diversos pela ação de seus leitores. Mas este movimento também deixa suas marcas perceptíveis em alguns momentos que nos interessou perceber neste estudo. Estas textualidades marcantes estão presentes no dispositivo programa de auditório até os dias de hoje.This work seeks to investigate the entities that, in relation to each other, compose the text and the textualities of an specific device: the programa de auditório Cassino do Charcinha, a TV show that aired in the 1980's on Rede Globo de Televisão and was replayed on Canal Viva in 2012/2013. Our effort is to comprehend how this independent and multidimensional device, composed by a variety of texts, recaptures and re-signifies elements from the first programas de auditório, entertainment products that were born in the radio (1940's). Strongly influenced by the irreverence of the Brazilian teatro de revista from the beginning of the Twentieth century e by the vivacity and diversity of the Brazilian circus, this kind of show finds its place also on TV since the 1950's. We understand textualities as processes of construction of unstable meanings, with its conditions constantly altered by the movement born in the relations of the entities of a text open to multiple meanings by the action of its readers. That movement, however, leaves its perceptible traces in some moments, that we try to capture in this study. The traces of these textualities are present even in today's programa de auditório devices.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGChacrinha, 1918-1988ComunicaçãoComunicação de massaCassino do Chacrinha (Programa de televisão)Programa de auditórioTextualidadesChacrinhaDispositivoTextosSorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALsorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdfapplication/pdf1291320https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWL9D/1/sorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf7972d512aee85411bc0725f250de3c60MD51TEXTsorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf.txtsorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf.txtExtracted texttext/plain334694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWL9D/2/sorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf.txt97ef4bf31462455a3092df334a4ab5deMD521843/BUOS-9KWL9D2019-11-14 17:42:57.28oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9KWL9DRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:42:57Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
title Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
spellingShingle Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
Elias Pereira dos Santos
Programa de auditório
Textualidades
Chacrinha
Dispositivo
Textos
Chacrinha, 1918-1988
Comunicação
Comunicação de massa
Cassino do Chacrinha (Programa de televisão)
title_short Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
title_full Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
title_fullStr Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
title_full_unstemmed Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
title_sort Sorria meu bem, sorria: no ar, o Cassino do Chacrinha!
author Elias Pereira dos Santos
author_facet Elias Pereira dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
dc.contributor.author.fl_str_mv Elias Pereira dos Santos
contributor_str_mv Graziela Valadares Gomes de Mello Vianna
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de auditório
Textualidades
Chacrinha
Dispositivo
Textos
topic Programa de auditório
Textualidades
Chacrinha
Dispositivo
Textos
Chacrinha, 1918-1988
Comunicação
Comunicação de massa
Cassino do Chacrinha (Programa de televisão)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Chacrinha, 1918-1988
Comunicação
Comunicação de massa
Cassino do Chacrinha (Programa de televisão)
description Este trabalho visa investigar as entidades que se relacionam para compor o texto e as textualidades de um dispositivo específico: o programa televisivo de auditório Cassino do Chacrinha, veiculado nos anos 1980 pela Rede Globo de Televisão e reexibido pelo Canal Viva em 2012/2013. Interessa-nos perceber como este dispositivo independente e multidimensional, composto por textos diversos, relê e ressignifica elementos percebidos desde os primeiros programas de auditório, produtos de entretenimento que nasceram na mídia rádio (anos 1940). Fortemente influenciado pela irreverência do teatro de revista brasileiro do início do século XX e pela vivacidade e diversidade do circo brasileiro, esse tipo de programa tem marcante presença também na TV desde os anos 1950. Procuramos entender as textualidades como processos de construção de sentidos instáveis e com condições constantemente alteradas pelo movimento criado nas relações das entidades de um texto aberto a sentidos diversos pela ação de seus leitores. Mas este movimento também deixa suas marcas perceptíveis em alguns momentos que nos interessou perceber neste estudo. Estas textualidades marcantes estão presentes no dispositivo programa de auditório até os dias de hoje.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:33:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:33:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWL9D
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9KWL9D
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWL9D/1/sorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9KWL9D/2/sorria_meu_bem_sorria___disserta__o_elias.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7972d512aee85411bc0725f250de3c60
97ef4bf31462455a3092df334a4ab5de
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971208574074880