Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSF
Resumo: Ao longo dos anos de 1990 e inicio do século atual, os movimentos de reestruturação produtiva e a atuação neoliberal dos Estados nacionais impactaram as profissões, que foram incitadas aos processos de desregulamentação, em prol da flexibilidade nas formações profissionais e nas relações de trabalho. Os campos ligados à informação e à comunicação foram particularmente atingidos. Tais incitações afetam a desregulamentação do mercado de trabalho e as profissões, impactando as características da qualificação, da jurisdição e do controle, alterando a atuação profissional, a relação salarial, a formação profissional, e impactando sobre as ações de regulação e de controle dos respectivos credenciamentos. Com o enfraquecimento da ação regulatória ocorre uma mudança na forma como a sociedade reconhece a profissão, apresentando novos olhares sobre a perspectiva profissional. Em decorrência dessas mudanças, as profissões passam por um momento de readaptação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa questões sobre o valor da profissionalização, levando em conta as noções de relação salarial e relação educativa, por meio de um estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. Como metodologia de pesquisa para o estudo comparado, utilizaram-se a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas 17 entrevistas com diversos atores sociais que representam o interesse coletivo dos empregadores, dos empregados, das escolas de formaçãoe da sociedade. Os dados quantitativos contemplaram as bases de dados RAIS, RAISMIGRA (1985 a 2009) e as de 2002, 2004, 2006 e 2008 da PNAD. O resultado valida o pressuposto de que a regulamentação contribui para a profissionalização. Quanto a formação, identificou-seque as profissões regulamentadas há mais tempo têm maior articulação entre os atores sociais, porque resolvem os conflitos na comunidade profissional, causando menores constrangimentos à sociedade. Quanto à atuação profissional, foi possível identificar queprofissões regulamentadas há mais tempo apresentam condição mais favorável a prevenção do desemprego estrutural, à manutenção da mão de obra qualificada, à possibilidade de mobilidade e estabilidade, ao salário e ao reconhecimento social.
id UFMG_868da3805689aaf9ea7512645a2a885c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-92XMSF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Helena Maria Tarchi CrivellariMaria da Conceicao CarvalhoRicardo Rodrigues BarbosaCélia Regina Simonetti BarbalhoTalita Ribeiro da LuzMaria Augusta Vieira NelsonJosmaria Lima Ribeiro de Oliveira2019-08-14T20:46:10Z2019-08-14T20:46:10Z2012-12-12http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSFAo longo dos anos de 1990 e inicio do século atual, os movimentos de reestruturação produtiva e a atuação neoliberal dos Estados nacionais impactaram as profissões, que foram incitadas aos processos de desregulamentação, em prol da flexibilidade nas formações profissionais e nas relações de trabalho. Os campos ligados à informação e à comunicação foram particularmente atingidos. Tais incitações afetam a desregulamentação do mercado de trabalho e as profissões, impactando as características da qualificação, da jurisdição e do controle, alterando a atuação profissional, a relação salarial, a formação profissional, e impactando sobre as ações de regulação e de controle dos respectivos credenciamentos. Com o enfraquecimento da ação regulatória ocorre uma mudança na forma como a sociedade reconhece a profissão, apresentando novos olhares sobre a perspectiva profissional. Em decorrência dessas mudanças, as profissões passam por um momento de readaptação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa questões sobre o valor da profissionalização, levando em conta as noções de relação salarial e relação educativa, por meio de um estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. Como metodologia de pesquisa para o estudo comparado, utilizaram-se a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas 17 entrevistas com diversos atores sociais que representam o interesse coletivo dos empregadores, dos empregados, das escolas de formaçãoe da sociedade. Os dados quantitativos contemplaram as bases de dados RAIS, RAISMIGRA (1985 a 2009) e as de 2002, 2004, 2006 e 2008 da PNAD. O resultado valida o pressuposto de que a regulamentação contribui para a profissionalização. Quanto a formação, identificou-seque as profissões regulamentadas há mais tempo têm maior articulação entre os atores sociais, porque resolvem os conflitos na comunidade profissional, causando menores constrangimentos à sociedade. Quanto à atuação profissional, foi possível identificar queprofissões regulamentadas há mais tempo apresentam condição mais favorável a prevenção do desemprego estrutural, à manutenção da mão de obra qualificada, à possibilidade de mobilidade e estabilidade, ao salário e ao reconhecimento social.Throughout the 90s and in the beginning of the current century, neolibera States and the movements for productive redructuration have had impacts on professions that were thus driven into processes of deregulation, in favor of flexibility of professional formation and labor relations. The fields related to information and communication were notably striken. Such movements affect the deregulation of labor market and professions, generating an impact not only on characteristics of qualification, jurisdiction and control but also on changing professional peformance, wage relation and profesional education. Besides, thereis an impact on regulatory and control actions of the respective professionaI certification. With the weakening of regulatory actions, there was a change in the way society acknowledges a profession, thus presenting a new profexiona perspective. Due to these changes, professions go through a moment of readaptation. In this perspective, the present work analyses questions about the value of professionaIization, taking into account the notions of wage and educational relation, by means of a comparative research among librarians, accountants and information technology analysts. Both quantitative and qualitative approaches were used as research methodology. Regarding qualitative data, 17 interviews were carried out with many social actors who represent the collective interest of employers, employees, schools and society. The quantitative data included the data base RAIS (Brazilian Annual Report of Social Information) and RAISMIGRA (Migration Component of the Annual Report of Social Information) from 1985 to 2009, as well as the database PNAD (Brazilian National Research for Sample of Domiciles) from 2002, 2004, 2006 and 2008. The result validates the mimption that regulation contributes to professionaization. Concerning formation, one identified that the professions that had been |onger regulated have more articulation with social actors, since they solve problems within the professional community, thus causing minor constraints to society. Regarding professional performance, it was possible to identify that professions that had been longer regulated present more favorable conditions to prevent structura unemployment, maintain skilled work force, the possibility of mobility and stability, wage and social acknowledgmentUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoContadoresAtuação profissionalInformaçãoRegulamento profissionalComunidade profissionalBibliotecáriosAnalistas de tecnologia da informaçãoProfissionalizaçãoEducação e trabalhoEstudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___josm_ria___entrega_cd.pdfapplication/pdf2116020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/1/tese___josm_ria___entrega_cd.pdff648a5a88e3b5b40c4e463aebb340716MD51TEXTtese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txttese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain574398https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/2/tese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txtb91dfb41e2a76245953b35444fe393e4MD521843/ECID-92XMSF2019-11-14 15:18:28.981oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-92XMSFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:18:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
title Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
spellingShingle Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira
Contadores
Atuação profissional
Informação
Regulamento profissional
Comunidade profissional
Bibliotecários
Analistas de tecnologia da informação
Profissionalização
Educação e trabalho
Ciência da informação
title_short Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
title_full Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
title_fullStr Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
title_full_unstemmed Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
title_sort Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
author Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira
author_facet Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Helena Maria Tarchi Crivellari
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria da Conceicao Carvalho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Rodrigues Barbosa
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Célia Regina Simonetti Barbalho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Talita Ribeiro da Luz
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Maria Augusta Vieira Nelson
dc.contributor.author.fl_str_mv Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira
contributor_str_mv Helena Maria Tarchi Crivellari
Maria da Conceicao Carvalho
Ricardo Rodrigues Barbosa
Célia Regina Simonetti Barbalho
Talita Ribeiro da Luz
Maria Augusta Vieira Nelson
dc.subject.por.fl_str_mv Contadores
Atuação profissional
Informação
Regulamento profissional
Comunidade profissional
Bibliotecários
Analistas de tecnologia da informação
Profissionalização
Educação e trabalho
topic Contadores
Atuação profissional
Informação
Regulamento profissional
Comunidade profissional
Bibliotecários
Analistas de tecnologia da informação
Profissionalização
Educação e trabalho
Ciência da informação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Ciência da informação
description Ao longo dos anos de 1990 e inicio do século atual, os movimentos de reestruturação produtiva e a atuação neoliberal dos Estados nacionais impactaram as profissões, que foram incitadas aos processos de desregulamentação, em prol da flexibilidade nas formações profissionais e nas relações de trabalho. Os campos ligados à informação e à comunicação foram particularmente atingidos. Tais incitações afetam a desregulamentação do mercado de trabalho e as profissões, impactando as características da qualificação, da jurisdição e do controle, alterando a atuação profissional, a relação salarial, a formação profissional, e impactando sobre as ações de regulação e de controle dos respectivos credenciamentos. Com o enfraquecimento da ação regulatória ocorre uma mudança na forma como a sociedade reconhece a profissão, apresentando novos olhares sobre a perspectiva profissional. Em decorrência dessas mudanças, as profissões passam por um momento de readaptação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa questões sobre o valor da profissionalização, levando em conta as noções de relação salarial e relação educativa, por meio de um estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. Como metodologia de pesquisa para o estudo comparado, utilizaram-se a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas 17 entrevistas com diversos atores sociais que representam o interesse coletivo dos empregadores, dos empregados, das escolas de formaçãoe da sociedade. Os dados quantitativos contemplaram as bases de dados RAIS, RAISMIGRA (1985 a 2009) e as de 2002, 2004, 2006 e 2008 da PNAD. O resultado valida o pressuposto de que a regulamentação contribui para a profissionalização. Quanto a formação, identificou-seque as profissões regulamentadas há mais tempo têm maior articulação entre os atores sociais, porque resolvem os conflitos na comunidade profissional, causando menores constrangimentos à sociedade. Quanto à atuação profissional, foi possível identificar queprofissões regulamentadas há mais tempo apresentam condição mais favorável a prevenção do desemprego estrutural, à manutenção da mão de obra qualificada, à possibilidade de mobilidade e estabilidade, ao salário e ao reconhecimento social.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T20:46:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T20:46:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSF
url http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/1/tese___josm_ria___entrega_cd.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/2/tese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f648a5a88e3b5b40c4e463aebb340716
b91dfb41e2a76245953b35444fe393e4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589538324414464