Estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSF |
Resumo: | Ao longo dos anos de 1990 e inicio do século atual, os movimentos de reestruturação produtiva e a atuação neoliberal dos Estados nacionais impactaram as profissões, que foram incitadas aos processos de desregulamentação, em prol da flexibilidade nas formações profissionais e nas relações de trabalho. Os campos ligados à informação e à comunicação foram particularmente atingidos. Tais incitações afetam a desregulamentação do mercado de trabalho e as profissões, impactando as características da qualificação, da jurisdição e do controle, alterando a atuação profissional, a relação salarial, a formação profissional, e impactando sobre as ações de regulação e de controle dos respectivos credenciamentos. Com o enfraquecimento da ação regulatória ocorre uma mudança na forma como a sociedade reconhece a profissão, apresentando novos olhares sobre a perspectiva profissional. Em decorrência dessas mudanças, as profissões passam por um momento de readaptação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa questões sobre o valor da profissionalização, levando em conta as noções de relação salarial e relação educativa, por meio de um estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. Como metodologia de pesquisa para o estudo comparado, utilizaram-se a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas 17 entrevistas com diversos atores sociais que representam o interesse coletivo dos empregadores, dos empregados, das escolas de formaçãoe da sociedade. Os dados quantitativos contemplaram as bases de dados RAIS, RAISMIGRA (1985 a 2009) e as de 2002, 2004, 2006 e 2008 da PNAD. O resultado valida o pressuposto de que a regulamentação contribui para a profissionalização. Quanto a formação, identificou-seque as profissões regulamentadas há mais tempo têm maior articulação entre os atores sociais, porque resolvem os conflitos na comunidade profissional, causando menores constrangimentos à sociedade. Quanto à atuação profissional, foi possível identificar queprofissões regulamentadas há mais tempo apresentam condição mais favorável a prevenção do desemprego estrutural, à manutenção da mão de obra qualificada, à possibilidade de mobilidade e estabilidade, ao salário e ao reconhecimento social. |
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Helena Maria Tarchi CrivellariMaria da Conceicao CarvalhoRicardo Rodrigues BarbosaCélia Regina Simonetti BarbalhoTalita Ribeiro da LuzMaria Augusta Vieira NelsonJosmaria Lima Ribeiro de Oliveira2019-08-14T20:46:10Z2019-08-14T20:46:10Z2012-12-12http://hdl.handle.net/1843/ECID-92XMSFAo longo dos anos de 1990 e inicio do século atual, os movimentos de reestruturação produtiva e a atuação neoliberal dos Estados nacionais impactaram as profissões, que foram incitadas aos processos de desregulamentação, em prol da flexibilidade nas formações profissionais e nas relações de trabalho. Os campos ligados à informação e à comunicação foram particularmente atingidos. Tais incitações afetam a desregulamentação do mercado de trabalho e as profissões, impactando as características da qualificação, da jurisdição e do controle, alterando a atuação profissional, a relação salarial, a formação profissional, e impactando sobre as ações de regulação e de controle dos respectivos credenciamentos. Com o enfraquecimento da ação regulatória ocorre uma mudança na forma como a sociedade reconhece a profissão, apresentando novos olhares sobre a perspectiva profissional. Em decorrência dessas mudanças, as profissões passam por um momento de readaptação. Nesta perspectiva, este trabalho analisa questões sobre o valor da profissionalização, levando em conta as noções de relação salarial e relação educativa, por meio de um estudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação. Como metodologia de pesquisa para o estudo comparado, utilizaram-se a abordagem quantitativa e a qualitativa. Quanto aos dados qualitativos, foram realizadas 17 entrevistas com diversos atores sociais que representam o interesse coletivo dos empregadores, dos empregados, das escolas de formaçãoe da sociedade. Os dados quantitativos contemplaram as bases de dados RAIS, RAISMIGRA (1985 a 2009) e as de 2002, 2004, 2006 e 2008 da PNAD. O resultado valida o pressuposto de que a regulamentação contribui para a profissionalização. Quanto a formação, identificou-seque as profissões regulamentadas há mais tempo têm maior articulação entre os atores sociais, porque resolvem os conflitos na comunidade profissional, causando menores constrangimentos à sociedade. Quanto à atuação profissional, foi possível identificar queprofissões regulamentadas há mais tempo apresentam condição mais favorável a prevenção do desemprego estrutural, à manutenção da mão de obra qualificada, à possibilidade de mobilidade e estabilidade, ao salário e ao reconhecimento social.Throughout the 90s and in the beginning of the current century, neolibera States and the movements for productive redructuration have had impacts on professions that were thus driven into processes of deregulation, in favor of flexibility of professional formation and labor relations. The fields related to information and communication were notably striken. Such movements affect the deregulation of labor market and professions, generating an impact not only on characteristics of qualification, jurisdiction and control but also on changing professional peformance, wage relation and profesional education. Besides, thereis an impact on regulatory and control actions of the respective professionaI certification. With the weakening of regulatory actions, there was a change in the way society acknowledges a profession, thus presenting a new profexiona perspective. Due to these changes, professions go through a moment of readaptation. In this perspective, the present work analyses questions about the value of professionaIization, taking into account the notions of wage and educational relation, by means of a comparative research among librarians, accountants and information technology analysts. Both quantitative and qualitative approaches were used as research methodology. Regarding qualitative data, 17 interviews were carried out with many social actors who represent the collective interest of employers, employees, schools and society. The quantitative data included the data base RAIS (Brazilian Annual Report of Social Information) and RAISMIGRA (Migration Component of the Annual Report of Social Information) from 1985 to 2009, as well as the database PNAD (Brazilian National Research for Sample of Domiciles) from 2002, 2004, 2006 and 2008. The result validates the mimption that regulation contributes to professionaization. Concerning formation, one identified that the professions that had been |onger regulated have more articulation with social actors, since they solve problems within the professional community, thus causing minor constraints to society. Regarding professional performance, it was possible to identify that professions that had been longer regulated present more favorable conditions to prevent structura unemployment, maintain skilled work force, the possibility of mobility and stability, wage and social acknowledgmentUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGCiência da informaçãoContadoresAtuação profissionalInformaçãoRegulamento profissionalComunidade profissionalBibliotecáriosAnalistas de tecnologia da informaçãoProfissionalizaçãoEducação e trabalhoEstudo comparado entre bibliotecários, contadores e analistas de tecnologia da informação: processo de profissionalização e seu efeito na formação, atuação e reconhecimento profissionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese___josm_ria___entrega_cd.pdfapplication/pdf2116020https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/1/tese___josm_ria___entrega_cd.pdff648a5a88e3b5b40c4e463aebb340716MD51TEXTtese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txttese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txtExtracted texttext/plain574398https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECID-92XMSF/2/tese___josm_ria___entrega_cd.pdf.txtb91dfb41e2a76245953b35444fe393e4MD521843/ECID-92XMSF2019-11-14 15:18:28.981oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECID-92XMSFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:18:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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