Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudete Reis Elias da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
Resumo: O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.
id UFMG_86ae633e9ef7a93f8c880d73bd972659
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNNPT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Gorete NetoEliana Guimaraes AlmeidaClaudete Reis Elias da Silva2019-08-09T12:31:47Z2019-08-09T12:31:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPTO presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensinoAlfabetizaçãoLetramento LetramentoProdução textualEscritaLetramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclaudete_reis_elias_silva_souza.pdfapplication/pdf1655280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/1/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf43fed0ea66f6ce6a8363dace550456a6MD51TEXTclaudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txtclaudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain62592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/2/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txt21623cfd5c08e00994d93ed6a21b21d5MD521843/BUOS-ACNNPT2019-11-14 10:49:00.058oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNNPTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
title Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
spellingShingle Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
Claudete Reis Elias da Silva
Letramento
Produção textual
Escrita
Professores de ensino fundamental Formação 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino
Alfabetização
Letramento 
title_short Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
title_full Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
title_fullStr Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
title_full_unstemmed Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
title_sort Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
author Claudete Reis Elias da Silva
author_facet Claudete Reis Elias da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Gorete Neto
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Eliana Guimaraes Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudete Reis Elias da Silva
contributor_str_mv Maria Gorete Neto
Eliana Guimaraes Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Produção textual
Escrita
topic Letramento
Produção textual
Escrita
Professores de ensino fundamental Formação 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino
Alfabetização
Letramento 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino
Alfabetização
Letramento 
description O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T12:31:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T12:31:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/1/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/2/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 43fed0ea66f6ce6a8363dace550456a6
21623cfd5c08e00994d93ed6a21b21d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797971365143248896