Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT |
Resumo: | O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos. |
id |
UFMG_86ae633e9ef7a93f8c880d73bd972659 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNNPT |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Gorete NetoEliana Guimaraes AlmeidaClaudete Reis Elias da Silva2019-08-09T12:31:47Z2019-08-09T12:31:47Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPTO presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensinoAlfabetizaçãoLetramento LetramentoProdução textualEscritaLetramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALclaudete_reis_elias_silva_souza.pdfapplication/pdf1655280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/1/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf43fed0ea66f6ce6a8363dace550456a6MD51TEXTclaudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txtclaudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txtExtracted texttext/plain62592https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/2/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txt21623cfd5c08e00994d93ed6a21b21d5MD521843/BUOS-ACNNPT2019-11-14 10:49:00.058oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ACNNPTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
title |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
spellingShingle |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos Claudete Reis Elias da Silva Letramento Produção textual Escrita Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Alfabetização Letramento |
title_short |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
title_full |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
title_fullStr |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
title_full_unstemmed |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
title_sort |
Letramento e apropriação da escrita: uma análise da produção textual dos alunos |
author |
Claudete Reis Elias da Silva |
author_facet |
Claudete Reis Elias da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Gorete Neto |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Eliana Guimaraes Almeida |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudete Reis Elias da Silva |
contributor_str_mv |
Maria Gorete Neto Eliana Guimaraes Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Produção textual Escrita |
topic |
Letramento Produção textual Escrita Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Alfabetização Letramento |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Professores de ensino fundamental Formação Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino Alfabetização Letramento |
description |
O presente estudo propõe reflexões acerca dos processos de apropriação da escrita e letramento a partir de análises de produção textual. A partir de intervenções pedagógicas que envolveram leitura, produção e reescrita de textos, com alunos da etapa final do primeiro ciclo, procurou-se abordar os temas citados de forma crítica estabelecendo relações entre a teoria e a prática docente. Os textos produzidos pelos aprendizes, durante o ano letivo de 2014, foram analisados e os problemas de escrita tomados como indícios das possíveis hipóteses nas quais as crianças se apoiaram no ato da produção textual. Esse plano de ação foi considerado como uma experiência positiva pois favoreceu avanços no processo de apropriação da escrita pelos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-05-09 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T12:31:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T12:31:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ACNNPT |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/1/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ACNNPT/2/claudete_reis_elias_silva_souza.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
43fed0ea66f6ce6a8363dace550456a6 21623cfd5c08e00994d93ed6a21b21d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797971365143248896 |