Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.
id UFMG_23df93e320242f3c2ee2d3052d8c0289
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELM47
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carolina da SilvaLivia Maria Fraga VieiraFlavia Cristina Muscardi Muniz Assunção2019-08-09T15:59:33Z2019-08-09T15:59:33Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Educação de criançasEscrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino LetramentoAlfabetizaçãoEducação infantilCultura escrita e brincadeiraBrincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdfapplication/pdf1399402https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/1/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf865b7a9350998fe117290c8431499bebMD51TEXTfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txtfl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txtExtracted texttext/plain78177https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/2/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txt089037f9fa571f6a2cd0f865ea6c4ed8MD521843/BUBD-AELM472019-11-14 05:19:32.301oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AELM47Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:19:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
title Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
spellingShingle Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
Letramento
Alfabetização
Educação infantil
Cultura escrita e brincadeira
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
title_short Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
title_full Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
title_fullStr Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
title_full_unstemmed Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
title_sort Brincadeiras e linguagem escrita com crianças de três anos da educação infantil
author Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
author_facet Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carolina da Silva
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Livia Maria Fraga Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Flavia Cristina Muscardi Muniz Assunção
contributor_str_mv Maria Carolina da Silva
Livia Maria Fraga Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Alfabetização
Educação infantil
Cultura escrita e brincadeira
topic Letramento
Alfabetização
Educação infantil
Cultura escrita e brincadeira
Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Professores de ensino fundamental Formação 
Educação de crianças
Escrita (ensino de primeiro grau) estudo e ensino 
description O presente estudo teve como objetivo analisar as práticas possíveis para que a professora possa inserir as crianças de 3 anos na cultura escrita, no cotidiano escolar da Educação Infantil, estimulando a curiosidade, a postura investigativa da criança, possibilitando o estabelecimento de relações do conhecimento da linguagem escrita que já adquiriram na sociedade com a escolar, partindo do interesse das crianças, através do brincar. Foi desenvolvido e realizado um plano de ação, com as crianças de três anos, da turma do Cata-vento, da Escola Municipal Maria Sales Ferreira, tendo como ponto de partida o projeto institucional: Brinquedos e brincadeiras no Brasil aproveitando o interesse delas pelas brincadeiras e pelos brinquedos para trabalhar a linguagem escrita. Através dele pude proporcionar às crianças a valorização da leitura como fonte de prazer e entretenimento, desenvolver a curiosidade pela linguagem escrita através do brincar, proporcionando a observação e manuseio de materiais impressos variados e incentivando-os na participação em situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita. A pesquisa foi feita fundamentando-me nos estudos de autores como: Ferreiro e Teberosky, que nos mostram como desde muito cedo, a criança se interessa pelo funcionamento da linguagem escrita, formulando hipóteses para explicar o funcionamento desse sistema; Brandão e Leal que nos afirma como é importante garantir na educação infantil situações diversificadas em que as crianças tenham contato com a escrita, mas não se esquecendo de que nesta etapa da vida a brincadeira constitui-se atividade central do cotidiano infantil; Baptista que nos ensina que o trabalho com a linguagem escrita na educação infantil deve ser realizado por meio de estratégias de aprendizagem que respeitem as características da infância; entre outros.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T15:59:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T15:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AELM47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/1/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AELM47/2/fl_via_cristina_muscardi_muniz_assun__o.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 865b7a9350998fe117290c8431499beb
089037f9fa571f6a2cd0f865ea6c4ed8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589514750328832