O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40758 |
Resumo: | Este trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino. |
id |
UFMG_870fbedeb6b6f90e35f72fe2b9d68702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40758 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJAEducação de Pessoas JovensAdultas e IdosasEducação MatemáticaEnsino-aprendizagem de MatemáticaEste trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2022-04-04T22:09:24Z2022-04-04T22:09:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/40758porEncontro mineiro de educação matemáticaAna Rafaela Correia FerreiraLuís Henrique Coelho de Almeida CosenzaPaula Reis Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-04T22:09:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-04T22:09:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
title |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
spellingShingle |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA Ana Rafaela Correia Ferreira Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas Educação Matemática Ensino-aprendizagem de Matemática |
title_short |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
title_full |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
title_fullStr |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
title_full_unstemmed |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
title_sort |
O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA |
author |
Ana Rafaela Correia Ferreira |
author_facet |
Ana Rafaela Correia Ferreira Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza Paula Reis Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza Paula Reis Ferraz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza Paula Reis Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas Educação Matemática Ensino-aprendizagem de Matemática |
topic |
Educação de Pessoas Jovens Adultas e Idosas Educação Matemática Ensino-aprendizagem de Matemática |
description |
Este trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2022-04-04T22:09:24Z 2022-04-04T22:09:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/40758 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro mineiro de educação matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829546671898624 |