O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Rafaela Correia Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza, Paula Reis Ferraz
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40758
Resumo: Este trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino.
id UFMG_870fbedeb6b6f90e35f72fe2b9d68702
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40758
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJAEducação de Pessoas JovensAdultas e IdosasEducação MatemáticaEnsino-aprendizagem de MatemáticaEste trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUUFMG2022-04-04T22:09:24Z2022-04-04T22:09:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/40758porEncontro mineiro de educação matemáticaAna Rafaela Correia FerreiraLuís Henrique Coelho de Almeida CosenzaPaula Reis Ferrazinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-04T22:09:24Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40758Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-04T22:09:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
title O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
spellingShingle O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
Ana Rafaela Correia Ferreira
Educação de Pessoas Jovens
Adultas e Idosas
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem de Matemática
title_short O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
title_full O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
title_fullStr O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
title_full_unstemmed O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
title_sort O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA
author Ana Rafaela Correia Ferreira
author_facet Ana Rafaela Correia Ferreira
Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
Paula Reis Ferraz
author_role author
author2 Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
Paula Reis Ferraz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza
Paula Reis Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Pessoas Jovens
Adultas e Idosas
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem de Matemática
topic Educação de Pessoas Jovens
Adultas e Idosas
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem de Matemática
description Este trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2022-04-04T22:09:24Z
2022-04-04T22:09:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/40758
url http://hdl.handle.net/1843/40758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro mineiro de educação matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829546671898624