Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Rafaela Correia Ferreira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Maria Laura Magalhães Gomes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/40757
Resumo: Este trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades.
id UFMG_875170bd5eca15589aafc8f613491159
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/40757
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)Educação de Jovens e AdultosHistória da Educação MatemáticaHistória OralMetodologia de ProjetosEste trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2022-04-04T22:07:58Z2022-04-04T22:07:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2178-034Xhttp://hdl.handle.net/1843/40757porEncontro Nacional de Educação MatemáticaAna Rafaela Correia FerreiraMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-04T22:07:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40757Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-04T22:07:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
title Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
spellingShingle Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
Ana Rafaela Correia Ferreira
Educação de Jovens e Adultos
História da Educação Matemática
História Oral
Metodologia de Projetos
title_short Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
title_full Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
title_fullStr Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
title_full_unstemmed Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
title_sort Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
author Ana Rafaela Correia Ferreira
author_facet Ana Rafaela Correia Ferreira
Maria Laura Magalhães Gomes
author_role author
author2 Maria Laura Magalhães Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Rafaela Correia Ferreira
Maria Laura Magalhães Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
História da Educação Matemática
História Oral
Metodologia de Projetos
topic Educação de Jovens e Adultos
História da Educação Matemática
História Oral
Metodologia de Projetos
description Este trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2022-04-04T22:07:58Z
2022-04-04T22:07:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2178-034X
http://hdl.handle.net/1843/40757
identifier_str_mv 2178-034X
url http://hdl.handle.net/1843/40757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Nacional de Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829713529700352