Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/40757 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades. |
id |
UFMG_875170bd5eca15589aafc8f613491159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/40757 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999)Educação de Jovens e AdultosHistória da Educação MatemáticaHistória OralMetodologia de ProjetosEste trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICAUFMG2022-04-04T22:07:58Z2022-04-04T22:07:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf2178-034Xhttp://hdl.handle.net/1843/40757porEncontro Nacional de Educação MatemáticaAna Rafaela Correia FerreiraMaria Laura Magalhães Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-04-04T22:07:58Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/40757Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-04-04T22:07:58Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
title |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
spellingShingle |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) Ana Rafaela Correia Ferreira Educação de Jovens e Adultos História da Educação Matemática História Oral Metodologia de Projetos |
title_short |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
title_full |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
title_fullStr |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
title_full_unstemmed |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
title_sort |
Metodologia de projetos na EJA: os cursos de suplência da rede municipal de educação de Betim (1995-1999) |
author |
Ana Rafaela Correia Ferreira |
author_facet |
Ana Rafaela Correia Ferreira Maria Laura Magalhães Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Maria Laura Magalhães Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Rafaela Correia Ferreira Maria Laura Magalhães Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos História da Educação Matemática História Oral Metodologia de Projetos |
topic |
Educação de Jovens e Adultos História da Educação Matemática História Oral Metodologia de Projetos |
description |
Este trabalho apresenta um recorte de nossa pesquisa de doutorado que investigou as representações de professores de Matemática sobre suas práticas em cursos de Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), oferecidos pela rede pública municipal de educação de Betim - Minas Gerais, no período de 1988 a 2007. Tomando por base entrevistas realizadas com 17 educadores e utilizando a História Oral e a História Cultural como referencial teóricometodológico, nossa intenção é analisar sua atuação nessa modalidade de ensino, descrevendo suas concepções sobre o que seja ensinar matemática para estudantes jovens, adultos e idosos. Nesse artigo, focalizamos as estratégias contadas pelos educadores sobre a realização de projetos em um curso de suplência que vigorou entre 1995 e 1999 nessa rede municipal. Por meio de suas narrativas, os educadores afirmaram buscar estratégias diferenciadas de modo a atender as especificidades do público, destacando a metodologia de projetos como uma de suas possibilidades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2022-04-04T22:07:58Z 2022-04-04T22:07:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
2178-034X http://hdl.handle.net/1843/40757 |
identifier_str_mv |
2178-034X |
url |
http://hdl.handle.net/1843/40757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional de Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829713529700352 |