Análise multimodal da técnica de strumming no violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto Cesar Pereira Armondes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42956
Resumo: Novas tecnologias de áudio, vídeo e captura de movimento tem se desenvolvido expressivamente nas últimas décadas, trazendo novos métodos e perspectivas para os estudos sobre a performance. Equipamentos cada vez mais compactos, portáteis e com ótima relação custo–benefício contribuem para esse cenário, alavancando as possibilidades de pesquisa de diferentes técnicas utilizadas na prática musical. Este trabalho realiza uma análise multimodal da técnica violonística de strumming através de áudio multicanal, vídeo em alta taxa de frames por segundo (substituído em um dos estudos realizados pelo sistema ótico de captação de movimentos Qualisys) e sensor de medida inercial com seis graus de liberdade (IMU), a fim de compreender os complexos gestos da mão direita utilizados na expressão rítmica. Com dados extraídos da execução de ritmos populares, situação de uso mais comum desta técnica, buscamos identificar e comparar as estratégias de cada músico, colaborando assim para uma melhor compreensão do strumming. No primeiro capítulo, apresentamos os conceitos e ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Iniciamos com a técnica de strumming e sua caracterização a partir de princípios psicoacústicos e do resultado sonoro gerado, seguido de uma breve revisão sobre multimodalidade e seu uso nos estudos de performance. Em seguida, descrevemos os equipamentos utilizados para extração das informações (GuiaRT, MetaMotionR, Qualisys e GoPro), o procedimento aproximativo de integração de curvas de aceleração e um estudo comparativo com os dados do MetaMotionR e Qualisys. A seguir, o método de análise dos componentes principais (PCA), finalizando com a estratégia para a avaliação conjunta dos dados. O Capítulo 2 descreve os experimentos dedicados a dois ritmos selecionados, realizados em momentos distintos da pesquisa. Inicialmente faremos a comparação de performances do Ritmo 1, simples e regular, em duas situações: sem a fusão de dados do IMU executados por três músicos e com a fusão de dados executado por um músico. Em seguida, analisaremos as execuções do Ritmo 2, mais complexo com acordes em arpejo e separação de planos grave/agudo, com o sensor no modo de fusão de dados, comparando três performances de um mesmo músico. Apresentamos ainda uma análise com os resultados prospectivos de todas as gravações. As ferramentas utilizadas trouxeram contribuições importantes e complementares para a análise da técnica de strumming, propiciando não apenas a caracterização de diferentes aspectos das performances, mas também a diferenciação entre diferentes músicos. Como trabalho futuro, planejamos aumentar a abrangência da amostragem de músicos e de ritmos, e também aprofundar nas correlações entre os dados fornecidos pelas diferentes modalidades.
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Este trabalho realiza uma análise multimodal da técnica violonística de strumming através de áudio multicanal, vídeo em alta taxa de frames por segundo (substituído em um dos estudos realizados pelo sistema ótico de captação de movimentos Qualisys) e sensor de medida inercial com seis graus de liberdade (IMU), a fim de compreender os complexos gestos da mão direita utilizados na expressão rítmica. Com dados extraídos da execução de ritmos populares, situação de uso mais comum desta técnica, buscamos identificar e comparar as estratégias de cada músico, colaborando assim para uma melhor compreensão do strumming. No primeiro capítulo, apresentamos os conceitos e ferramentas utilizadas nesta pesquisa. Iniciamos com a técnica de strumming e sua caracterização a partir de princípios psicoacústicos e do resultado sonoro gerado, seguido de uma breve revisão sobre multimodalidade e seu uso nos estudos de performance. Em seguida, descrevemos os equipamentos utilizados para extração das informações (GuiaRT, MetaMotionR, Qualisys e GoPro), o procedimento aproximativo de integração de curvas de aceleração e um estudo comparativo com os dados do MetaMotionR e Qualisys. A seguir, o método de análise dos componentes principais (PCA), finalizando com a estratégia para a avaliação conjunta dos dados. O Capítulo 2 descreve os experimentos dedicados a dois ritmos selecionados, realizados em momentos distintos da pesquisa. Inicialmente faremos a comparação de performances do Ritmo 1, simples e regular, em duas situações: sem a fusão de dados do IMU executados por três músicos e com a fusão de dados executado por um músico. Em seguida, analisaremos as execuções do Ritmo 2, mais complexo com acordes em arpejo e separação de planos grave/agudo, com o sensor no modo de fusão de dados, comparando três performances de um mesmo músico. Apresentamos ainda uma análise com os resultados prospectivos de todas as gravações. As ferramentas utilizadas trouxeram contribuições importantes e complementares para a análise da técnica de strumming, propiciando não apenas a caracterização de diferentes aspectos das performances, mas também a diferenciação entre diferentes músicos. Como trabalho futuro, planejamos aumentar a abrangência da amostragem de músicos e de ritmos, e também aprofundar nas correlações entre os dados fornecidos pelas diferentes modalidades.Audio, video, and motion capture technologies have developed significantly over the past few decades, bringing new methods and perspectives to performance studies. Equipment increasingly compact, portable, and with an excellent cost-benefit ratio contribute to this scenario, boosting the possibilities of researching different techniques used in musical practice. This work performs a multimodal analysis of the strumming guitar technique using multichannel audio, high frame video (replaced in one of the studies carried out with Qualisys optical motion capture system), and a 6 DOF inertial sensor (IMU) to understand the complex gestures of the right hand used in the rhythmic expression. Using data extracted from the execution of popular rhythms - the most common use of this technique - we seek to identify and compare the strategies of different musicians, thus contributing to a better understanding of the strumming. In the first chapter, we present the concepts and tools used in this research. We begin with the strumming technique and its characterization according to psychoacoustic achievements and the generated sound result, followed by a brief review on multimodality and its use in performance studies. Then, we describe the equipment used to extract information (GuiaRT, MetaMotionR, Qualisys, and GoPro), with the approximate procedure for integration acceleration curves and a comparative study with data from MetaMotionR and Qualisys. Next, we discuss the principal component analysis method (PCA), ending with the strategies for the joint data evaluation. Chapter 2 describes the experiments dedicated to two selected rhythms carried out at different times in the research. Initially, we compare performances of Rhythm 1, a simple and regular one, in two situations: without IMU data fusion performed by three musicians and with data fusion performed by one musician. Then, we analyze the performances of the more complex Rhythm 2, bearing arpeggio chords and separation of bass/treble planes, with the sensor in the mode data fusion, comparing three performances by the same musician. We also present a prospective analysis mixing the results of all recordings. The selected tools provided significant and complementary contributions to the analysis of the strumming technique, both in the characterization of different aspects of performances and in the differentiation between musicians. In future work, we plan to increase the number of musicians and the variety of rhythms and deepen the study of correlations between data delivered by the different modalities.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance musicalRitmoViolão - Instrução e estudoStrummingMultimodalidadeTécnica violonísticaRitmo musicalPerformance musicalAnálise multimodal da técnica de strumming no violãoMultimodal analysis of the strumming technique on the acoustic guitarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAnálise multimodal da técnica de strumming no violão.pdfAnálise multimodal da técnica de strumming no violão.pdfapplication/pdf6142731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42956/1/An%c3%a1lise%20multimodal%20da%20t%c3%a9cnica%20de%20strumming%20no%20viol%c3%a3o.pdfaa0a0e4fa69e3cff0c6fd4ef327c20e2MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42956/2/license_rdff9944a358a0c32770bd9bed185bb5395MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42956/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/429562022-07-05 19:16:23.588oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-07-05T22:16:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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