Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/36542 http://orcid.org/0000-0003-1104-8387 |
Resumo: | Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea questiona certas posturas de artistas e suas imagens dentro do contexto artístico atual, entendido como um conjunto complexo de valores e relações. Sob a imagem-fundo de Babel e a pluralidade de seu nome, investiga-se as obras dos artistas Doris Salcedo, com Shibboleth (2007), Teresa Margolles, com ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, com I am not me, the horse is not mine (2008), e Jorge Fonseca, com Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Por meio do estudo e da escuta/observação de seus processos irrestritos à um objeto majoritário, questiona-se: O que estaria a postura do artista e suas imagens (des)construindo? Qual seria seu estatuto: estético, filosófico, moral, social? O que essas específicas imagens podem contrair – ou trair – em relação ao(s) mundo(s) em torno de cada um desses artistas? Qual a relação entre as obras, os títulos e o contracampo dessas posturas na arte contemporânea? Afinal, a postura do artista estaria à serviço do quê? Ainda que uma pergunta leve à outra, babelicamente, a pesquisa discute ao serpentear de modo crítico e, sobretudo sensível, as propostas de arte aqui estudadas, desejando aprender uma possível maneira, entre a incerteza e a esperança, de estar-no-mundo. |
id |
UFMG_88d24b94205620b7d3edc9521e9187c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/36542 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stéphane Denis Albert René Philippe Huchethttp://lattes.cnpq.br/9400245008288091Maria Elisa Mendes MirandaBeatriz Basile da Silva RauscherAriel Ferreira CostaLuiz Guilherme de Barros Falcão Vergarahttp://lattes.cnpq.br/6411527597757239Bárbara Mól Gonçalves2021-06-23T02:38:32Z2021-06-23T02:38:32Z2020-02-18http://hdl.handle.net/1843/36542http://orcid.org/0000-0003-1104-8387Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea questiona certas posturas de artistas e suas imagens dentro do contexto artístico atual, entendido como um conjunto complexo de valores e relações. Sob a imagem-fundo de Babel e a pluralidade de seu nome, investiga-se as obras dos artistas Doris Salcedo, com Shibboleth (2007), Teresa Margolles, com ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, com I am not me, the horse is not mine (2008), e Jorge Fonseca, com Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Por meio do estudo e da escuta/observação de seus processos irrestritos à um objeto majoritário, questiona-se: O que estaria a postura do artista e suas imagens (des)construindo? Qual seria seu estatuto: estético, filosófico, moral, social? O que essas específicas imagens podem contrair – ou trair – em relação ao(s) mundo(s) em torno de cada um desses artistas? Qual a relação entre as obras, os títulos e o contracampo dessas posturas na arte contemporânea? Afinal, a postura do artista estaria à serviço do quê? Ainda que uma pergunta leve à outra, babelicamente, a pesquisa discute ao serpentear de modo crítico e, sobretudo sensível, as propostas de arte aqui estudadas, desejando aprender uma possível maneira, entre a incerteza e a esperança, de estar-no-mundo.Babel: the artist's posture in the contemporary art paradigm questions certain postures of artists and theirs images within the current artistic context, understood as a complex set of values and relationships. Under the background image of Babel and the plurality of its name, it is investigated the works of artists Doris Salcedo, with Shibboleth (2007), Teresa Margolles, with ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, with I am not me, the horse is not mine (2008), and Jorge Fonseca, with Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Through the study and listening/observation of its processes unrestricted to a majority object, it is questioned: What would be the artist's posture and his images (de)constructing? What would be its statute: aesthetic, philosophical, moral, social? What these specific images can ontract – or cheat – in relation to the world(s) surrounding each of these artists? What is the connection between the works, the titles and the counter-field of these postures in contemporary art? After all, what the artist’s posture is for? Although one question leads to another, babelically, the research discusses by critically and, above all sensitively, the art proposals studied here, wishing to learn a possible way, between uncertainty and hope, of being in the world.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESArtistas - Séc. XX-XXIArte - FilosofiaCrítica de arteArte - Aspectos sociaisArte moderna - Séc. XX-XXIArtistaArte contemporâneaImagemPosturaSingularidadeBabel: a postura do artista no paradigma da arte contemporâneainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALBabel_postura_artística__paradigma_arte_contemporânea_tese_ufmg_2021_pdfa.pdfBabel_postura_artística__paradigma_arte_contemporânea_tese_ufmg_2021_pdfa.pdfapplication/pdf8766468https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/7/Babel_postura_art%c3%adstica__paradigma_arte_contempor%c3%a2nea_tese_ufmg_2021_pdfa.pdf23240a0b411ef72362de27bc7544f90fMD57LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/8/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD58CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD551843/365422023-05-25 09:31:11.562oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-05-25T12:31:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
title |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
spellingShingle |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea Bárbara Mól Gonçalves Artista Arte contemporânea Imagem Postura Singularidade Artistas - Séc. XX-XXI Arte - Filosofia Crítica de arte Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
title_short |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
title_full |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
title_fullStr |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
title_full_unstemmed |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
title_sort |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea |
author |
Bárbara Mól Gonçalves |
author_facet |
Bárbara Mól Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9400245008288091 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria Elisa Mendes Miranda |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Beatriz Basile da Silva Rauscher |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Ariel Ferreira Costa |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergara |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6411527597757239 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bárbara Mól Gonçalves |
contributor_str_mv |
Stéphane Denis Albert René Philippe Huchet Maria Elisa Mendes Miranda Beatriz Basile da Silva Rauscher Ariel Ferreira Costa Luiz Guilherme de Barros Falcão Vergara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artista Arte contemporânea Imagem Postura Singularidade |
topic |
Artista Arte contemporânea Imagem Postura Singularidade Artistas - Séc. XX-XXI Arte - Filosofia Crítica de arte Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artistas - Séc. XX-XXI Arte - Filosofia Crítica de arte Arte - Aspectos sociais Arte moderna - Séc. XX-XXI |
description |
Babel: a postura do artista no paradigma da arte contemporânea questiona certas posturas de artistas e suas imagens dentro do contexto artístico atual, entendido como um conjunto complexo de valores e relações. Sob a imagem-fundo de Babel e a pluralidade de seu nome, investiga-se as obras dos artistas Doris Salcedo, com Shibboleth (2007), Teresa Margolles, com ¿De qué otra cosa podríamos hablar?Limpieza (2009), William Kentridge, com I am not me, the horse is not mine (2008), e Jorge Fonseca, com Fiotim – O Museu em Movimento (2015). Por meio do estudo e da escuta/observação de seus processos irrestritos à um objeto majoritário, questiona-se: O que estaria a postura do artista e suas imagens (des)construindo? Qual seria seu estatuto: estético, filosófico, moral, social? O que essas específicas imagens podem contrair – ou trair – em relação ao(s) mundo(s) em torno de cada um desses artistas? Qual a relação entre as obras, os títulos e o contracampo dessas posturas na arte contemporânea? Afinal, a postura do artista estaria à serviço do quê? Ainda que uma pergunta leve à outra, babelicamente, a pesquisa discute ao serpentear de modo crítico e, sobretudo sensível, as propostas de arte aqui estudadas, desejando aprender uma possível maneira, entre a incerteza e a esperança, de estar-no-mundo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-23T02:38:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-23T02:38:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/36542 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
http://orcid.org/0000-0003-1104-8387 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/36542 http://orcid.org/0000-0003-1104-8387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/7/Babel_postura_art%c3%adstica__paradigma_arte_contempor%c3%a2nea_tese_ufmg_2021_pdfa.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/8/license.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/36542/5/license_rdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
23240a0b411ef72362de27bc7544f90f cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589337713999872 |