Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco Antônio Barbosa de Lellis
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/35898
Resumo: A presente Tese tem por objeto de investigação os consagrados conceitos românticos Doppelgänger e Doppeltgänger, cunhados por Jean Paul Friedrich Richter (1763-1825) na obra Siebenkäs, de 1796, traduzidos por duplo, por aqueles que veem a si mesmos, por réplica, duplicata de si mesmos, sósias, gêmeos, “andante, aquele que vaga, ambulante” e, literalmente, “aquele que caminha ao lado, companheiro de estrada”, e afirmar que eles podem ser edificados como topoi, koinoí topoi (“lugares-comuns”) paradigmáticos para se analisar as obras Siebenkäs e O duplo e, concomitantemente, a ironia romântica, o gênero satírico, der Witz, o risível, o humor, a paródia – visto que Jean Paul e Dostoiévski se apropriam desses recursos literários para suas composições – e as ações das personagens principais: o advogado dos pobres Firmian Stanislaus Siebenkäs e seu amigo Hoseas Heinrich Leibgeber por um lado, e Iákov Pietróvitch Goliádkin “Sênior” e o seu outro “companheiro” Iákov Pietróvitch Goliádkin Segundo, na novela de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski (1821-1881), O duplo, por outro. O Doppelgänger, o duplo, o sósia, a réplica ou a duplicação de um outro, que está sempre lado a lado, nesses sentidos, é usado para designar aquelas personagens que veem a si mesmas especularmente, como se dispusessem de um outro de “si mesmo”, como um Doppeltgänger – So heißen Leute, die sich selber sehen (“Assim se chamam as pessoas que veem a si mesmas”) – caminhando na mesma estrada, lado a lado, em processo dialógico. A relevância das duas obras no contexto atual se concentra na estratégia que ambos os autores utilizam para apresentar suas críticas sociais, independentemente dos ambientes sociopolíticos alemão e russo, ou seja, a relevância se concentra na estratégia do Doppelgänger/Doppeltgänger, do duplo, do sósia e, por extensão, do desdobramento do eu.
id UFMG_88f93c8782b32502a024272887beb1a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/35898
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Elcio Loureiro Cornelsenhttp://lattes.cnpq.br/2420574923794536Maria Zilda Ferreira CuryConstantino Luz de MedeirosCláudia Sibylle DornbuschLuiz Barros Montezhttp://lattes.cnpq.br/1448866700270067Marco Antônio Barbosa de Lellis2021-05-05T22:06:53Z2021-05-05T22:06:53Z2021-02-26http://hdl.handle.net/1843/35898A presente Tese tem por objeto de investigação os consagrados conceitos românticos Doppelgänger e Doppeltgänger, cunhados por Jean Paul Friedrich Richter (1763-1825) na obra Siebenkäs, de 1796, traduzidos por duplo, por aqueles que veem a si mesmos, por réplica, duplicata de si mesmos, sósias, gêmeos, “andante, aquele que vaga, ambulante” e, literalmente, “aquele que caminha ao lado, companheiro de estrada”, e afirmar que eles podem ser edificados como topoi, koinoí topoi (“lugares-comuns”) paradigmáticos para se analisar as obras Siebenkäs e O duplo e, concomitantemente, a ironia romântica, o gênero satírico, der Witz, o risível, o humor, a paródia – visto que Jean Paul e Dostoiévski se apropriam desses recursos literários para suas composições – e as ações das personagens principais: o advogado dos pobres Firmian Stanislaus Siebenkäs e seu amigo Hoseas Heinrich Leibgeber por um lado, e Iákov Pietróvitch Goliádkin “Sênior” e o seu outro “companheiro” Iákov Pietróvitch Goliádkin Segundo, na novela de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski (1821-1881), O duplo, por outro. O Doppelgänger, o duplo, o sósia, a réplica ou a duplicação de um outro, que está sempre lado a lado, nesses sentidos, é usado para designar aquelas personagens que veem a si mesmas especularmente, como se dispusessem de um outro de “si mesmo”, como um Doppeltgänger – So heißen Leute, die sich selber sehen (“Assim se chamam as pessoas que veem a si mesmas”) – caminhando na mesma estrada, lado a lado, em processo dialógico. A relevância das duas obras no contexto atual se concentra na estratégia que ambos os autores utilizam para apresentar suas críticas sociais, independentemente dos ambientes sociopolíticos alemão e russo, ou seja, a relevância se concentra na estratégia do Doppelgänger/Doppeltgänger, do duplo, do sósia e, por extensão, do desdobramento do eu.This present Thesis has by object of investigation the consecrated romantic concepts Doppelgänger and Doppeltgänger, coined by Jean Paul Friedrich Richter (1763-1825) in the work Siebenkäs, of 1796, translated by double, by those who see themselves, by replica, duplicate of themselves, look-alikes, twins, “goer, the one who wanders, walker” and, literally, “the one who walks alongside, road companion”, and affirm that they can be edified as topoi, koinoí topoi (“commonplaces”) paradigmatic to analyze the works Siebenkäs and The double and, concomitantly, the romantic irony, the satirical genre, der Witz, the laughable, the humor, the parody – since Jean Paul and Dostoevsky appropriate these literary resources for their compositions – and the actions of the main characters: the lawyer of the poor Firmian Stanislaus Siebenkäs and his friend Hoseas Heinrich Leibgeber on the one hand, and Iákov Pietróvitch Goliádkin “Senior” and his other “companion” Iákov Pietróvitch Goliádkin Second, in the novel by Fyodor Mikhailovitch Dostoevsky (1821-1881), The double, for another. The Doppelgänger, the double, the look-alike, the replica or the duplication of an another, which is always side by side, in these senses, is used to designate those characters who see themselves specularly, as if they had disposed of an another “of themselves”, like a Doppeltgänger – So heißen Leute, die sich selber sehen (“That’s what people who see themselves are called”) – walking on the same road, side by side, in a dialogical process. The relevance of the two works in the current context concentrates on the strategy that both authors use to present their social criticisms, regardless of the German and Russian sociopolitical environments, in other words, the relevance concentrates on the strategy of the Doppelgänger/Doppeltgänger, of the double, the look-alike and, by extension, the unfolding of the self.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASJean Paul, 1763-1825. – Siebenkäs – Crítica e interpretaçãoDostoiévski, Fiodor, 1821-1881. – Duplo – Crítica e interpretaçãoFicção alemã – História e críticaFicção russa – História e críticaRomantismoIronia na literaturaSátira alemãSátira russaHumor na literaturaDoppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; ParódiaDoppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; ParódiaDoppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévskiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese - Marco Antônio Barbosa de Lellis - 1-2021.pdfTese - Marco Antônio Barbosa de Lellis - 1-2021.pdfapplication/pdf2261052https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35898/1/Tese%20-%20Marco%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20de%20Lellis%20-%201-2021.pdf662b0eceb478521435ad1c0760704938MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35898/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD521843/358982021-05-05 19:06:53.178oai:repositorio.ufmg.br:1843/35898TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2021-05-05T22:06:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
title Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
spellingShingle Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
Marco Antônio Barbosa de Lellis
Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
Jean Paul, 1763-1825. – Siebenkäs – Crítica e interpretação
Dostoiévski, Fiodor, 1821-1881. – Duplo – Crítica e interpretação
Ficção alemã – História e crítica
Ficção russa – História e crítica
Romantismo
Ironia na literatura
Sátira alemã
Sátira russa
Humor na literatura
title_short Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
title_full Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
title_fullStr Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
title_full_unstemmed Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
title_sort Doppelgänger/Doppeltgänger: topoi em Siebenkäs (1796), de Jean Paul Friedrich Richter e O duplo (1846), de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski
author Marco Antônio Barbosa de Lellis
author_facet Marco Antônio Barbosa de Lellis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2420574923794536
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Zilda Ferreira Cury
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Constantino Luz de Medeiros
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Cláudia Sibylle Dornbusch
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Luiz Barros Montez
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1448866700270067
dc.contributor.author.fl_str_mv Marco Antônio Barbosa de Lellis
contributor_str_mv Elcio Loureiro Cornelsen
Maria Zilda Ferreira Cury
Constantino Luz de Medeiros
Cláudia Sibylle Dornbusch
Luiz Barros Montez
dc.subject.por.fl_str_mv Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
topic Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
Doppelgänger/Doppeltgänger; Ironia Romântica; Risível; Der Witz; Sátira; Paródia
Jean Paul, 1763-1825. – Siebenkäs – Crítica e interpretação
Dostoiévski, Fiodor, 1821-1881. – Duplo – Crítica e interpretação
Ficção alemã – História e crítica
Ficção russa – História e crítica
Romantismo
Ironia na literatura
Sátira alemã
Sátira russa
Humor na literatura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Jean Paul, 1763-1825. – Siebenkäs – Crítica e interpretação
Dostoiévski, Fiodor, 1821-1881. – Duplo – Crítica e interpretação
Ficção alemã – História e crítica
Ficção russa – História e crítica
Romantismo
Ironia na literatura
Sátira alemã
Sátira russa
Humor na literatura
description A presente Tese tem por objeto de investigação os consagrados conceitos românticos Doppelgänger e Doppeltgänger, cunhados por Jean Paul Friedrich Richter (1763-1825) na obra Siebenkäs, de 1796, traduzidos por duplo, por aqueles que veem a si mesmos, por réplica, duplicata de si mesmos, sósias, gêmeos, “andante, aquele que vaga, ambulante” e, literalmente, “aquele que caminha ao lado, companheiro de estrada”, e afirmar que eles podem ser edificados como topoi, koinoí topoi (“lugares-comuns”) paradigmáticos para se analisar as obras Siebenkäs e O duplo e, concomitantemente, a ironia romântica, o gênero satírico, der Witz, o risível, o humor, a paródia – visto que Jean Paul e Dostoiévski se apropriam desses recursos literários para suas composições – e as ações das personagens principais: o advogado dos pobres Firmian Stanislaus Siebenkäs e seu amigo Hoseas Heinrich Leibgeber por um lado, e Iákov Pietróvitch Goliádkin “Sênior” e o seu outro “companheiro” Iákov Pietróvitch Goliádkin Segundo, na novela de Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski (1821-1881), O duplo, por outro. O Doppelgänger, o duplo, o sósia, a réplica ou a duplicação de um outro, que está sempre lado a lado, nesses sentidos, é usado para designar aquelas personagens que veem a si mesmas especularmente, como se dispusessem de um outro de “si mesmo”, como um Doppeltgänger – So heißen Leute, die sich selber sehen (“Assim se chamam as pessoas que veem a si mesmas”) – caminhando na mesma estrada, lado a lado, em processo dialógico. A relevância das duas obras no contexto atual se concentra na estratégia que ambos os autores utilizam para apresentar suas críticas sociais, independentemente dos ambientes sociopolíticos alemão e russo, ou seja, a relevância se concentra na estratégia do Doppelgänger/Doppeltgänger, do duplo, do sósia e, por extensão, do desdobramento do eu.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-05T22:06:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-05T22:06:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/35898
url http://hdl.handle.net/1843/35898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FALE - FACULDADE DE LETRAS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35898/1/Tese%20-%20Marco%20Ant%c3%b4nio%20Barbosa%20de%20Lellis%20-%201-2021.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/35898/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 662b0eceb478521435ad1c0760704938
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589487007105024