Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruna Lidiane Marques da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZQNR
Resumo: O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG. O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE é uma política pública de incentivo à leitura que visa a atuar na formação de leitores literários por meio da distribuição de livros de literatura feita anualmente para as escolas públicas do país. A edição de 2006 do Programa foi o objeto deste trabalho, que se guiou inicialmente por três objetivos principais: analisar a chegada dos acervos selecionados pelo Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; verificar o conhecimento que os professores tinham sobre ele e identificar os seus possíveis usos dentro de sala de aula. No decorrer da pesquisa, a possibilidade de entrevistar jovens dos anos finais do Ensino Fundamental (foco do PNBE/2006) deu oportunidade a um primeiro contato com informações a respeito dos usos dos acervos por esses jovens. Nossa pesquisa estruturou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados: um formulário aplicado aos profissionais que atuavam nas bibliotecas escolares e um roteiro de entrevistas utilizado para guiar nossas conversas com os alunos. Foram esses instrumentos que nos permitiram análises mais detidas acerca das questões às quais nos propusemos. Foi possível observar que os acervos haviam chegado de forma efetiva nas escolas, o que viabilizou o contato dos alunos com os diversos textos que o PNBE procura privilegiar. Ainda constatamos que a divulgação do Programa é falha, pois a maioria dos auxiliares não tinha conhecimento sobre suas propostas e objetivos. Este fato também ocorria com os professores, que, por sua vez, não exerciam práticas com os acervos em sala de aula. O maior achado desta pesquisa foi descobrir que, apesar de também não estarem informados sobre o Programa, os alunos estavam lendo os livros e, de acordo com nossas análises e a fala de cada um, as obras que compõem os acervos se adequam ao gosto e à prática de leitura dos jovens.
id UFMG_89d5832d70502a2b3729f778d671658a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83ZQNR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Aparecida Paiva S dos SantosSilvana Maria Pessoa de OliveiraMaria Zelia Versiani MachadoBruna Lidiane Marques da Silva2019-08-12T12:42:49Z2019-08-12T12:42:49Z2009-08-28http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZQNRO presente trabalho se insere na linha de pesquisa Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG. O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE é uma política pública de incentivo à leitura que visa a atuar na formação de leitores literários por meio da distribuição de livros de literatura feita anualmente para as escolas públicas do país. A edição de 2006 do Programa foi o objeto deste trabalho, que se guiou inicialmente por três objetivos principais: analisar a chegada dos acervos selecionados pelo Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; verificar o conhecimento que os professores tinham sobre ele e identificar os seus possíveis usos dentro de sala de aula. No decorrer da pesquisa, a possibilidade de entrevistar jovens dos anos finais do Ensino Fundamental (foco do PNBE/2006) deu oportunidade a um primeiro contato com informações a respeito dos usos dos acervos por esses jovens. Nossa pesquisa estruturou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados: um formulário aplicado aos profissionais que atuavam nas bibliotecas escolares e um roteiro de entrevistas utilizado para guiar nossas conversas com os alunos. Foram esses instrumentos que nos permitiram análises mais detidas acerca das questões às quais nos propusemos. Foi possível observar que os acervos haviam chegado de forma efetiva nas escolas, o que viabilizou o contato dos alunos com os diversos textos que o PNBE procura privilegiar. Ainda constatamos que a divulgação do Programa é falha, pois a maioria dos auxiliares não tinha conhecimento sobre suas propostas e objetivos. Este fato também ocorria com os professores, que, por sua vez, não exerciam práticas com os acervos em sala de aula. O maior achado desta pesquisa foi descobrir que, apesar de também não estarem informados sobre o Programa, os alunos estavam lendo os livros e, de acordo com nossas análises e a fala de cada um, as obras que compõem os acervos se adequam ao gosto e à prática de leitura dos jovens.The present research was done within the Education and Language field of the Post- Graduation Program of FAE/UFMG. The School Library National Program (PNBE) is a public program of reading incentive aimed at developing literary readers through the yearly distribution of literature books to public schools in Brazil. The 2006 edition of the PNBE Program was the object of this research, which was primarily guided by three main objectives: analisying if the collections selected by the program really reach the schools of the municipal system of Belo Horizonte; checking how well teachers knew about it and identifying its possible uses in the classroom. During the research, the possibility of interviewing young people in the final years of primary education (which is the focus of PNBE/2006) has permitted a first contact with information concerning the uses of the collections by these young people. Our research has been structured by means of two data collection tools: A form filled by professionals who worked at the school libraries, and an interview script used to guide our conversations with the students. These tools have allowed us to make a more accurate analysis about the concerned questions. It was possible to observe that the collections had properly reached the schools, what made possible the contact of the students with different texts that the PNBE Program aims at favoring. We have also noticed that the program advertisement is poor, because most of the professionals did not have any knowledge about its purposes and objectives. This was also common among teachers, who did not make any use of these collections in the classrooms. The most valuable conclusion of this research was to find out that, even if the students were not informed about the PNBE Program, they were reading the books and, according to our analysis and their testimonials, the works that make part of the collections are adapted to the likes and reading practices of young people.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraBibliotecas escolaresEducaçãoEducação e EstadoLeitores e leituraJovens leitoresRede Minicipal de Ensino de Belo HorizontePrograma Nacional de Biblioteca na EscolaPrograma Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___bruna_lidiane_marques_da_silva.pdfapplication/pdf170614482https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZQNR/1/disserta__o___bruna_lidiane_marques_da_silva.pdf2e7d6b42c6eb06cf78b910c6bfc7ac81MD511843/FAEC-83ZQNR2019-08-12 09:42:49.481oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-83ZQNRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-12T12:42:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
title Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
spellingShingle Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
Bruna Lidiane Marques da Silva
Jovens leitores
Rede Minicipal de Ensino de Belo Horizonte
Programa Nacional de Biblioteca na Escola
Leitura
Bibliotecas escolares
Educação
Educação e Estado
Leitores e leitura
title_short Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
title_full Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
title_fullStr Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
title_full_unstemmed Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
title_sort Programa Nacional Biblioteca da Escola - Edição 2006: a chegada dos acervos na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e a leitura de obras por jovens leitores
author Bruna Lidiane Marques da Silva
author_facet Bruna Lidiane Marques da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silvana Maria Pessoa de Oliveira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria Zelia Versiani Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruna Lidiane Marques da Silva
contributor_str_mv Maria Aparecida Paiva S dos Santos
Silvana Maria Pessoa de Oliveira
Maria Zelia Versiani Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens leitores
Rede Minicipal de Ensino de Belo Horizonte
Programa Nacional de Biblioteca na Escola
topic Jovens leitores
Rede Minicipal de Ensino de Belo Horizonte
Programa Nacional de Biblioteca na Escola
Leitura
Bibliotecas escolares
Educação
Educação e Estado
Leitores e leitura
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Leitura
Bibliotecas escolares
Educação
Educação e Estado
Leitores e leitura
description O presente trabalho se insere na linha de pesquisa Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação da FAE/UFMG. O Programa Nacional Biblioteca da Escola PNBE é uma política pública de incentivo à leitura que visa a atuar na formação de leitores literários por meio da distribuição de livros de literatura feita anualmente para as escolas públicas do país. A edição de 2006 do Programa foi o objeto deste trabalho, que se guiou inicialmente por três objetivos principais: analisar a chegada dos acervos selecionados pelo Programa nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte; verificar o conhecimento que os professores tinham sobre ele e identificar os seus possíveis usos dentro de sala de aula. No decorrer da pesquisa, a possibilidade de entrevistar jovens dos anos finais do Ensino Fundamental (foco do PNBE/2006) deu oportunidade a um primeiro contato com informações a respeito dos usos dos acervos por esses jovens. Nossa pesquisa estruturou-se por meio de dois instrumentos de coleta de dados: um formulário aplicado aos profissionais que atuavam nas bibliotecas escolares e um roteiro de entrevistas utilizado para guiar nossas conversas com os alunos. Foram esses instrumentos que nos permitiram análises mais detidas acerca das questões às quais nos propusemos. Foi possível observar que os acervos haviam chegado de forma efetiva nas escolas, o que viabilizou o contato dos alunos com os diversos textos que o PNBE procura privilegiar. Ainda constatamos que a divulgação do Programa é falha, pois a maioria dos auxiliares não tinha conhecimento sobre suas propostas e objetivos. Este fato também ocorria com os professores, que, por sua vez, não exerciam práticas com os acervos em sala de aula. O maior achado desta pesquisa foi descobrir que, apesar de também não estarem informados sobre o Programa, os alunos estavam lendo os livros e, de acordo com nossas análises e a fala de cada um, as obras que compõem os acervos se adequam ao gosto e à prática de leitura dos jovens.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-08-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T12:42:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T12:42:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZQNR
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-83ZQNR
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-83ZQNR/1/disserta__o___bruna_lidiane_marques_da_silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e7d6b42c6eb06cf78b910c6bfc7ac81
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676776237170688