As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Aparecida de Jesus
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37
Resumo: Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar.
id UFMG_b304f26a33f4834c646226839b96fca8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6R37
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Flor de Maio Barbosa BenficaAna Aparecida de Jesus2019-08-10T21:34:25Z2019-08-10T21:34:25Z2012-07-14http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoLeituraBibliotecas escolaresLeituraLeitor e AlunosAs várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/bibliotecainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdfapplication/pdf344448https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/1/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf2254ac31b5f759b761113aeefc8c09ceMD51TEXTtcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txttcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain73298https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/2/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txt2d06627e4e66b445a90bc9d7fb30d25dMD521843/VRNS-9N6R372019-11-14 06:46:37.229oai:repositorio.ufmg.br:1843/VRNS-9N6R37Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:46:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
title As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
spellingShingle As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
Ana Aparecida de Jesus
Leitura
Leitor e Alunos
Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
title_short As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
title_full As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
title_fullStr As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
title_full_unstemmed As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
title_sort As várias formas de se trabalhar a leitura objetivando a formação do leitor: a integração sala de aula/biblioteca
author Ana Aparecida de Jesus
author_facet Ana Aparecida de Jesus
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.contributor.author.fl_str_mv Ana Aparecida de Jesus
contributor_str_mv Maria Flor de Maio Barbosa Benfica
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Leitor e Alunos
topic Leitura
Leitor e Alunos
Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Leitura
Bibliotecas escolares
description Realizou-se neste estudo, uma pesquisa tendo como propósito verificar se quando a escolha do livro, em especial,o literário,é feita de maneira livre, sem a intervenção do professor ou com algum objetivo didático, aumenta o número de leitores. Nesse sentido, busca-se entender quais fatores são cruciais para a formação de um leitor. O que motivou essa investigação foi a falta de interesse dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Isaura Santos (EMPIS) pela leitura, dos anos finais do 3° ciclo, que neste quesito supera os dasséries iniciais. Através da aplicação de um questionário aos alunos supracitados chegou-se a conclusão de que, além da influência da família na formação do leitor, a escola exerce um papel primordial na condução do aluno para que este se torne um leitor que lê, de tudo, e com prazer. Observou-se que muitos estudantes, quando leem fazem isso mais por obrigação ou necessidade.Entretanto, muitas vezes, épreciso que se leia mesmo que sem prazer, pois a leitura é uma exigência da sociedade, é uma maneira de conquistarmos nossa autonomia. Por isso, é preciso que a escola crie situações de ensino voltadas para a construção do leitor competente capaz de compreender, interpretar, interferir, interagir com o texto. Tendo em vista identificar possíveis causas e buscar possíveis soluções para o fomento da leitura, é que foi desenvolvido um projeto, A Temporada do Amor, naescola citada, evento que envolveu toda a comunidade escolar.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-07-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T21:34:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T21:34:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37
url http://hdl.handle.net/1843/VRNS-9N6R37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/1/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VRNS-9N6R37/2/tcc_ana_aparecida_de_jesus_14_07_2012.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2254ac31b5f759b761113aeefc8c09ce
2d06627e4e66b445a90bc9d7fb30d25d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589264229793792