O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/34044 |
Resumo: | O gótico literário se afirma como projeto estético que, desde sua origem no século 18, coloca em cena e explora ansiedades e interditos culturais, sobretudo os que se instalam na esfera familiar. Esta pesquisa investiga de que maneira os autores William Faulkner (1897-1962) e Lúcio Cardoso (1912-1968) atualizam o inventário temático-formal da literatura gótica em suas obras Absalão, Absalão! (1936) e Crônica da casa assassinada (1959), ao denunciarem pontos de vulnerabilidade que, quando atacados, culminam no desmantelamento de ordens familiares apegadas à tradição. Dentre todos os tipos e temas góticos reformulados pelos romancistas, reservamos centralidade à figura do herói-vilão e ao motivo da vingança. Sustentamos a hipótese de que Thomas Sutpen e Demétrio Meneses são os heróis-vilões responsáveis por deformarem o contexto familiar em claustrofóbico perímetro marcado pela opressão, investigada em sua dinâmica e em suas múltiplas formas. Construídas por meio de pacto representacional realista, as obras-primas dos romancistas encenam múltiplas formas de violência factual e simbólica, denunciadas como reverberantes vórtices de destruição e legitimadas pelo discurso da cultura. |
id |
UFMG_8a1bc25b44167929c993aed5d7d7afb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/34044 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Julio Cesar Jehahttp://lattes.cnpq.br/4258903462581090Georg OtteLuciana Moura Colucci de CamargoFernando Monteiro de Barros JuniorJúlio César França Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0135536711792989Rogério Lobo Sáber2020-08-21T15:13:51Z2020-08-21T15:13:51Z2020-06-05http://hdl.handle.net/1843/34044O gótico literário se afirma como projeto estético que, desde sua origem no século 18, coloca em cena e explora ansiedades e interditos culturais, sobretudo os que se instalam na esfera familiar. Esta pesquisa investiga de que maneira os autores William Faulkner (1897-1962) e Lúcio Cardoso (1912-1968) atualizam o inventário temático-formal da literatura gótica em suas obras Absalão, Absalão! (1936) e Crônica da casa assassinada (1959), ao denunciarem pontos de vulnerabilidade que, quando atacados, culminam no desmantelamento de ordens familiares apegadas à tradição. Dentre todos os tipos e temas góticos reformulados pelos romancistas, reservamos centralidade à figura do herói-vilão e ao motivo da vingança. Sustentamos a hipótese de que Thomas Sutpen e Demétrio Meneses são os heróis-vilões responsáveis por deformarem o contexto familiar em claustrofóbico perímetro marcado pela opressão, investigada em sua dinâmica e em suas múltiplas formas. Construídas por meio de pacto representacional realista, as obras-primas dos romancistas encenam múltiplas formas de violência factual e simbólica, denunciadas como reverberantes vórtices de destruição e legitimadas pelo discurso da cultura.The literary Gothic consolidates its position as an aesthetical project that, since its origin back in the 18th century, stages and explores cultural anxieties and interdicts, mainly those installed within the familiar boundaries. This dissertation examines how the novelists William Faulkner (1897-1962) and Lúcio Cardoso bring the formal and thematic inventory of Gothic literature up to date in their works Absalom, Absalom! (1936) and Chronicle of the murdered house (1959). The writers denounce points of familiar vulnerability that, once attacked, culminate in the shattering of orders attached to tradition. Among all the Gothic types and themes that the novelists reshape, we grant a central role to the hero-villain and to the literary motive of revenge. We claim that Thomas Sutpen and Demétrio Meneses are the hero-villains in charge of distorting the familiar context into a claustrophobic perimeter marked by oppression, examined in its dynamics and multiple forms. Supported by a realistic representational pact, the books stage multiple forms of factual and symbolic violence, denounced as resounding vortices of destruction and legitimated by the cultural discourse.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLiteratura gótica – História e críticaFaulkner, William, 1897-1962 .– Absalão, Absalão! – Crítica e interpretaçãoCardoso, Lúcio, 1912-1968. – Crônica da casa assassinada – Crítica e interpretaçãoLiteratura comparada – Americana e brasileiraLiteratura comparada – Brasileira e americanaMedo na literaturaViolência na literaturaVingança na literaturaFamílias na literaturaGótico literárioGótico familiarOpressãoWilliam FaulknerLúcio CardosoO gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALUFMG_Saber2020_RUFMG.pdfUFMG_Saber2020_RUFMG.pdfRogerio_Saber_2020application/pdf1730196https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/1/UFMG_Saber2020_RUFMG.pdfcc6fb2722abd027efd891a683af5ac02MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/340442020-08-21 12:13:51.407oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-08-21T15:13:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
title |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
spellingShingle |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão Rogério Lobo Sáber Gótico literário Gótico familiar Opressão William Faulkner Lúcio Cardoso Literatura gótica – História e crítica Faulkner, William, 1897-1962 .– Absalão, Absalão! – Crítica e interpretação Cardoso, Lúcio, 1912-1968. – Crônica da casa assassinada – Crítica e interpretação Literatura comparada – Americana e brasileira Literatura comparada – Brasileira e americana Medo na literatura Violência na literatura Vingança na literatura Famílias na literatura |
title_short |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
title_full |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
title_fullStr |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
title_full_unstemmed |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
title_sort |
O gótico familiar de William Faulkner e Lúcio Cardoso: formas e dinâmica da opressão |
author |
Rogério Lobo Sáber |
author_facet |
Rogério Lobo Sáber |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Julio Cesar Jeha |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4258903462581090 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Georg Otte |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciana Moura Colucci de Camargo |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Fernando Monteiro de Barros Junior |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Júlio César França Pereira |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0135536711792989 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rogério Lobo Sáber |
contributor_str_mv |
Julio Cesar Jeha Georg Otte Luciana Moura Colucci de Camargo Fernando Monteiro de Barros Junior Júlio César França Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gótico literário Gótico familiar Opressão William Faulkner Lúcio Cardoso |
topic |
Gótico literário Gótico familiar Opressão William Faulkner Lúcio Cardoso Literatura gótica – História e crítica Faulkner, William, 1897-1962 .– Absalão, Absalão! – Crítica e interpretação Cardoso, Lúcio, 1912-1968. – Crônica da casa assassinada – Crítica e interpretação Literatura comparada – Americana e brasileira Literatura comparada – Brasileira e americana Medo na literatura Violência na literatura Vingança na literatura Famílias na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Literatura gótica – História e crítica Faulkner, William, 1897-1962 .– Absalão, Absalão! – Crítica e interpretação Cardoso, Lúcio, 1912-1968. – Crônica da casa assassinada – Crítica e interpretação Literatura comparada – Americana e brasileira Literatura comparada – Brasileira e americana Medo na literatura Violência na literatura Vingança na literatura Famílias na literatura |
description |
O gótico literário se afirma como projeto estético que, desde sua origem no século 18, coloca em cena e explora ansiedades e interditos culturais, sobretudo os que se instalam na esfera familiar. Esta pesquisa investiga de que maneira os autores William Faulkner (1897-1962) e Lúcio Cardoso (1912-1968) atualizam o inventário temático-formal da literatura gótica em suas obras Absalão, Absalão! (1936) e Crônica da casa assassinada (1959), ao denunciarem pontos de vulnerabilidade que, quando atacados, culminam no desmantelamento de ordens familiares apegadas à tradição. Dentre todos os tipos e temas góticos reformulados pelos romancistas, reservamos centralidade à figura do herói-vilão e ao motivo da vingança. Sustentamos a hipótese de que Thomas Sutpen e Demétrio Meneses são os heróis-vilões responsáveis por deformarem o contexto familiar em claustrofóbico perímetro marcado pela opressão, investigada em sua dinâmica e em suas múltiplas formas. Construídas por meio de pacto representacional realista, as obras-primas dos romancistas encenam múltiplas formas de violência factual e simbólica, denunciadas como reverberantes vórtices de destruição e legitimadas pelo discurso da cultura. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-08-21T15:13:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-08-21T15:13:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/34044 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/34044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
FALE - FACULDADE DE LETRAS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/1/UFMG_Saber2020_RUFMG.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34044/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cc6fb2722abd027efd891a683af5ac02 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab 34badce4be7e31e3adb4575ae96af679 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589243898953728 |