Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Vinicius Mendes Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6HU2
Resumo: A dinâmica nos condutos de admissão em motores de combustão interna envolve grandezas tais como o comprimento, diâmetro, a rotação do eixo comando de válvulas e demais geometrias e acessórios existentes. Os movimentos alternativos das válvulas de admissão e do pistão produzem fenômenos de geração de ondas de pressão que sepropagam pelo conduto. Tais ondas, se oportunamente aproveitadas, podem aumentar a quantidade de massa de ar admitida. No presente trabalho é desenvolvido o projeto e o controle eletrônico de um ressonador de volume variável, visando o aumento de massa dear admitida no motor. Também é apresentada uma metodologia completa para aproveitamento dos efeitos pulsantes que se propagam pelo conduto de admissão. Um estudo experimental dos volumes requeridos e do melhor posicionamento do ressonador no conduto de admissão foi realizado em banco de fluxo, objetivando analisar sua influência na quantidade de massa de ar admitida pelo cilindro. Após a implementação do controle eletrônico foram realizados testes dinâmicos no banco de fluxo para avaliar a resposta do ressonador eletrônico para os volumes requeridos. Foi avaliado o desempenho do ressonador em dinamômetro de bancada e obtida as curvas características do motor com o ressonador instalado antes e depois da borboleta de controle de carga de um motor de produção seriada. Os resultados mostram o melhor posicionamento e a viabilidade da utilização de um ressonador eletrônico que permita, para cada rotação e carga do motor, ajustar a sintonia com as ondas de pressão no sistema de admissão, de forma a obter ganhos de desempenho para todos os regimes de rotação do motor em plena carga.
id UFMG_8a37195b1ad8cf9c6158b44a94dcb160
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MDAD-7W6HU2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Ramon Molina ValleSergio de Morais HanriotFabricio Jose Pacheco PujattiRudolf HuebnerLUBEN CABEZAS GÓMEZHORÁCIO ANTONIO VIELMOLeonardo Vinicius Mendes Pereira2019-08-13T01:39:37Z2019-08-13T01:39:37Z2008-12-19http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6HU2A dinâmica nos condutos de admissão em motores de combustão interna envolve grandezas tais como o comprimento, diâmetro, a rotação do eixo comando de válvulas e demais geometrias e acessórios existentes. Os movimentos alternativos das válvulas de admissão e do pistão produzem fenômenos de geração de ondas de pressão que sepropagam pelo conduto. Tais ondas, se oportunamente aproveitadas, podem aumentar a quantidade de massa de ar admitida. No presente trabalho é desenvolvido o projeto e o controle eletrônico de um ressonador de volume variável, visando o aumento de massa dear admitida no motor. Também é apresentada uma metodologia completa para aproveitamento dos efeitos pulsantes que se propagam pelo conduto de admissão. Um estudo experimental dos volumes requeridos e do melhor posicionamento do ressonador no conduto de admissão foi realizado em banco de fluxo, objetivando analisar sua influência na quantidade de massa de ar admitida pelo cilindro. Após a implementação do controle eletrônico foram realizados testes dinâmicos no banco de fluxo para avaliar a resposta do ressonador eletrônico para os volumes requeridos. Foi avaliado o desempenho do ressonador em dinamômetro de bancada e obtida as curvas características do motor com o ressonador instalado antes e depois da borboleta de controle de carga de um motor de produção seriada. Os resultados mostram o melhor posicionamento e a viabilidade da utilização de um ressonador eletrônico que permita, para cada rotação e carga do motor, ajustar a sintonia com as ondas de pressão no sistema de admissão, de forma a obter ganhos de desempenho para todos os regimes de rotação do motor em plena carga.The dynamic of intake manifold admission on internal combustion engines involves parameters such as length, diameter, camshaft rotation and other geometries and accessories. The alternative movements of the admission valves and piston produce the phenomena of generation of pressure waves that spread through the conduit. Such waves, if well used, can increase the air mass quantity admitted. In the present work it is developed the project and the electronic control of a resonator of variable volume, with the main goal to increase the volume of air admitted by the engine. It is also presented a complete methodology to use the pulsing effects spreading through the admission conduct. An experimental analysis of the requested valves and resonator position in the intake conduits was evaluated in flow bench, aiming its influence in the amount of mass air admitted by the cylinder. After implementation of the electronic control dynamics tests were performed in flow bench, to evaluate the performance of electronic resonator to the required volume. The resonators performance has been evaluated on a bench dynamometer. The characteristics curves were obtained from the engine with the resonator installed before and after the throttle. The results show the best position and feasibility of using an electronic resonator enabling, for each engine rotation and load, adjust the pressure waves on intake manifold, therefore improving the engine performance for all engine rotations at full load condition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotores de combustão internaEngenharia mecanicaConduto de admissãoMotor de combustão internaHelmholtzRessonador deEstudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_15_03_09.pdfapplication/pdf12675249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/1/tese_final_15_03_09.pdf9b0dd656c6a4ae09238c72a03770f3a9MD51TEXTtese_final_15_03_09.pdf.txttese_final_15_03_09.pdf.txtExtracted texttext/plain356092https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/2/tese_final_15_03_09.pdf.txtcf3aec41d4309875aaada599d9d379b7MD521843/MDAD-7W6HU22019-11-14 20:37:20.46oai:repositorio.ufmg.br:1843/MDAD-7W6HU2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
title Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
spellingShingle Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
Leonardo Vinicius Mendes Pereira
Conduto de admissão
Motor de combustão interna
Helmholtz
Ressonador de
Motores de combustão interna
Engenharia mecanica
title_short Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
title_full Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
title_fullStr Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
title_full_unstemmed Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
title_sort Estudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão interna
author Leonardo Vinicius Mendes Pereira
author_facet Leonardo Vinicius Mendes Pereira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramon Molina Valle
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Sergio de Morais Hanriot
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabricio Jose Pacheco Pujatti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rudolf Huebner
dc.contributor.referee3.fl_str_mv LUBEN CABEZAS GÓMEZ
dc.contributor.referee4.fl_str_mv HORÁCIO ANTONIO VIELMO
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Vinicius Mendes Pereira
contributor_str_mv Ramon Molina Valle
Sergio de Morais Hanriot
Fabricio Jose Pacheco Pujatti
Rudolf Huebner
LUBEN CABEZAS GÓMEZ
HORÁCIO ANTONIO VIELMO
dc.subject.por.fl_str_mv Conduto de admissão
Motor de combustão interna
Helmholtz
Ressonador de
topic Conduto de admissão
Motor de combustão interna
Helmholtz
Ressonador de
Motores de combustão interna
Engenharia mecanica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Motores de combustão interna
Engenharia mecanica
description A dinâmica nos condutos de admissão em motores de combustão interna envolve grandezas tais como o comprimento, diâmetro, a rotação do eixo comando de válvulas e demais geometrias e acessórios existentes. Os movimentos alternativos das válvulas de admissão e do pistão produzem fenômenos de geração de ondas de pressão que sepropagam pelo conduto. Tais ondas, se oportunamente aproveitadas, podem aumentar a quantidade de massa de ar admitida. No presente trabalho é desenvolvido o projeto e o controle eletrônico de um ressonador de volume variável, visando o aumento de massa dear admitida no motor. Também é apresentada uma metodologia completa para aproveitamento dos efeitos pulsantes que se propagam pelo conduto de admissão. Um estudo experimental dos volumes requeridos e do melhor posicionamento do ressonador no conduto de admissão foi realizado em banco de fluxo, objetivando analisar sua influência na quantidade de massa de ar admitida pelo cilindro. Após a implementação do controle eletrônico foram realizados testes dinâmicos no banco de fluxo para avaliar a resposta do ressonador eletrônico para os volumes requeridos. Foi avaliado o desempenho do ressonador em dinamômetro de bancada e obtida as curvas características do motor com o ressonador instalado antes e depois da borboleta de controle de carga de um motor de produção seriada. Os resultados mostram o melhor posicionamento e a viabilidade da utilização de um ressonador eletrônico que permita, para cada rotação e carga do motor, ajustar a sintonia com as ondas de pressão no sistema de admissão, de forma a obter ganhos de desempenho para todos os regimes de rotação do motor em plena carga.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-12-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T01:39:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T01:39:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6HU2
url http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6HU2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/1/tese_final_15_03_09.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/2/tese_final_15_03_09.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9b0dd656c6a4ae09238c72a03770f3a9
cf3aec41d4309875aaada599d9d379b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589237956673536