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Ramon Molina ValleSergio de Morais HanriotFabricio Jose Pacheco PujattiRudolf HuebnerLUBEN CABEZAS GÓMEZHORÁCIO ANTONIO VIELMOLeonardo Vinicius Mendes Pereira2019-08-13T01:39:37Z2019-08-13T01:39:37Z2008-12-19http://hdl.handle.net/1843/MDAD-7W6HU2A dinâmica nos condutos de admissão em motores de combustão interna envolve grandezas tais como o comprimento, diâmetro, a rotação do eixo comando de válvulas e demais geometrias e acessórios existentes. Os movimentos alternativos das válvulas de admissão e do pistão produzem fenômenos de geração de ondas de pressão que sepropagam pelo conduto. Tais ondas, se oportunamente aproveitadas, podem aumentar a quantidade de massa de ar admitida. No presente trabalho é desenvolvido o projeto e o controle eletrônico de um ressonador de volume variável, visando o aumento de massa dear admitida no motor. Também é apresentada uma metodologia completa para aproveitamento dos efeitos pulsantes que se propagam pelo conduto de admissão. Um estudo experimental dos volumes requeridos e do melhor posicionamento do ressonador no conduto de admissão foi realizado em banco de fluxo, objetivando analisar sua influência na quantidade de massa de ar admitida pelo cilindro. Após a implementação do controle eletrônico foram realizados testes dinâmicos no banco de fluxo para avaliar a resposta do ressonador eletrônico para os volumes requeridos. Foi avaliado o desempenho do ressonador em dinamômetro de bancada e obtida as curvas características do motor com o ressonador instalado antes e depois da borboleta de controle de carga de um motor de produção seriada. Os resultados mostram o melhor posicionamento e a viabilidade da utilização de um ressonador eletrônico que permita, para cada rotação e carga do motor, ajustar a sintonia com as ondas de pressão no sistema de admissão, de forma a obter ganhos de desempenho para todos os regimes de rotação do motor em plena carga.The dynamic of intake manifold admission on internal combustion engines involves parameters such as length, diameter, camshaft rotation and other geometries and accessories. The alternative movements of the admission valves and piston produce the phenomena of generation of pressure waves that spread through the conduit. Such waves, if well used, can increase the air mass quantity admitted. In the present work it is developed the project and the electronic control of a resonator of variable volume, with the main goal to increase the volume of air admitted by the engine. It is also presented a complete methodology to use the pulsing effects spreading through the admission conduct. An experimental analysis of the requested valves and resonator position in the intake conduits was evaluated in flow bench, aiming its influence in the amount of mass air admitted by the cylinder. After implementation of the electronic control dynamics tests were performed in flow bench, to evaluate the performance of electronic resonator to the required volume. The resonators performance has been evaluated on a bench dynamometer. The characteristics curves were obtained from the engine with the resonator installed before and after the throttle. The results show the best position and feasibility of using an electronic resonator enabling, for each engine rotation and load, adjust the pressure waves on intake manifold, therefore improving the engine performance for all engine rotations at full load condition.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMotores de combustão internaEngenharia mecanicaConduto de admissãoMotor de combustão internaHelmholtzRessonador deEstudo experimental da influência de um ressonador de volume variável na massa de ar admitida por um motor de combustão internainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_15_03_09.pdfapplication/pdf12675249https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/1/tese_final_15_03_09.pdf9b0dd656c6a4ae09238c72a03770f3a9MD51TEXTtese_final_15_03_09.pdf.txttese_final_15_03_09.pdf.txtExtracted texttext/plain356092https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MDAD-7W6HU2/2/tese_final_15_03_09.pdf.txtcf3aec41d4309875aaada599d9d379b7MD521843/MDAD-7W6HU22019-11-14 20:37:20.46oai:repositorio.ufmg.br:1843/MDAD-7W6HU2Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:37:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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