Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6U |
Resumo: | O presente trabalho enfoca a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. O reforço da autonomia da escola deve ser definido levando em conta as diferentes dimensões das políticas educativas. A autonomia das escolas é sempre uma autonomia relativa, uma vez que é condicionada pelos poderes públicos e pelo contexto em que se efetiva. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de construção da gestão participativa na ETSUS-PI, e como objetivos específicos, identificar os mecanismos de gestão participativa da ETSUS PI; garantir progressivos graus de autonomia para a efetivação de processos de gestão participativa, implementar a gestão participativa na a prática educativa baseada na proposta do PPP. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: como envolver os diversos segmentos na gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí ETSUS? Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tentando buscar informações sobre a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. A conclusão mais incisiva é que a percepção dos gestores escolares sobre boa administração escolar a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções hierarquia de funções, normas eregulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo. Esse é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar. |
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Adriane VieiraSelme Silqueira de MatosMaria Alzenir da Silva Gomes Araujo2019-08-13T05:01:14Z2019-08-13T05:01:14Z2013-08-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6UO presente trabalho enfoca a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. O reforço da autonomia da escola deve ser definido levando em conta as diferentes dimensões das políticas educativas. A autonomia das escolas é sempre uma autonomia relativa, uma vez que é condicionada pelos poderes públicos e pelo contexto em que se efetiva. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de construção da gestão participativa na ETSUS-PI, e como objetivos específicos, identificar os mecanismos de gestão participativa da ETSUS PI; garantir progressivos graus de autonomia para a efetivação de processos de gestão participativa, implementar a gestão participativa na a prática educativa baseada na proposta do PPP. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: como envolver os diversos segmentos na gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí ETSUS? Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tentando buscar informações sobre a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. A conclusão mais incisiva é que a percepção dos gestores escolares sobre boa administração escolar a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções hierarquia de funções, normas eregulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo. Esse é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar.This paper focuses on the importance of participatory management of technical school SUS Piauí - ETSUS. The strengthening of school autonomy must be defined taking into account the different dimensions of education policies. The "school autonomy" is always a relative autonomy, since it is conditioned by the authorities and by the context in which it is effective. The research aimed to analyze the process of construction of participative management in ETSUS-PI, and specific objectives, identify the mechanisms of participatory management ETSUS - PI; ensureprogressive degrees of autonomy for effective participatory management processes, implement participatory management in educational practice based on the proposal of the PPP. The main question on which this research was based on concerns: how to involve the various segments in the participatory management of the Technical School of SUS in Piauí - ETSUS? This work was conducted through literature search, trying to find information on the importance of participatory management of technicalschool SUS Piauí - ETSUS. The conclusion is that the more incisive perception of school managers about good school administration school organization is taken as an objective reality, neutral technique, which works reasonably, so it can be planned, organized and controlled in order to achieve higher rates of effectiveness and efficiency. Schools that operate in this model give much weight to the organizational structure: chart positions and functions hierarchy of functions, rules and regulations, centralization of decisions, low level of participation of people working in the organization, action plans made from the top down. This is the most common model of functioning of the school organization.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalGestãoEscola Técnica do SUSParticipativaGestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdfapplication/pdf369556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/1/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdfc025703089bdb4214fd6d08150e6e5e5MD51TEXTmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txtmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain73261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/2/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txt7f79bf61f45d1bc16ed6f8f7633d75cdMD521843/BUBD-9KRQ6U2019-11-14 21:18:14.136oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRQ6URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:18:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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