Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Alzenir da Silva Gomes Araujo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6U
Resumo: O presente trabalho enfoca a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. O reforço da autonomia da escola deve ser definido levando em conta as diferentes dimensões das políticas educativas. A autonomia das escolas é sempre uma autonomia relativa, uma vez que é condicionada pelos poderes públicos e pelo contexto em que se efetiva. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de construção da gestão participativa na ETSUS-PI, e como objetivos específicos, identificar os mecanismos de gestão participativa da ETSUS PI; garantir progressivos graus de autonomia para a efetivação de processos de gestão participativa, implementar a gestão participativa na a prática educativa baseada na proposta do PPP. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: como envolver os diversos segmentos na gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí ETSUS? Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tentando buscar informações sobre a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. A conclusão mais incisiva é que a percepção dos gestores escolares sobre boa administração escolar a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções hierarquia de funções, normas eregulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo. Esse é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar.
id UFMG_8ae61f771121fcb49d088074980f353b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRQ6U
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adriane VieiraSelme Silqueira de MatosMaria Alzenir da Silva Gomes Araujo2019-08-13T05:01:14Z2019-08-13T05:01:14Z2013-08-07http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6UO presente trabalho enfoca a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. O reforço da autonomia da escola deve ser definido levando em conta as diferentes dimensões das políticas educativas. A autonomia das escolas é sempre uma autonomia relativa, uma vez que é condicionada pelos poderes públicos e pelo contexto em que se efetiva. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de construção da gestão participativa na ETSUS-PI, e como objetivos específicos, identificar os mecanismos de gestão participativa da ETSUS PI; garantir progressivos graus de autonomia para a efetivação de processos de gestão participativa, implementar a gestão participativa na a prática educativa baseada na proposta do PPP. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: como envolver os diversos segmentos na gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí ETSUS? Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tentando buscar informações sobre a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. A conclusão mais incisiva é que a percepção dos gestores escolares sobre boa administração escolar a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções hierarquia de funções, normas eregulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo. Esse é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar.This paper focuses on the importance of participatory management of technical school SUS Piauí - ETSUS. The strengthening of school autonomy must be defined taking into account the different dimensions of education policies. The "school autonomy" is always a relative autonomy, since it is conditioned by the authorities and by the context in which it is effective. The research aimed to analyze the process of construction of participative management in ETSUS-PI, and specific objectives, identify the mechanisms of participatory management ETSUS - PI; ensureprogressive degrees of autonomy for effective participatory management processes, implement participatory management in educational practice based on the proposal of the PPP. The main question on which this research was based on concerns: how to involve the various segments in the participatory management of the Technical School of SUS in Piauí - ETSUS? This work was conducted through literature search, trying to find information on the importance of participatory management of technicalschool SUS Piauí - ETSUS. The conclusion is that the more incisive perception of school managers about good school administration school organization is taken as an objective reality, neutral technique, which works reasonably, so it can be planned, organized and controlled in order to achieve higher rates of effectiveness and efficiency. Schools that operate in this model give much weight to the organizational structure: chart positions and functions hierarchy of functions, rules and regulations, centralization of decisions, low level of participation of people working in the organization, action plans made from the top down. This is the most common model of functioning of the school organization.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalGestãoEscola Técnica do SUSParticipativaGestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdfapplication/pdf369556https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/1/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdfc025703089bdb4214fd6d08150e6e5e5MD51TEXTmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txtmaria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain73261https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/2/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txt7f79bf61f45d1bc16ed6f8f7633d75cdMD521843/BUBD-9KRQ6U2019-11-14 21:18:14.136oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9KRQ6URepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:18:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
title Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
spellingShingle Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
Maria Alzenir da Silva Gomes Araujo
Gestão
Escola Técnica do SUS
Participativa
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
title_short Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
title_full Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
title_fullStr Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
title_full_unstemmed Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
title_sort Gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí - ETSUS
author Maria Alzenir da Silva Gomes Araujo
author_facet Maria Alzenir da Silva Gomes Araujo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriane Vieira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Selme Silqueira de Matos
dc.contributor.author.fl_str_mv Maria Alzenir da Silva Gomes Araujo
contributor_str_mv Adriane Vieira
Selme Silqueira de Matos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão
Escola Técnica do SUS
Participativa
topic Gestão
Escola Técnica do SUS
Participativa
Educação em enfermagem
Capacitação profissional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em enfermagem
Capacitação profissional
description O presente trabalho enfoca a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. O reforço da autonomia da escola deve ser definido levando em conta as diferentes dimensões das políticas educativas. A autonomia das escolas é sempre uma autonomia relativa, uma vez que é condicionada pelos poderes públicos e pelo contexto em que se efetiva. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o processo de construção da gestão participativa na ETSUS-PI, e como objetivos específicos, identificar os mecanismos de gestão participativa da ETSUS PI; garantir progressivos graus de autonomia para a efetivação de processos de gestão participativa, implementar a gestão participativa na a prática educativa baseada na proposta do PPP. A questão norteadora na qual esta pesquisa baseou-se diz respeito à: como envolver os diversos segmentos na gestão participativa da Escola Técnica do SUS no Piauí ETSUS? Este trabalho foi realizado mediante pesquisa bibliográfica, tentando buscar informações sobre a importância da gestão participativa da escola técnica do SUS no Piauí ETSUS. A conclusão mais incisiva é que a percepção dos gestores escolares sobre boa administração escolar a organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções hierarquia de funções, normas eregulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo. Esse é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T05:01:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T05:01:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6U
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRQ6U
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/1/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9KRQ6U/2/maria_alzenir_da_silva_gomes_ara_jo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c025703089bdb4214fd6d08150e6e5e5
7f79bf61f45d1bc16ed6f8f7633d75cd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589326687174656