Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosilda Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PQA
Resumo: No presente trabalho tem-se como foco principal apresentar uma proposta de intervenção, visando a elaboração de um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito da Escola Técnica do SUS de Rondônia, denominado de Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (CETAS). Para essa compreensão realizou-se um breve histórico da Educação Profissional na Área da Saúde, atrelada à criação das Escolas Técnicas do SUS, cuja finalidade consiste na formação local dos trabalhadores nessa área, para que estes se tornem cidadãos críticos-reflexivos e autônimos quanto às concepções do SUS. A justificativa para a referida intervenção foi nas dimensões pessoal, institucional e social. No Referencial Teórico buscou-se a contribuição de vários autores com conceitos, importância e benefícios que a avaliação, a avaliação institucional e a autoavaliação institucional participativa proporcionam à Instituição como um todo. E por fim apresenta-se a proposta de intervenção, por meio de Quadros contendo as etapas e delineando as ações/atividades para se obter como produto final um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito do CETAS/Rondônia.
id UFMG_3fbcbad594ca4690da0e6044a6d56923
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5PQA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Valda da Penha CaldeiraAlda Martins GoncalvesRosilda Rodrigues da Silva2019-08-11T21:13:15Z2019-08-11T21:13:15Z2013-07-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PQANo presente trabalho tem-se como foco principal apresentar uma proposta de intervenção, visando a elaboração de um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito da Escola Técnica do SUS de Rondônia, denominado de Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (CETAS). Para essa compreensão realizou-se um breve histórico da Educação Profissional na Área da Saúde, atrelada à criação das Escolas Técnicas do SUS, cuja finalidade consiste na formação local dos trabalhadores nessa área, para que estes se tornem cidadãos críticos-reflexivos e autônimos quanto às concepções do SUS. A justificativa para a referida intervenção foi nas dimensões pessoal, institucional e social. No Referencial Teórico buscou-se a contribuição de vários autores com conceitos, importância e benefícios que a avaliação, a avaliação institucional e a autoavaliação institucional participativa proporcionam à Instituição como um todo. E por fim apresenta-se a proposta de intervenção, por meio de Quadros contendo as etapas e delineando as ações/atividades para se obter como produto final um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito do CETAS/Rondônia.In the present work has focused primarily submit a proposal for intervention in order to develop a Self-Appraisal Tool Institutional Participatory under Technical School SUS Rondônia, called Center Professional Technical Education in Healthcare (CETAS). For this understanding there was a brief history of Professional Education in Healthcare, related to the creation of the SUS Technical Schools, whose goal is the training site for workers in this area, so that they become reflective and critical citizens-autônimos regarding conceptions of SUS. The rationale for such intervention was in the personal, institutional and social. In Theoretical sought the contribution of several authors with concepts, importance and benefits assessment, institutional assessment and self-assessment institutional participatory provide the institution as a whole. Finally we present the proposed intervention, through Tables containing the steps and outlining the actions / activities to obtain the final product as an Instrument for SelfAssessment Institutional Participatory under CETAS / Rondonia.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemAvaliaçãoEscola Técnica do SUSAutoavaliação Institucional ParticipativaEducação Profissional na Área da SaúdeAutoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALrosilda_rodrigues_da_silva.pdfapplication/pdf908501https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PQA/1/rosilda_rodrigues_da_silva.pdf4a4415d159c5893bcf4b7ef05edaa814MD51TEXTrosilda_rodrigues_da_silva.pdf.txtrosilda_rodrigues_da_silva.pdf.txtExtracted texttext/plain68929https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PQA/2/rosilda_rodrigues_da_silva.pdf.txt1463b8361af71b50fc53d85b30a1368fMD521843/BUBD-AR5PQA2019-11-14 05:50:15.7oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AR5PQARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:50:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
title Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
spellingShingle Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
Rosilda Rodrigues da Silva
Avaliação
Escola Técnica do SUS
Autoavaliação Institucional Participativa
Educação Profissional na Área da Saúde
Educação em Enfermagem
title_short Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
title_full Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
title_fullStr Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
title_sort Autoavaliação institucional participativa na escola técnica do SUS de Rondônia: uma proposta de intervenção
author Rosilda Rodrigues da Silva
author_facet Rosilda Rodrigues da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valda da Penha Caldeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Alda Martins Goncalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosilda Rodrigues da Silva
contributor_str_mv Valda da Penha Caldeira
Alda Martins Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Escola Técnica do SUS
Autoavaliação Institucional Participativa
Educação Profissional na Área da Saúde
topic Avaliação
Escola Técnica do SUS
Autoavaliação Institucional Participativa
Educação Profissional na Área da Saúde
Educação em Enfermagem
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação em Enfermagem
description No presente trabalho tem-se como foco principal apresentar uma proposta de intervenção, visando a elaboração de um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito da Escola Técnica do SUS de Rondônia, denominado de Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (CETAS). Para essa compreensão realizou-se um breve histórico da Educação Profissional na Área da Saúde, atrelada à criação das Escolas Técnicas do SUS, cuja finalidade consiste na formação local dos trabalhadores nessa área, para que estes se tornem cidadãos críticos-reflexivos e autônimos quanto às concepções do SUS. A justificativa para a referida intervenção foi nas dimensões pessoal, institucional e social. No Referencial Teórico buscou-se a contribuição de vários autores com conceitos, importância e benefícios que a avaliação, a avaliação institucional e a autoavaliação institucional participativa proporcionam à Instituição como um todo. E por fim apresenta-se a proposta de intervenção, por meio de Quadros contendo as etapas e delineando as ações/atividades para se obter como produto final um Instrumento de Autoavaliação Institucional Participativa no âmbito do CETAS/Rondônia.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-07-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T21:13:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T21:13:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PQA
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AR5PQA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PQA/1/rosilda_rodrigues_da_silva.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AR5PQA/2/rosilda_rodrigues_da_silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a4415d159c5893bcf4b7ef05edaa814
1463b8361af71b50fc53d85b30a1368f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589434779631616