O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Menezes Ludolf Tamietti
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/68149
Resumo: Este trabalho apresenta o processo de aprendizagem de duas peças contemporâneas para violoncelo e eletrônica com o objetivo de discutir o papel do performer na interpretação das mesmas. São apresentados inicialmente alguns fundamentos teóricos, como o conceito de obra de Lydia Goehr, a visão da partitura como um script de Nicholas Cook, reflexões sobre notação musical e os elementos determinados ou indeterminados contidos nela, reflexões sobre criatividade em música e sobre a relação compositor/intérprete. Tendo em vista essas ideias, foram realizados dois estudos de caso, que consistiram na preparação e performance de duas peças de características distintas. As peças escolhidas foram For Cello (1994) de Jocy de Oliveira e Para os que ficam (2022-2023) de Nathalia Fragoso, ambas para violoncelo e eletrônica. A primeira é uma partitura que apresenta elementos mais convencionais como pentagrama, notas definidas e notação proporcional. A segunda, uma partitura gráfica/textual que inclui uma parte eletrônica construída em conjunto pela compositora e pelo intérprete, enquanto performer da obra. O processo de aprendizagem das minhas performances é parte importante da pesquisa. Esse processo serve para corroborar alguns dos fundamentos teóricos apresentados anteriormente e ajudam a mostrar como o papel do performer é importante para além da mera execução da partitura. Ele é um agente criativo em colaboração com o compositor (direta ou indiretamente) e sua decisões podem ser influenciadas por diversos parâmetros como a notação, o ambiente/contexto da performance e o público.
id UFMG_8b005967f1f9227cefdabd1490c9eb2e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/68149
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando de Oliveira Rochahttp://lattes.cnpq.br/8405997357339143Elise Barbara Pittengerhttp://lattes.cnpq.br/4667153791539666Marco Antonio Farias ScarassattiIgor Leão Maiahttp://lattes.cnpq.br/1034934507515054Daniel Menezes Ludolf Tamietti2024-05-09T18:13:01Z2024-05-09T18:13:01Z2023-07-11http://hdl.handle.net/1843/68149Este trabalho apresenta o processo de aprendizagem de duas peças contemporâneas para violoncelo e eletrônica com o objetivo de discutir o papel do performer na interpretação das mesmas. São apresentados inicialmente alguns fundamentos teóricos, como o conceito de obra de Lydia Goehr, a visão da partitura como um script de Nicholas Cook, reflexões sobre notação musical e os elementos determinados ou indeterminados contidos nela, reflexões sobre criatividade em música e sobre a relação compositor/intérprete. Tendo em vista essas ideias, foram realizados dois estudos de caso, que consistiram na preparação e performance de duas peças de características distintas. As peças escolhidas foram For Cello (1994) de Jocy de Oliveira e Para os que ficam (2022-2023) de Nathalia Fragoso, ambas para violoncelo e eletrônica. A primeira é uma partitura que apresenta elementos mais convencionais como pentagrama, notas definidas e notação proporcional. A segunda, uma partitura gráfica/textual que inclui uma parte eletrônica construída em conjunto pela compositora e pelo intérprete, enquanto performer da obra. O processo de aprendizagem das minhas performances é parte importante da pesquisa. Esse processo serve para corroborar alguns dos fundamentos teóricos apresentados anteriormente e ajudam a mostrar como o papel do performer é importante para além da mera execução da partitura. Ele é um agente criativo em colaboração com o compositor (direta ou indiretamente) e sua decisões podem ser influenciadas por diversos parâmetros como a notação, o ambiente/contexto da performance e o público.This work presents the learning process of two contemporary pieces for cello and electronics with the aim of discussing the role of the performer in their interpretation. Initially, some theoretical foundations are presented, such as the concept of work by Lydia Goehr, the view of the score as a script by Nicholas Cook, reflections on musical notation and the determined or indeterminate elements contained in it, reflections on creativity in music (and in performance) and about the composer/performer relationship. With these ideas in mind, two case studies were carried out, which consisted of the preparation and performance of two pieces with different characteristics. The chosen pieces were For Cello (1994) by Jocy de Oliveira and For those who remain (2022-2023) by Nathalia Fragoso, both for cello and electronics. The first is a score that presents more conventional elements such as pentagram, defined notes and proportional notation. The second, a graphic/textual score that includes an electronic part constructed jointly by the composer and by me, as the work's performer. The learning process of my performances is an important part of the research. It serves to corroborate some of the theoretical foundations presented above and helps to show how the role of the performer is important beyond the mere execution of the score. This process is a creative agent in collaboration with the composer (directly or indirectly) and his decisions can be influenced by several parameters such as notation, environment/context of the performance and the audience.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance musicalMúsica para violonceloOliveira, Jocy de, 1936-Fragoso, NathaliaJocy de OliveiraMúsica indeterminadaNathalia FragosoMúsica brasileira para violonceloCriatividade na performance musicalO papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragosoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALO papel do performer na interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo (Daniel Tamietti).pdfO papel do performer na interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo (Daniel Tamietti).pdfapplication/pdf3713929https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/1/O%20papel%20do%20performer%20na%20interpretac%cc%a7a%cc%83o%20de%20duas%20obras%20contempora%cc%82neas%20para%20violoncelo%20%28Daniel%20Tamietti%29.pdf20d3206262d581fc4fd5161c430c32a4MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/681492024-05-09 15:13:02.187oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2024-05-09T18:13:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
title O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
spellingShingle O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
Daniel Menezes Ludolf Tamietti
Jocy de Oliveira
Música indeterminada
Nathalia Fragoso
Música brasileira para violoncelo
Criatividade na performance musical
Performance musical
Música para violoncelo
Oliveira, Jocy de, 1936-
Fragoso, Nathalia
title_short O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
title_full O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
title_fullStr O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
title_full_unstemmed O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
title_sort O papel do performer da interpretação de duas obras contemporâneas para violoncelo: For cello, de Jocy de Oliveira e Para os que ficam, de Nathalia Fragoso
author Daniel Menezes Ludolf Tamietti
author_facet Daniel Menezes Ludolf Tamietti
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8405997357339143
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Elise Barbara Pittenger
dc.contributor.advisor-co2.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4667153791539666
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Marco Antonio Farias Scarassatti
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Igor Leão Maia
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1034934507515054
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Menezes Ludolf Tamietti
contributor_str_mv Fernando de Oliveira Rocha
Elise Barbara Pittenger
http://lattes.cnpq.br/4667153791539666
Marco Antonio Farias Scarassatti
Igor Leão Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Jocy de Oliveira
Música indeterminada
Nathalia Fragoso
Música brasileira para violoncelo
Criatividade na performance musical
topic Jocy de Oliveira
Música indeterminada
Nathalia Fragoso
Música brasileira para violoncelo
Criatividade na performance musical
Performance musical
Música para violoncelo
Oliveira, Jocy de, 1936-
Fragoso, Nathalia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Performance musical
Música para violoncelo
Oliveira, Jocy de, 1936-
Fragoso, Nathalia
description Este trabalho apresenta o processo de aprendizagem de duas peças contemporâneas para violoncelo e eletrônica com o objetivo de discutir o papel do performer na interpretação das mesmas. São apresentados inicialmente alguns fundamentos teóricos, como o conceito de obra de Lydia Goehr, a visão da partitura como um script de Nicholas Cook, reflexões sobre notação musical e os elementos determinados ou indeterminados contidos nela, reflexões sobre criatividade em música e sobre a relação compositor/intérprete. Tendo em vista essas ideias, foram realizados dois estudos de caso, que consistiram na preparação e performance de duas peças de características distintas. As peças escolhidas foram For Cello (1994) de Jocy de Oliveira e Para os que ficam (2022-2023) de Nathalia Fragoso, ambas para violoncelo e eletrônica. A primeira é uma partitura que apresenta elementos mais convencionais como pentagrama, notas definidas e notação proporcional. A segunda, uma partitura gráfica/textual que inclui uma parte eletrônica construída em conjunto pela compositora e pelo intérprete, enquanto performer da obra. O processo de aprendizagem das minhas performances é parte importante da pesquisa. Esse processo serve para corroborar alguns dos fundamentos teóricos apresentados anteriormente e ajudam a mostrar como o papel do performer é importante para além da mera execução da partitura. Ele é um agente criativo em colaboração com o compositor (direta ou indiretamente) e sua decisões podem ser influenciadas por diversos parâmetros como a notação, o ambiente/contexto da performance e o público.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-05-09T18:13:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-05-09T18:13:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/68149
url http://hdl.handle.net/1843/68149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/1/O%20papel%20do%20performer%20na%20interpretac%cc%a7a%cc%83o%20de%20duas%20obras%20contempora%cc%82neas%20para%20violoncelo%20%28Daniel%20Tamietti%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/68149/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 20d3206262d581fc4fd5161c430c32a4
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589500875571200