O papel do gestor na organização do tempo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele Maria dos Santos
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJJG
Resumo: Este trabalho pretende fazer um estudo sobre o papel do gestor na organização do tempo escolar de modo a garantir a qualidade da relação professor vis à vis aluno. O estudo foi realizado a partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Luiza Gonçalves Moreira, de modo a perceber como se dá a gestão dos tempos e espaços na instituição. Pretende-se aqui refletir sobre a relação professor vis à vis aluno, propor caminhos, possíveis alterações para transformar as vivências e comunicação no entorno escolar e alcançar a qualidade no atendimento. A fundamentação teórica é baseada em autores que vislumbram idéias pertinentes à construção da gestão escolar e a interferência dessa nova forma de gestão nos aspectos referentes ao tempo escolar e seus reflexos nas relações humanas.
id UFMG_8b41d2adfe124cab12bf358d77c18930
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJJG
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliandra da Costa MendesHormindo Pereira de Souza JuniorGisele Maria dos Santos2019-08-10T09:11:56Z2019-08-10T09:11:56Z2011-01-26http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJJGEste trabalho pretende fazer um estudo sobre o papel do gestor na organização do tempo escolar de modo a garantir a qualidade da relação professor vis à vis aluno. O estudo foi realizado a partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Luiza Gonçalves Moreira, de modo a perceber como se dá a gestão dos tempos e espaços na instituição. Pretende-se aqui refletir sobre a relação professor vis à vis aluno, propor caminhos, possíveis alterações para transformar as vivências e comunicação no entorno escolar e alcançar a qualidade no atendimento. A fundamentação teórica é baseada em autores que vislumbram idéias pertinentes à construção da gestão escolar e a interferência dessa nova forma de gestão nos aspectos referentes ao tempo escolar e seus reflexos nas relações humanas.This work aims to do a study on the role of managers in the organization of school time to ensure the quality of the teacher vis-à-vis student. The study was conducted based on the analysis of Project Political School Luiza Gonçalves Moreira, in order to understand how is the management of time and space at the institution. The intention here is to reflect on the relationship between teacher and student vis-à-vis propose ways possible changes to transform the experiences and communication in the school environment and achieve the quality of care. The theoretical framework is based on authors who envision ideas relevant to the construction of school management and the interference of this new form of management aspects relating to school time and yours reflexes in human relations.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas Organização e administraçãoEducaçãoGestão escolarRelação professor vis à vis alunoTempo escolarO papel do gestor na organização do tempo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_gisele_maria_dos_santos.pdfapplication/pdf247694https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJJG/1/tcc_gisele_maria_dos_santos.pdfca13574a011eb1be8f4eae1d3d6b25f5MD51TEXTtcc_gisele_maria_dos_santos.pdf.txttcc_gisele_maria_dos_santos.pdf.txtExtracted texttext/plain95202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJJG/2/tcc_gisele_maria_dos_santos.pdf.txt1c76f0797ac25798f85c28baa8fd4cc0MD521843/BUBD-9EKJJG2019-11-14 07:18:40.125oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9EKJJGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:18:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O papel do gestor na organização do tempo escolar
title O papel do gestor na organização do tempo escolar
spellingShingle O papel do gestor na organização do tempo escolar
Gisele Maria dos Santos
Gestão escolar
Relação professor vis à vis aluno
Tempo escolar
Escolas Organização e administração
Educação
title_short O papel do gestor na organização do tempo escolar
title_full O papel do gestor na organização do tempo escolar
title_fullStr O papel do gestor na organização do tempo escolar
title_full_unstemmed O papel do gestor na organização do tempo escolar
title_sort O papel do gestor na organização do tempo escolar
author Gisele Maria dos Santos
author_facet Gisele Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliandra da Costa Mendes
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Gisele Maria dos Santos
contributor_str_mv Eliandra da Costa Mendes
Hormindo Pereira de Souza Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Relação professor vis à vis aluno
Tempo escolar
topic Gestão escolar
Relação professor vis à vis aluno
Tempo escolar
Escolas Organização e administração
Educação
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas Organização e administração
Educação
description Este trabalho pretende fazer um estudo sobre o papel do gestor na organização do tempo escolar de modo a garantir a qualidade da relação professor vis à vis aluno. O estudo foi realizado a partir da análise do Projeto Político Pedagógico da Escola Luiza Gonçalves Moreira, de modo a perceber como se dá a gestão dos tempos e espaços na instituição. Pretende-se aqui refletir sobre a relação professor vis à vis aluno, propor caminhos, possíveis alterações para transformar as vivências e comunicação no entorno escolar e alcançar a qualidade no atendimento. A fundamentação teórica é baseada em autores que vislumbram idéias pertinentes à construção da gestão escolar e a interferência dessa nova forma de gestão nos aspectos referentes ao tempo escolar e seus reflexos nas relações humanas.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T09:11:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T09:11:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJJG
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKJJG
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJJG/1/tcc_gisele_maria_dos_santos.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9EKJJG/2/tcc_gisele_maria_dos_santos.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ca13574a011eb1be8f4eae1d3d6b25f5
1c76f0797ac25798f85c28baa8fd4cc0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589524224212992