Avaliação da aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Elenir Raimundo de Camargos Caetano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF
Resumo: A avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades.
id UFMG_8b516ce29f18fa40f45518e3662b39a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCEXF
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rita Cristina Lima Lages e SilvaElenir Raimundo de Camargos Caetano2019-08-09T21:03:41Z2019-08-09T21:03:41Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXFA avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades.The learning evaluation is a tool present in every moment of our lives, whether in moments in which we are engaged in academic circles, is a simple informal chat with friends, in search of employment. In this sense, as a means and not an end, the assessment of learning, present mainly in school environments, must be seen and understood as an instrument of change to improve equality for students rather than an instrument of maintaining the differences and social inequalities. Therefore, during this brief study, we demonstrate that the evaluation process of learning can be an act of love, a form of welcome and effective tool for social transformation and reducing inequalities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlunos  AvaliaçãoRendimento escolarEscolas Organização e AdministraçãoProfessorAvaliaçãoAprendizagemAlunoEscolaTransformaçãoAvaliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdfapplication/pdf184573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/1/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf1c7ecf2f4c947d6335485b1b2690e698MD51TEXTtcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txttcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txtExtracted texttext/plain67764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/2/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txt5c969ab57c5a925b369a2b6d72e58415MD521843/BUBD-9FCEXF2019-11-14 07:15:14.6oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCEXFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:15:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem
title Avaliação da aprendizagem
spellingShingle Avaliação da aprendizagem
Elenir Raimundo de Camargos Caetano
Professor
Avaliação
Aprendizagem
Aluno
Escola
Transformação
Alunos  Avaliação
Rendimento escolar
Escolas Organização e Administração
title_short Avaliação da aprendizagem
title_full Avaliação da aprendizagem
title_fullStr Avaliação da aprendizagem
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem
title_sort Avaliação da aprendizagem
author Elenir Raimundo de Camargos Caetano
author_facet Elenir Raimundo de Camargos Caetano
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rita Cristina Lima Lages e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Elenir Raimundo de Camargos Caetano
contributor_str_mv Rita Cristina Lima Lages e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Avaliação
Aprendizagem
Aluno
Escola
Transformação
topic Professor
Avaliação
Aprendizagem
Aluno
Escola
Transformação
Alunos  Avaliação
Rendimento escolar
Escolas Organização e Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Alunos  Avaliação
Rendimento escolar
Escolas Organização e Administração
description A avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T21:03:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T21:03:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/1/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/2/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c7ecf2f4c947d6335485b1b2690e698
5c969ab57c5a925b369a2b6d72e58415
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589179315060736