Avaliação da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades. |
id |
UFMG_8b516ce29f18fa40f45518e3662b39a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCEXF |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Rita Cristina Lima Lages e SilvaElenir Raimundo de Camargos Caetano2019-08-09T21:03:41Z2019-08-09T21:03:41Z2011-01-27http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXFA avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades.The learning evaluation is a tool present in every moment of our lives, whether in moments in which we are engaged in academic circles, is a simple informal chat with friends, in search of employment. In this sense, as a means and not an end, the assessment of learning, present mainly in school environments, must be seen and understood as an instrument of change to improve equality for students rather than an instrument of maintaining the differences and social inequalities. Therefore, during this brief study, we demonstrate that the evaluation process of learning can be an act of love, a form of welcome and effective tool for social transformation and reducing inequalities.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAlunos AvaliaçãoRendimento escolarEscolas Organização e AdministraçãoProfessorAvaliaçãoAprendizagemAlunoEscolaTransformaçãoAvaliação da aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdfapplication/pdf184573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/1/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf1c7ecf2f4c947d6335485b1b2690e698MD51TEXTtcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txttcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txtExtracted texttext/plain67764https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/2/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txt5c969ab57c5a925b369a2b6d72e58415MD521843/BUBD-9FCEXF2019-11-14 07:15:14.6oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCEXFRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:15:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem |
title |
Avaliação da aprendizagem |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem Elenir Raimundo de Camargos Caetano Professor Avaliação Aprendizagem Aluno Escola Transformação Alunos Avaliação Rendimento escolar Escolas Organização e Administração |
title_short |
Avaliação da aprendizagem |
title_full |
Avaliação da aprendizagem |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem |
author |
Elenir Raimundo de Camargos Caetano |
author_facet |
Elenir Raimundo de Camargos Caetano |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rita Cristina Lima Lages e Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Elenir Raimundo de Camargos Caetano |
contributor_str_mv |
Rita Cristina Lima Lages e Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Avaliação Aprendizagem Aluno Escola Transformação |
topic |
Professor Avaliação Aprendizagem Aluno Escola Transformação Alunos Avaliação Rendimento escolar Escolas Organização e Administração |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Alunos Avaliação Rendimento escolar Escolas Organização e Administração |
description |
A avaliação da aprendizagem é um instrumento presente em todos os momentos de nossas vidas, seja em momentos na qual estamos envolvidos nos meios acadêmicos, seja numa simples conversa informal com amigos, seja na busca por um emprego. Nesse sentido, enquanto meio e não fim, a avaliação da aprendizagem, presente principalmente nos meios escolares, deve ser vista e compreendida enquanto instrumento de busca por melhores condições de igualdade para os alunos ao invés de instrumento de manutenção das diferenças e desigualdades sociais. Portanto, ao longo deste breve estudo, buscaremos demonstrar que o processo de avaliação da aprendizagem pode ser um ato de amor, uma forma de acolhimento e instrumento eficaz para a transformação social e a diminuição das desigualdades. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-01-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T21:03:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T21:03:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCEXF |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/1/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCEXF/2/tcc_elenir_raimundo_de_camargos_caetano.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c7ecf2f4c947d6335485b1b2690e698 5c969ab57c5a925b369a2b6d72e58415 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589179315060736 |