Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Italo Brener de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Marlusa de Sevilha Gosling
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56212
Resumo: Through the intersection of two areas of knowledge, Marketing and Tourism, this work aims to investigate the relationships between the functions of urban green areas and their idealizations. A bibliographic review and the collection of 30 reports of user views to a municipal park in the city of Belo Horizonte, Brazil contribute to an understanding of the functionalities and emotions experienced in this equipment. The findings reveal that the use of spaces and the typologies studied converge the co-creation of value by the consumer. Of particular note are the relationships between experience marketing and parks, and that the social function linked to education and culture can result in learning and cognitive changes, changes in people's behavior, and reinforce the sense of environmental responsibility among visitors , of integration to the community.
id UFMG_8b8d9c9cf0a3f81ea709ee6d0559fd0b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56212
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdesEspaços públicosoParques verdes urbanosEmoçõesLazer e TurismoTurismoEspaços públicosLazerMarketingThrough the intersection of two areas of knowledge, Marketing and Tourism, this work aims to investigate the relationships between the functions of urban green areas and their idealizations. A bibliographic review and the collection of 30 reports of user views to a municipal park in the city of Belo Horizonte, Brazil contribute to an understanding of the functionalities and emotions experienced in this equipment. The findings reveal that the use of spaces and the typologies studied converge the co-creation of value by the consumer. Of particular note are the relationships between experience marketing and parks, and that the social function linked to education and culture can result in learning and cognitive changes, changes in people's behavior, and reinforce the sense of environmental responsibility among visitors , of integration to the community.Por meio da interseção de duas áreas de conhecimento o Turismo e o Marketing, este trabalho tem como objetivo investigar as relações das funções de áreas verdes urbanas e suas idealizações emocionais. Uma revisão bibliográfica e a coleta de 30 relatos de vistas de usuários ao Parque Municipal da cidade de Belo Horizonte, Brasil. Referência como patrimônio verde, mais antigo e mais visitado da cidade, a investigação deste equipamento contribui para compreensão das funcionalidades e das emoções experiênciadas pelo usuário. Os achados revelam que o uso de espaços e as tipologias estudadas convergem a co-criação de valor pelo consumidor. Destacam-se as relações entre o marketing de experiência e os parques, e que a função social ligada à educação e à cultura, podem resultar em aprendizado e para mudanças cognitivas, para mudanças do comportamento das pessoas e reforça nos visitantes o sentido de responsabilidade ambiental, de integração á comunidade.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVASUFMG2023-07-14T12:38:13Z2023-07-14T12:38:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf19885261http://hdl.handle.net/1843/56212porTURyDESItalo Brener de CarvalhoMarlusa de Sevilha Goslinginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-14T19:10:49Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/56212Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-14T19:10:49Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
title Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
spellingShingle Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
Italo Brener de Carvalho
Espaços públicoso
Parques verdes urbanos
Emoções
Lazer e Turismo
Turismo
Espaços públicos
Lazer
Marketing
title_short Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
title_full Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
title_fullStr Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
title_full_unstemmed Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
title_sort Patrimônio e emoções: uma pesquisa exploratória entre as funções do espaço e as experiências do usuário de áreas verdes
author Italo Brener de Carvalho
author_facet Italo Brener de Carvalho
Marlusa de Sevilha Gosling
author_role author
author2 Marlusa de Sevilha Gosling
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Italo Brener de Carvalho
Marlusa de Sevilha Gosling
dc.subject.por.fl_str_mv Espaços públicoso
Parques verdes urbanos
Emoções
Lazer e Turismo
Turismo
Espaços públicos
Lazer
Marketing
topic Espaços públicoso
Parques verdes urbanos
Emoções
Lazer e Turismo
Turismo
Espaços públicos
Lazer
Marketing
description Through the intersection of two areas of knowledge, Marketing and Tourism, this work aims to investigate the relationships between the functions of urban green areas and their idealizations. A bibliographic review and the collection of 30 reports of user views to a municipal park in the city of Belo Horizonte, Brazil contribute to an understanding of the functionalities and emotions experienced in this equipment. The findings reveal that the use of spaces and the typologies studied converge the co-creation of value by the consumer. Of particular note are the relationships between experience marketing and parks, and that the social function linked to education and culture can result in learning and cognitive changes, changes in people's behavior, and reinforce the sense of environmental responsibility among visitors , of integration to the community.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-07-14T12:38:13Z
2023-07-14T12:38:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 19885261
http://hdl.handle.net/1843/56212
identifier_str_mv 19885261
url http://hdl.handle.net/1843/56212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv TURyDES
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FCE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829572238278656