O texto multimodal e suas formas de apreensão: da narrativa impressa à narrativa cinematográfica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHY3 |
Resumo: | Este estudo trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), de intervenção, de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-comparativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e teve como participantes os alunos do 7º ano de uma escola estadual de Pará de Minas, Minas Gerais A pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, a partir da multimodalidade, analisando o processo de implementação desse projeto de ensino, bem como seus resultados. Teoricamente esta pesquisa se baseia em Bakhtin (1986, 2003) que sustenta a concepção de linguagem como interação social; em Kress (2010) e Dionísio (2011) para as considerações a respeito da multimodalidade; e em Moletta (2014) e Stam (1992) para o suporte técnico na produção de um curta-metragem. Metodologicamente, pelo viés da intervenção, a aplicação do projeto de ensino foi constituída de 22 oficinas e uma oficina extra, que visam aprofundar o conhecimento em prática de leitura, produção textual, através da transmutação multimodal de conto em curta-metragem. Cada oficina possuía um objetivo e uma carga horária de 3 horas. Partindo da leitura de contos impressos, os alunos do 7º ano de uma escola estadual de Pará de Minas, Minas Gerais, foram orientados a produzirem curtas-metragens, o que envolve um conjunto de práticas multimodais em que se articulam saberes e habilidades diferenciadas e se entrecruzam diferentes linguagens. Durante o projeto foram aplicados dois questionários para os alunos, um para fazer o diagnóstico sobre seus conhecimentos prévios, outro para conhecer o ponto de vista a respeito da experiência multimodal. O conjunto de atividades permitiu o acesso a diferentes formas de interagir com o cinema, não só do ponto de vista interpretativo, mas também de trabalho com as técnicas de produção e com a linguagem usada neste ambiente. A partir da integração entre essas diferentes linguagens e da convergência de mídias, aliada a uma engenhosa mistura de papéis (leitor, autor, diretor, ator, produtor), os dados nos autorizam a concluir que os alunos produziram leituras de novos textos marcados pela inter-relação entre as mídias focalizadas e as práticas discursivas do uso das linguagens que marcam a contemporaneidade. Essa experiência colaborou para o desenvolvimento de habilidades, não somente ligadas às práticas letradas comuns da escola, bem como às relacionadas à esfera cinematográfica. |
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Leiva de Figueiredo Viana LealMarcelo ChiarettoHercules Toledo CorreaSérgio José Batista Gomes2019-08-13T16:33:18Z2019-08-13T16:33:18Z2016-11-25http://hdl.handle.net/1843/LETR-AJCHY3Este estudo trata-se de uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), de intervenção, de natureza qualitativa, com abordagem descritivo-comparativa (BORTONI-RICARDO, 2008) e teve como participantes os alunos do 7º ano de uma escola estadual de Pará de Minas, Minas Gerais A pesquisa teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, a partir da multimodalidade, analisando o processo de implementação desse projeto de ensino, bem como seus resultados. Teoricamente esta pesquisa se baseia em Bakhtin (1986, 2003) que sustenta a concepção de linguagem como interação social; em Kress (2010) e Dionísio (2011) para as considerações a respeito da multimodalidade; e em Moletta (2014) e Stam (1992) para o suporte técnico na produção de um curta-metragem. Metodologicamente, pelo viés da intervenção, a aplicação do projeto de ensino foi constituída de 22 oficinas e uma oficina extra, que visam aprofundar o conhecimento em prática de leitura, produção textual, através da transmutação multimodal de conto em curta-metragem. Cada oficina possuía um objetivo e uma carga horária de 3 horas. Partindo da leitura de contos impressos, os alunos do 7º ano de uma escola estadual de Pará de Minas, Minas Gerais, foram orientados a produzirem curtas-metragens, o que envolve um conjunto de práticas multimodais em que se articulam saberes e habilidades diferenciadas e se entrecruzam diferentes linguagens. Durante o projeto foram aplicados dois questionários para os alunos, um para fazer o diagnóstico sobre seus conhecimentos prévios, outro para conhecer o ponto de vista a respeito da experiência multimodal. O conjunto de atividades permitiu o acesso a diferentes formas de interagir com o cinema, não só do ponto de vista interpretativo, mas também de trabalho com as técnicas de produção e com a linguagem usada neste ambiente. A partir da integração entre essas diferentes linguagens e da convergência de mídias, aliada a uma engenhosa mistura de papéis (leitor, autor, diretor, ator, produtor), os dados nos autorizam a concluir que os alunos produziram leituras de novos textos marcados pela inter-relação entre as mídias focalizadas e as práticas discursivas do uso das linguagens que marcam a contemporaneidade. Essa experiência colaborou para o desenvolvimento de habilidades, não somente ligadas às práticas letradas comuns da escola, bem como às relacionadas à esfera cinematográfica.This study it is an action research (THIOLLENT, 2011), intervention, qualitative with descriptive and comparative approach (Bortoni-RICARDO, 2008) and was attended by students from 7th year of a state school of Pará de Minas, Minas Gerais the research aimed to contribute to the development of reading and writing skills, from the multimodality, analyzing the implementation process of this educational project and its results. Theoretically this research is based on Bakhtin (1986, 2003) which supports the conception of language as social interaction; Kress (2010) and Dionysus (2011) for considerations of multimodality; and Moletta (2014) and Stam (1992) for technical support in the production of a short film. Methodologically, the bias of the intervention, the application of the teaching project consisted of 22 workshops and an extra workshop, aimed at deepening the knowledge into practice reading, textual production by multimodal transmutation tale in short film. Each workshop had a goal and a workload of 3 hours. From the reading of printed stories, the 7th graders of a public school in Pará de Minas, Minas Gerais, were asked to produce short films, which involves a set of multi-modal practices that articulate differentiated knowledge and skills and intermingle different languages. During the project two questionnaires were applied to students, one to make the diagnosis on their prior knowledge, another to know the point of view regarding the multimodal experience. The set of activities allowed access to different ways of interacting with the film, not only the interpretative point of view, but also working with the production techniques and the language used in this environment. From the integration of these different languages and media convergence, combined with an ingenious mix of roles (reader, author, director, actor, producer), the data authorize us to conclude that the students produced readings of new texts marked by inter relatedness among the targeted media and discursive practices of the use of languages that mark the contemporary. This experience contributed to the development of skills, not only linked to the common writing practices of the school as well as those related to film sphere.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGêneros cinematográficosLeitura Meios auxiliaresCompreensão na leituraLetramentoSinais e símbolos na comunicação visualLeitura AprendizagemLinguagem Aspectos sociaisProdução de textosModalidade (Linguística)Multiletramentos Multimodalidade Leitura literária CinematografiaO texto multimodal e suas formas de apreensão: da narrativa impressa à narrativa cinematográficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALs_rgio_jos___batista_gomes___o_texto_multimodal_e_suas_formas_de_apreens_o____da_narrativa_impress.pdfapplication/pdf76783493https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AJCHY3/1/s_rgio_jos___batista_gomes___o_texto_multimodal_e_suas_formas_de_apreens_o____da_narrativa_impress.pdf219bb7332ae0270ade07c21726262efbMD511843/LETR-AJCHY32019-08-13 13:33:18.287oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AJCHY3Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-13T16:33:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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