Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniel Augusto Oliveira Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a investigação das possíveis relações existentes entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical. Pretende analisar e conectar esses tópicos a partir de pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados em processos de criação musical coletiva com 37 alunos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na disciplina Laboratório de Criação I, durante o 1º semestre de 2015. O objetivo é compreender como tais alunos construíram seus conhecimentos e competências musicais, intrapessoais e interpessoais durante as aulas, e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de Laboratório de Criação I na EMUFMG. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram utilizados, como técnicas de coleta de dados, questionários e grupo focal. Foram detectados impactos das aulas de Laboratório de Criação I sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados aos processos de criação musical coletiva pode ser interpretada como um caminho para a conexão entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical.
id UFMG_8c05c0c3475606354eb50d3d63d1003f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AGWGR7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Heloisa Faria Braga FeichasPatricia Furst SantiagoFlávia Motoyama NaritaDaniel Augusto Oliveira Machado2019-08-12T19:56:14Z2019-08-12T19:56:14Z2016-07-04http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7Esta pesquisa tem como tema a investigação das possíveis relações existentes entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical. Pretende analisar e conectar esses tópicos a partir de pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados em processos de criação musical coletiva com 37 alunos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na disciplina Laboratório de Criação I, durante o 1º semestre de 2015. O objetivo é compreender como tais alunos construíram seus conhecimentos e competências musicais, intrapessoais e interpessoais durante as aulas, e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de Laboratório de Criação I na EMUFMG. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram utilizados, como técnicas de coleta de dados, questionários e grupo focal. Foram detectados impactos das aulas de Laboratório de Criação I sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados aos processos de criação musical coletiva pode ser interpretada como um caminho para a conexão entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical.This research theme is the investigation of possible links between creative-collaborative learning and musical leadership. It aims to analyze and connect these topics from literature review and analysis of data collected in collective musical creation processes with 37 students from the School of Music of the Federal University of Minas Gerais, at Creation Laboratory I discipline, during the 1st half of 2015. The goal is to understand how such students built their knowledge and musical, intrapersonal and interpersonal skills during the classes, and the meanings and values assigned to them, and to investigate current conflicts throughout the process, impacts on their musical practices and expectations about Creation Laboratory I classes in EMUFMG. In this qualitative research, questionnaires and focus groups were used as data collection techniques. Impacts on listening, creativity and musical preferences of students were found as a result of Creation Laboratory lessons. The research suggests, finally, that the assessment of knowledge and skills related to collective musical creation processes can be interpreted as a way for the connection between creative-collaborative learning and musical leadership.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicaPercepção musicalEducação musicalComposição (Música)Liderança MusicalAprendizagem CriativaAprendizagem ColaborativaComposição ColetivaAprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdfapplication/pdf2340519https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AGWGR7/1/daniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdfd742a360a9866e50fa982e34f2355549MD51TEXTdaniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf.txtdaniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf.txtExtracted texttext/plain223339https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AGWGR7/2/daniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf.txt09842a7c5fb0a2c5cc602b3dfcf725bdMD521843/AAGS-AGWGR72019-11-14 19:44:02.899oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AGWGR7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:44:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
title Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
spellingShingle Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
Daniel Augusto Oliveira Machado
Liderança Musical
Aprendizagem Criativa
Aprendizagem Colaborativa
Composição Coletiva
Musica
Percepção musical
Educação musical
Composição (Música)
title_short Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
title_full Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
title_fullStr Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
title_full_unstemmed Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
title_sort Aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical: princípios e práticas
author Daniel Augusto Oliveira Machado
author_facet Daniel Augusto Oliveira Machado
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Patricia Furst Santiago
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Flávia Motoyama Narita
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniel Augusto Oliveira Machado
contributor_str_mv Heloisa Faria Braga Feichas
Patricia Furst Santiago
Flávia Motoyama Narita
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança Musical
Aprendizagem Criativa
Aprendizagem Colaborativa
Composição Coletiva
topic Liderança Musical
Aprendizagem Criativa
Aprendizagem Colaborativa
Composição Coletiva
Musica
Percepção musical
Educação musical
Composição (Música)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
Percepção musical
Educação musical
Composição (Música)
description Esta pesquisa tem como tema a investigação das possíveis relações existentes entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical. Pretende analisar e conectar esses tópicos a partir de pesquisa bibliográfica e análise de dados coletados em processos de criação musical coletiva com 37 alunos da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, na disciplina Laboratório de Criação I, durante o 1º semestre de 2015. O objetivo é compreender como tais alunos construíram seus conhecimentos e competências musicais, intrapessoais e interpessoais durante as aulas, e quais os significados e valores que lhes atribuem, além de investigar conflitos vivenciados ao longo do processo, impactos sobre suas práticas musicais e expectativas acerca das aulas de Laboratório de Criação I na EMUFMG. Nesta pesquisa, de natureza qualitativa, foram utilizados, como técnicas de coleta de dados, questionários e grupo focal. Foram detectados impactos das aulas de Laboratório de Criação I sobre a escuta, criatividade e preferências musicais dos alunos. A pesquisa sugere, ao final, que a avaliação de conhecimentos e habilidades relacionados aos processos de criação musical coletiva pode ser interpretada como um caminho para a conexão entre aprendizagem criativa-colaborativa e liderança musical.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-07-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T19:56:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T19:56:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AGWGR7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AGWGR7/1/daniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AGWGR7/2/daniel_augusto___disserta__o_de_mestrado___2016.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d742a360a9866e50fa982e34f2355549
09842a7c5fb0a2c5cc602b3dfcf725bd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589513614721024