Memória, linguagem e construção de identidade em Song of Solomon e Beloved, de Toni Morrison
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39468 |
Resumo: | Nesta dissertação, analiso os romances Song of Solomon e Beloved, de Toni Morrison, tendo em foco a maneira como as personagens são afetadas pelo trauma cultural da escravidão e como a memória e a linguagem são elementos essenciais que fornecem resistência à opressão que elas enfrentam enquanto promovem a cura desta ferida coletiva. Esta pesquisa se concentra nos aspectos coletivos do trauma da escravidão, pois discuto como mesmo os personagens que não a vivenciaram diretamente ainda são afetados, perdendo seu senso de identidade e, consequentemente, tornando-se alienados, incapazes de se identificar com o grupo e excluídos pela comunidade. Neste sentido, defendo que Morrison usa a linguagem para representar como a manutenção de uma tradição oral e o uso do inglês vernáculo afro-americano podem ser formas de resistência ao apagamento das narrativas dos negros, à medida que se tornam armas para combater o silêncio que lhes é imposto pela sociedade dominante. Além disso, afirmo que o resgate da memória através do uso da linguagem e de manifestações culturais—na forma de histórias, canções, mitos, rituais e do uso do inglês vernáculo afro-americano—é essencial para formar laços que unem os negros como comunidade, restaurando a fragmentação dos personagens quando eles finalmente se reconciliam com ambos os lados de sua identidade: Africano e Americano. Nos romances, a cura só é possível quando eles reconhecem sua memória coletiva, aceitando sua história e compreendendo seu lugar no grupo à medida que se preparam para seguir em frente. |
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Memória, linguagem e construção de identidade em Song of Solomon e Beloved, de Toni MorrisonMemory, language and identity construction in Toni Morrison’s Song of Solomon and BelovedToni MorrisonBelovedSong of SolomonMemoryLanguageHealingResistanceMorrison, Toni. – Crítica e interpretaçãoMorrison, Toni. – Beloved – Crítica e interpretaçãoMemória na literaturaNegros na literaturaEscravidão na literaturaFicção americana – História e críticaNesta dissertação, analiso os romances Song of Solomon e Beloved, de Toni Morrison, tendo em foco a maneira como as personagens são afetadas pelo trauma cultural da escravidão e como a memória e a linguagem são elementos essenciais que fornecem resistência à opressão que elas enfrentam enquanto promovem a cura desta ferida coletiva. Esta pesquisa se concentra nos aspectos coletivos do trauma da escravidão, pois discuto como mesmo os personagens que não a vivenciaram diretamente ainda são afetados, perdendo seu senso de identidade e, consequentemente, tornando-se alienados, incapazes de se identificar com o grupo e excluídos pela comunidade. Neste sentido, defendo que Morrison usa a linguagem para representar como a manutenção de uma tradição oral e o uso do inglês vernáculo afro-americano podem ser formas de resistência ao apagamento das narrativas dos negros, à medida que se tornam armas para combater o silêncio que lhes é imposto pela sociedade dominante. Além disso, afirmo que o resgate da memória através do uso da linguagem e de manifestações culturais—na forma de histórias, canções, mitos, rituais e do uso do inglês vernáculo afro-americano—é essencial para formar laços que unem os negros como comunidade, restaurando a fragmentação dos personagens quando eles finalmente se reconciliam com ambos os lados de sua identidade: Africano e Americano. Nos romances, a cura só é possível quando eles reconhecem sua memória coletiva, aceitando sua história e compreendendo seu lugar no grupo à medida que se preparam para seguir em frente.In this thesis, I analyze Morrison’s novels Song of Solomon and Beloved, focusing on how the characters are affected by the cultural trauma of slavery and how memory and language are essential elements that provide resistance to the oppression they face while promoting healing to this collective wound. This research concentrates on the collective aspects of the trauma of slavery, as I discuss how even the characters who did not experience it directly are still affected, losing their sense of identity, and, consequently, becoming alienated, unable to identify with the group and excluded by the community. In this sense, I argue that Morrison uses language to represent how the maintenance of an oral tradition and the use of African American Vernacular English (AAVE) can be forms of resistance to the erasure of black people’s narratives, as they become weapons to fight the silencing imposed on them by the dominant society. Additionally, I claim that the rescue of memory through the use of language and cultural manifestations—in the form of stories, songs, myths, rituals and the use of African American Vernacular English—is essential to form bonds that unite black people as a community, restoring the characters’ fragmented sense of self as they finally reconcile with both sides of their identity: African and American. In the novels, healing is only possible when they acknowledge their collective memory, accepting their history and understanding their place in the group as they become ready to move forward.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGJosé de Paiva dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/8788381150981867Glaucia Renate GonçalvesNatalia Fontes de OliveiraFlávia Maurício da Rocha Fontes2022-02-17T22:01:31Z2022-02-17T22:01:31Z2021-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/39468enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2022-02-17T22:01:32Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/39468Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2022-02-17T22:01:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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