Ondas de matéria e propagação paraxial da luz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Irismar Goncalves da Paz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-6XXHBP
Resumo: Características quânticas intrínsecas podem ser observadas em experimentos simples, como por exemplo, na difração de pacotes gaussianos. A evolução livre desses estados contém um tempo intrínseco característico do estado inicial t0 = mc02/h que está fundamentalmente relacionado com características de "velocidade" de alargamento do pacote. Usando a saturação do determinante da matriz de covariância de Schrödinger para evoluções quadráticas mostramos que a partir da análise de experimentos de fenda única que determinam as incertezas em posição e momento, e , é possível obter correlações não locais tais como sigma xp = < xp+px > Este objeto está diretamente relacionado com o tempo característico t0. Observando ainda, a perfeita analogia entre a equação de Schrödinger e a equação resultante da aproximação paramétrica à equação de Helmholtz para a luz clássica, mostramos que para feixes gaussianos, o comprimento de Rayleigh, tem exatamente o papel de t0 na evolução da partícula livre e também está relacionado à medida de correlação entre posição e momento do pacote gaussiano e sua transformada de Fourier. A medida dessas correlações entre x e p no caso de partículas foi por nós inferida a partir de um experimento de difração de macromoléculas em uma fenda. No caso da luz, obtivemos o resultado a partir de uma experiência simples em nossos laboratórios de Óptica Quântica.
id UFMG_8d24877fc7f0dde0ec0d634ac2cf3630
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESCZ-6XXHBP
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Carolina NemesJose Geraldo Peixoto de FariaCarlos Henrique MonkenMario Sergio de Carvalho MazzoniIrismar Goncalves da Paz2019-08-12T11:13:17Z2019-08-12T11:13:17Z2006-08-21http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-6XXHBPCaracterísticas quânticas intrínsecas podem ser observadas em experimentos simples, como por exemplo, na difração de pacotes gaussianos. A evolução livre desses estados contém um tempo intrínseco característico do estado inicial t0 = mc02/h que está fundamentalmente relacionado com características de "velocidade" de alargamento do pacote. Usando a saturação do determinante da matriz de covariância de Schrödinger para evoluções quadráticas mostramos que a partir da análise de experimentos de fenda única que determinam as incertezas em posição e momento, e , é possível obter correlações não locais tais como sigma xp = < xp+px > Este objeto está diretamente relacionado com o tempo característico t0. Observando ainda, a perfeita analogia entre a equação de Schrödinger e a equação resultante da aproximação paramétrica à equação de Helmholtz para a luz clássica, mostramos que para feixes gaussianos, o comprimento de Rayleigh, tem exatamente o papel de t0 na evolução da partícula livre e também está relacionado à medida de correlação entre posição e momento do pacote gaussiano e sua transformada de Fourier. A medida dessas correlações entre x e p no caso de partículas foi por nós inferida a partir de um experimento de difração de macromoléculas em uma fenda. No caso da luz, obtivemos o resultado a partir de uma experiência simples em nossos laboratórios de Óptica Quântica.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEquação de SchrodingerÓtica quânticaLuz PropagaçãoOndas eletromagnéticasPropagação da luzEquação de SchrodingerÓtica quânticaOndas eletromagnéticasOndas de matéria e propagação paraxial da luzinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_corrigida.pdfapplication/pdf1336836https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-6XXHBP/1/dissertacao_corrigida.pdfe8aefd57262173cc4288ca2829bd86abMD51TEXTdissertacao_corrigida.pdf.txtdissertacao_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain80103https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-6XXHBP/2/dissertacao_corrigida.pdf.txt856d59971234a57000e6760abcaf01c4MD521843/ESCZ-6XXHBP2019-11-14 17:36:19.125oai:repositorio.ufmg.br:1843/ESCZ-6XXHBPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:36:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
title Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
spellingShingle Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
Irismar Goncalves da Paz
Propagação da luz
Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Ondas eletromagnéticas
Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Luz Propagação
Ondas eletromagnéticas
title_short Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
title_full Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
title_fullStr Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
title_full_unstemmed Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
title_sort Ondas de matéria e propagação paraxial da luz
author Irismar Goncalves da Paz
author_facet Irismar Goncalves da Paz
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Carolina Nemes
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jose Geraldo Peixoto de Faria
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Carlos Henrique Monken
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mario Sergio de Carvalho Mazzoni
dc.contributor.author.fl_str_mv Irismar Goncalves da Paz
contributor_str_mv Maria Carolina Nemes
Jose Geraldo Peixoto de Faria
Carlos Henrique Monken
Mario Sergio de Carvalho Mazzoni
dc.subject.por.fl_str_mv Propagação da luz
Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Ondas eletromagnéticas
topic Propagação da luz
Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Ondas eletromagnéticas
Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Luz Propagação
Ondas eletromagnéticas
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Equação de Schrodinger
Ótica quântica
Luz Propagação
Ondas eletromagnéticas
description Características quânticas intrínsecas podem ser observadas em experimentos simples, como por exemplo, na difração de pacotes gaussianos. A evolução livre desses estados contém um tempo intrínseco característico do estado inicial t0 = mc02/h que está fundamentalmente relacionado com características de "velocidade" de alargamento do pacote. Usando a saturação do determinante da matriz de covariância de Schrödinger para evoluções quadráticas mostramos que a partir da análise de experimentos de fenda única que determinam as incertezas em posição e momento, e , é possível obter correlações não locais tais como sigma xp = < xp+px > Este objeto está diretamente relacionado com o tempo característico t0. Observando ainda, a perfeita analogia entre a equação de Schrödinger e a equação resultante da aproximação paramétrica à equação de Helmholtz para a luz clássica, mostramos que para feixes gaussianos, o comprimento de Rayleigh, tem exatamente o papel de t0 na evolução da partícula livre e também está relacionado à medida de correlação entre posição e momento do pacote gaussiano e sua transformada de Fourier. A medida dessas correlações entre x e p no caso de partículas foi por nós inferida a partir de um experimento de difração de macromoléculas em uma fenda. No caso da luz, obtivemos o resultado a partir de uma experiência simples em nossos laboratórios de Óptica Quântica.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T11:13:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T11:13:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-6XXHBP
url http://hdl.handle.net/1843/ESCZ-6XXHBP
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-6XXHBP/1/dissertacao_corrigida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ESCZ-6XXHBP/2/dissertacao_corrigida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e8aefd57262173cc4288ca2829bd86ab
856d59971234a57000e6760abcaf01c4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676964029792256