A gestão da informação e do conhecimento no contexto da certificação das normas ISO 9000
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRGTL |
Resumo: | Desde o advento do boom informacional, as organizações vêm buscando se adequar a nova realidade, onde o cliente se tornou mais exigente e busca, além de um atendimento diferenciado, a qualidade. Para tanto, as empresas têm de buscar formas de permitir que seu colaborador compartilhe o conhecimento com os demais, bem como consiga acessá-lo de forma rápida, permitindo que um erro não precise ser repetido e o acerto possa ser replicado. Esse compartilhamento das informações por parte dos colaboradores, mediante o constante incentivo da organização, não é o suficiente para atender aos anseios de uma sociedade que busca a qualidade. Faz-se necessário uma padronização dos processos e um pronto atendimento das necessidades de sua clientela, tornando o atendimento prestado uma forma contundente de mantê-lo fiel à organização e permitindo também a conquista de novos clientes. Para demonstrar a relação entre o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto da certificação das normas ISO 9000, será apresentada a importância do aprendizado organizacional, o compartilhamento das informações e do conhecimento por meio da padronização dos fluxos informacionais e dos processos para que o objetivo final da organização, que é conquistar novos e manter os antigos clientes, seja alcançado. |
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Marta Araujo Tavares FerreiraRomulo de Barros Teixeira2019-08-11T03:00:07Z2019-08-11T03:00:07Z2015-08-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZRGTLDesde o advento do boom informacional, as organizações vêm buscando se adequar a nova realidade, onde o cliente se tornou mais exigente e busca, além de um atendimento diferenciado, a qualidade. Para tanto, as empresas têm de buscar formas de permitir que seu colaborador compartilhe o conhecimento com os demais, bem como consiga acessá-lo de forma rápida, permitindo que um erro não precise ser repetido e o acerto possa ser replicado. Esse compartilhamento das informações por parte dos colaboradores, mediante o constante incentivo da organização, não é o suficiente para atender aos anseios de uma sociedade que busca a qualidade. Faz-se necessário uma padronização dos processos e um pronto atendimento das necessidades de sua clientela, tornando o atendimento prestado uma forma contundente de mantê-lo fiel à organização e permitindo também a conquista de novos clientes. Para demonstrar a relação entre o Sistema de Gestão da Informação e do Conhecimento no contexto da certificação das normas ISO 9000, será apresentada a importância do aprendizado organizacional, o compartilhamento das informações e do conhecimento por meio da padronização dos fluxos informacionais e dos processos para que o objetivo final da organização, que é conquistar novos e manter os antigos clientes, seja alcançado.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGISO 9000Gestão do conhecimentoGerenciamento da informaçãoGestão do ConhecimentoAprendizagem OrganizacionalGestão da Qualidade e ISO 9000A gestão da informação e do conhecimento no contexto da certificação das normas ISO 9000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALqualidade___05_08_2015.pdfapplication/pdf936047https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRGTL/1/qualidade___05_08_2015.pdf41d467301805269bbfe339847b37479bMD51TEXTqualidade___05_08_2015.pdf.txtqualidade___05_08_2015.pdf.txtExtracted texttext/plain81202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZRGTL/2/qualidade___05_08_2015.pdf.txt8695578aa6813e4a315c8f202662af46MD521843/BUBD-9ZRGTL2019-11-14 04:33:44.092oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZRGTLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:33:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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