A pontuação nas Minas setecentistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shirlene Ferreira Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AY8QVR
Resumo: O tema da presente pesquisa centra-se no estudo dos sinais de pontuação encontrados em manuscritos mineiros setecentistas. Essa escolha justifica-se não só pelo fato de existirem poucos estudos que possuem um caráter descritivo (cf. ROCHA, 1996; 1997), como também por serem poucos os que tratam desse tema sob a perspectiva da sociolinguística histórica. Além disso, não foram encontrados, na literatura atual, pesquisas desse cunho com corpus mineiro. A hipótese, aqui aventada, refere-se à possibilidade de se caracterizar o escrevente de períodos pretéritos a partir dos sinais de pontuação empregados em manuscritos antigos. O fato de esse escrevente seguir ou não a norma da época para o uso desses sinais pode ter relação com a sua escolaridade/grau de letramento. O objetivo, portanto, foi estudar os sinais de pontuação encontrados em documentos mineiros setecentistas e verificar se existem divergências quanto ao emprego desses sinais e se isso estaria atrelado ao grupo socioeconômico ao qual o escrevente pertence. Foram utilizadas, como parâmetro para a caracterização da norma do período, gramáticas e manuais da língua portuguesa datados dos séculos XVIII e XIX. Também foram consultados um manual do século XVII e um do século XX, a fim de verificarmos se as inconsistências encontradas quanto ao emprego desses sinais nos manuscritos refletem as normas destes períodos. Como corpus, utilizamos quatro documentos mineiros: um estatuto de ordem terceira e três compromissos de irmandades, todos datados da segunda metade do século XVIII. A ordem terceira, por ser composta por membros da elite cultural da época, compõe o grupo escolarizado. Já as irmandades, por serem compostas por membros de classes sociais mais baixas, compõem o grupo não escolarizado. Numa análise geral desses dados, verificamos que em todos os documentos há uma maior quantidade de ocorrências padrão do que não-padrão. Contudo, ao compararmos os resultados de cada um dos sinais de pontuação encontrados, constatamos que, para alguns desses sinais -- ponto-e-vírgula, dois-pontos e duplo-travessão --, as ocorrências não-padrão superam as ocorrências padrão nos documentos que compõem o grupo não-escolarizado, com exceção do Compromisso da Irmandade de Nossa do Amparo, de Paracatu, comprovando, em parte, a nossa hipótese. A despeito disso, os dados analisados indicam que determinados sinais de pontuação, bem como a sua diversidade de uso são fundamentais para se caracterizar a escolaridade/grau de letramento do escrevente.
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O objetivo, portanto, foi estudar os sinais de pontuação encontrados em documentos mineiros setecentistas e verificar se existem divergências quanto ao emprego desses sinais e se isso estaria atrelado ao grupo socioeconômico ao qual o escrevente pertence. Foram utilizadas, como parâmetro para a caracterização da norma do período, gramáticas e manuais da língua portuguesa datados dos séculos XVIII e XIX. Também foram consultados um manual do século XVII e um do século XX, a fim de verificarmos se as inconsistências encontradas quanto ao emprego desses sinais nos manuscritos refletem as normas destes períodos. Como corpus, utilizamos quatro documentos mineiros: um estatuto de ordem terceira e três compromissos de irmandades, todos datados da segunda metade do século XVIII. A ordem terceira, por ser composta por membros da elite cultural da época, compõe o grupo escolarizado. Já as irmandades, por serem compostas por membros de classes sociais mais baixas, compõem o grupo não escolarizado. Numa análise geral desses dados, verificamos que em todos os documentos há uma maior quantidade de ocorrências padrão do que não-padrão. Contudo, ao compararmos os resultados de cada um dos sinais de pontuação encontrados, constatamos que, para alguns desses sinais -- ponto-e-vírgula, dois-pontos e duplo-travessão --, as ocorrências não-padrão superam as ocorrências padrão nos documentos que compõem o grupo não-escolarizado, com exceção do Compromisso da Irmandade de Nossa do Amparo, de Paracatu, comprovando, em parte, a nossa hipótese. A despeito disso, os dados analisados indicam que determinados sinais de pontuação, bem como a sua diversidade de uso são fundamentais para se caracterizar a escolaridade/grau de letramento do escrevente.The subject of this paper is a study about punctuation signals found in eighteenth century manuscripts from the state of Minas Gerais, Brazil. The reason for this choice is the small number of studies that have a descriptive character (ROCHA, 1996; 1997). Besides, there are few studies which deal with this subject from the perspective of historical sociolinguistics. Moreover, we did not find, in the current literature, research of this kind with corpus of Minas Gerais. Our hypothesis refers to the possibility of characterizing the scribe of the past when we analyze the punctuation used in old manuscripts. The observance of the norm in this period for the use of these signals may be related to schooling/degree of literacy of the scribe. Our objective was to study the punctuation signals found in the manuscripts from the eighteenth-century and to verify the existence of any differences concerning the use of these signals and if it related to the socioeconomic group of the scribe. As a parameter for the characterization of the norm of this period, we use grammars and manuals of the Portuguese language from the XVIII and XIX centuries. We also consulted two manuals, the first one is from the XVII century, and the second one is from the XX century, in order to verify if the inconsistencies regarding the use of these signals in the manuscripts are associated with the norms of these periods. We used four documents of Minas: one Order Third statute and three Brotherhood commitment book, all of them dated from the second half of the eighteenth century. The Order Third represents the school group, because it contains members of the cultural elite in this century. The Brotherhoods represents the non-school group, because they contained members of lower social classes. In a general analysis of these data, we find in all documents there are more standards than not-standards occurrences. However, when comparing the results of each punctuation signal, we found that for some of them -- ponto-e-vírgula, dois-pontos e duplo-travessão -- non-standards occurrences are more common than standards occurrences in the documents that were written by the non-school group, with the exception of the commitment book of Nossa Senhora do Amparo, from the city of Paracatu. It proves, in part, our hypothesis. We confirmed partially our hypothesis, but some punctuation signals and their diverse use are important to characterize the scribes level of literacy and schooling.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMudanças lingüísticasSociolinguísticaManuscritos brasileiros Minas Gerais Séc XVIIILíngua portuguesa PontuaçãoLíngua portuguesa HistóriaEscolarizaçãoDocumentos mineiros setecentistasPontuaçãoSociolinguística históricaGraus de letramentoA pontuação nas Minas setecentistasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1893m.pdfapplication/pdf1581320https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AY8QVR/1/1893m.pdface33c49c827c579b7505ea0700a3cbeMD51TEXT1893m.pdf.txt1893m.pdf.txtExtracted texttext/plain316553https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LETR-AY8QVR/2/1893m.pdf.txt629d60212af1d716744ef1679285386cMD521843/LETR-AY8QVR2019-11-14 11:37:59.1oai:repositorio.ufmg.br:1843/LETR-AY8QVRRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:37:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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