O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Gustavo D'carlos Barbosa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGNZL
Resumo: A utilização de temas controversos no ensino básico e superior, como expressão do currículo CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem se multiplicado nos últimos anos. Reconhecemos a necessidade de compreendermos mais profundamente o posicionamento dos sujeitos frente aos temas controversos, pois estamos diante da construção de uma nova relação entre estes e a Ciência, não mais a tratando como depositária de verdades sólidas e lineares, mas como parte de uma complexa rede de fenômenos, em que previsões absolutas e acabadas são cada vez mais inadequadas. Educar sintonizado a esta mudança de perspectiva, significa necessariamente valorizar a dimensão controvertida da Ciência, o valor da dúvida e do questionamento no interior dela. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar três episódios transcorridos em duas aulas de química ministradas a adolescentes na faixa etária média de 15 anos, em uma escola pública federal. Várias vozes de cientistas e ambientalistas foram trazidas para leitura de pequenos grupos e discutidas em plenária, momento em que focalizamos as interações discursivas dos sujeitos envolvidos sobre o efeito estufa e sua controvertida relação com o aquecimento global. Elegemos quatro questões centrais: Que vozes estão presentes neste debate, e como elas se encontram, são assimiladas e reacentuadas mutuamente pelos sujeitos? Quais os sentidos emergentes do diálogo entre os vários sujeitos envolvidos? De que forma as diferentes enunciações da professora, textos escritos e discursos dos pares, que circulam nesta sala de aula, constituem os processos de elaboração dos posicionamentos pessoais? Em que medida os sujeitos, ao se posicionarem, vivenciam responsável e responsivamente seus atos? Utilizamos como referencial a Teoria da Enunciação de M.M. Bakhtin, especialmente em duas categorias: o movimento de apropriação da palavra alheia e a responsabilidade/responsividade do ato do sujeito. A opção pela análise das enunciações pretendeu garantir unidade entre o conteúdo do que foi dito e o modo como foi dito. Como resultados, pudemos flagrar alguns processos que nos indicam a apropriação da palavra do outro, como uma atitude ativa responsiva e de como este processo é único, singular e individual. Há identificações entre eles, mas também desidentificações. As apropriações dos discursos consensos e dissensos ocorrem em diferentes ritmos dentro de um mesmo grupo e também entre sujeitos de grupos diferentes. Neste sentido, é possível observar que há diferentes graus de consciência da alteridade. E, ainda que haja demarcação de ideias, há diferentes acentos afetivos: uns mais reticentes, outros mais apaixonados e certos de suas posições. Quanto à responsabilidade no posicionamento, observamos deslocamentos de um lugar de "todos" ou de "ninguém" para um lugar de indivíduo que toma consciência de sua unicidade e responde apesar da "não certeza" acerca do tema debatido ou do posicionamento "da maioria". Como implicação desta pesquisa, discute-se a importância de valorizar a dúvida e a incerteza na educação em ciências, bem como a valorização da subjetividade propiciada pela discussão de temas controversos em sala de aula.
id UFMG_8e6df5b900b84a3d40268da9496291d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGNZL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Emilia Caixeta de Castro LimaAndrea Horta MachadoNilma Soares da SilvaOrlando Gomes de Aguiar JuniorLuis Gustavo D'carlos Barbosa2019-08-13T12:01:43Z2019-08-13T12:01:43Z2010-08-20http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGNZLA utilização de temas controversos no ensino básico e superior, como expressão do currículo CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem se multiplicado nos últimos anos. Reconhecemos a necessidade de compreendermos mais profundamente o posicionamento dos sujeitos frente aos temas controversos, pois estamos diante da construção de uma nova relação entre estes e a Ciência, não mais a tratando como depositária de verdades sólidas e lineares, mas como parte de uma complexa rede de fenômenos, em que previsões absolutas e acabadas são cada vez mais inadequadas. Educar sintonizado a esta mudança de perspectiva, significa necessariamente valorizar a dimensão controvertida da Ciência, o valor da dúvida e do questionamento no interior dela. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar três episódios transcorridos em duas aulas de química ministradas a adolescentes na faixa etária média de 15 anos, em uma escola pública federal. Várias vozes de cientistas e ambientalistas foram trazidas para leitura de pequenos grupos e discutidas em plenária, momento em que focalizamos as interações discursivas dos sujeitos envolvidos sobre o efeito estufa e sua controvertida relação com o aquecimento global. Elegemos quatro questões centrais: Que vozes estão presentes neste debate, e como elas se encontram, são assimiladas e reacentuadas mutuamente pelos sujeitos? Quais os sentidos emergentes do diálogo entre os vários sujeitos envolvidos? De que forma as diferentes enunciações da professora, textos escritos e discursos dos pares, que circulam nesta sala de aula, constituem os processos de elaboração dos posicionamentos pessoais? Em que medida os sujeitos, ao se posicionarem, vivenciam responsável e responsivamente seus atos? Utilizamos como referencial a Teoria da Enunciação de M.M. Bakhtin, especialmente em duas categorias: o movimento de apropriação da palavra alheia e a responsabilidade/responsividade do ato do sujeito. A opção pela análise das enunciações pretendeu garantir unidade entre o conteúdo do que foi dito e o modo como foi dito. Como resultados, pudemos flagrar alguns processos que nos indicam a apropriação da palavra do outro, como uma atitude ativa responsiva e de como este processo é único, singular e individual. Há identificações entre eles, mas também desidentificações. As apropriações dos discursos consensos e dissensos ocorrem em diferentes ritmos dentro de um mesmo grupo e também entre sujeitos de grupos diferentes. Neste sentido, é possível observar que há diferentes graus de consciência da alteridade. E, ainda que haja demarcação de ideias, há diferentes acentos afetivos: uns mais reticentes, outros mais apaixonados e certos de suas posições. Quanto à responsabilidade no posicionamento, observamos deslocamentos de um lugar de "todos" ou de "ninguém" para um lugar de indivíduo que toma consciência de sua unicidade e responde apesar da "não certeza" acerca do tema debatido ou do posicionamento "da maioria". Como implicação desta pesquisa, discute-se a importância de valorizar a dúvida e a incerteza na educação em ciências, bem como a valorização da subjetividade propiciada pela discussão de temas controversos em sala de aula.The use of controversial themes in basic and higher education, as an expression of the curriculum of STC Science, Technology and Society, has been multiplied in the last years. We acknowledge the need to understand more deeply the subjects positioning in front of controversial themes, since we are facing the building of a new relationship between those themes and Science, no longer treating it as a holder of solid and linear truths, but as a part as a complex phenomena network, that absolute and finished predictions are increasingly inadequate. Educating tuned to that change in perspective necessarily means to value the controverted dimension of Science, the value of doubt and questioning inside it. In this work we aimed to examine three episodes occurred in two chemistry classes taught to teenagers in the average age of 15 years in a federal public school from Brazil. Several voices of scientists and environmentalists were brought to be read by small groups and discussed in plenary, when we focused on the discursive interactions of the engaged subjects on greenhouse effect and its controversial relationship with global warming. We have elected four central questions: which are and how are re-stressed the voices on the negotiations that set up between the subjects participating of the discussion? What senses emerging dialogue between the various subjects involved? How the different utterances of the teacher, written texts and speeches of the pairs, which move in this classroom, are the processes of preparing personal positions? To what extent the subjects, while positioning themselves, live responsibly and responsively their acts? We used as reference Bakhtins Theory of Enunciation, especially on two categories: the movement of appropriation of the others words, the responsibility/responsiveness of the subjects act. The option for the enunciations analyze aimed to guarantee unity between the content of what was said, and the way it was said. As results we could observe some processes that indicate the appropriation of the others words, as an active responsive attitude, and how that process is unique, singular and individual. There are identifications between them, but also un-identifications. The discourse appropriations consensus and dissensus happened in different rhythms inside the same groups and also between subjects of different groups. In that sense, we can observe that there are different levels of consciousness of otherness. And though there exist ideas demarcation, there are different affective stresses: some more reticent, others more passionate e secure of their positions. Concerning the responsibility for positioning, we have observed dislocations from the place of "all" or "nobody" to the place of individual that becomes conscious of his unicity and responses besides "not being sure" of the theme discussed or the "majority" positioning. As an implication of this research, discusses the importance of valuing the doubt and uncertainty in science education and the appreciation of subjectivity afforded by the discussion of controversial topics in class.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoAquecimento globalPrática de ensinoAtos responsáveisInterações discursivasTemas controversosO debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controversoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdfapplication/pdf707565https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGNZL/1/disserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf05befe2ed363450ded60edb0b1da9a5fMD51TEXTdisserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf.txtdisserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain189914https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGNZL/2/disserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf.txt7478decf8360a87026363330576050a5MD521843/FAEC-8GGNZL2019-11-14 22:54:27.997oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-8GGNZLRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:54:27Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
title O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
spellingShingle O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
Luis Gustavo D'carlos Barbosa
Atos responsáveis
Interações discursivas
Temas controversos
Educação
Aquecimento global
Prática de ensino
title_short O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
title_full O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
title_fullStr O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
title_full_unstemmed O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
title_sort O debate sobre o aquecimento global em sala de aula: o sujeito dialógico e a responsabilidade do ato frente a um problema sóciocientífico controverso
author Luis Gustavo D'carlos Barbosa
author_facet Luis Gustavo D'carlos Barbosa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Andrea Horta Machado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nilma Soares da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Orlando Gomes de Aguiar Junior
dc.contributor.author.fl_str_mv Luis Gustavo D'carlos Barbosa
contributor_str_mv Maria Emilia Caixeta de Castro Lima
Andrea Horta Machado
Nilma Soares da Silva
Orlando Gomes de Aguiar Junior
dc.subject.por.fl_str_mv Atos responsáveis
Interações discursivas
Temas controversos
topic Atos responsáveis
Interações discursivas
Temas controversos
Educação
Aquecimento global
Prática de ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Aquecimento global
Prática de ensino
description A utilização de temas controversos no ensino básico e superior, como expressão do currículo CTS Ciência, Tecnologia e Sociedade, tem se multiplicado nos últimos anos. Reconhecemos a necessidade de compreendermos mais profundamente o posicionamento dos sujeitos frente aos temas controversos, pois estamos diante da construção de uma nova relação entre estes e a Ciência, não mais a tratando como depositária de verdades sólidas e lineares, mas como parte de uma complexa rede de fenômenos, em que previsões absolutas e acabadas são cada vez mais inadequadas. Educar sintonizado a esta mudança de perspectiva, significa necessariamente valorizar a dimensão controvertida da Ciência, o valor da dúvida e do questionamento no interior dela. Neste trabalho tivemos como objetivo analisar três episódios transcorridos em duas aulas de química ministradas a adolescentes na faixa etária média de 15 anos, em uma escola pública federal. Várias vozes de cientistas e ambientalistas foram trazidas para leitura de pequenos grupos e discutidas em plenária, momento em que focalizamos as interações discursivas dos sujeitos envolvidos sobre o efeito estufa e sua controvertida relação com o aquecimento global. Elegemos quatro questões centrais: Que vozes estão presentes neste debate, e como elas se encontram, são assimiladas e reacentuadas mutuamente pelos sujeitos? Quais os sentidos emergentes do diálogo entre os vários sujeitos envolvidos? De que forma as diferentes enunciações da professora, textos escritos e discursos dos pares, que circulam nesta sala de aula, constituem os processos de elaboração dos posicionamentos pessoais? Em que medida os sujeitos, ao se posicionarem, vivenciam responsável e responsivamente seus atos? Utilizamos como referencial a Teoria da Enunciação de M.M. Bakhtin, especialmente em duas categorias: o movimento de apropriação da palavra alheia e a responsabilidade/responsividade do ato do sujeito. A opção pela análise das enunciações pretendeu garantir unidade entre o conteúdo do que foi dito e o modo como foi dito. Como resultados, pudemos flagrar alguns processos que nos indicam a apropriação da palavra do outro, como uma atitude ativa responsiva e de como este processo é único, singular e individual. Há identificações entre eles, mas também desidentificações. As apropriações dos discursos consensos e dissensos ocorrem em diferentes ritmos dentro de um mesmo grupo e também entre sujeitos de grupos diferentes. Neste sentido, é possível observar que há diferentes graus de consciência da alteridade. E, ainda que haja demarcação de ideias, há diferentes acentos afetivos: uns mais reticentes, outros mais apaixonados e certos de suas posições. Quanto à responsabilidade no posicionamento, observamos deslocamentos de um lugar de "todos" ou de "ninguém" para um lugar de indivíduo que toma consciência de sua unicidade e responde apesar da "não certeza" acerca do tema debatido ou do posicionamento "da maioria". Como implicação desta pesquisa, discute-se a importância de valorizar a dúvida e a incerteza na educação em ciências, bem como a valorização da subjetividade propiciada pela discussão de temas controversos em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-20
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-13T12:01:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-13T12:01:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGNZL
url http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8GGNZL
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGNZL/1/disserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-8GGNZL/2/disserta__o_luisgustavo_versao_corrigida.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 05befe2ed363450ded60edb0b1da9a5f
7478decf8360a87026363330576050a5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589267763494912