Circulação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar Bakhtiniano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luis Gustavo D Carlos Barbosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A4CG2N
Resumo: Frequentemente tem sido demandado dos educadores em ciências a formação dos sujeitos para cidadania e o exercício da tomada de posição/decisão frente a questões sociocientíficas, questões socialmente agudas ou temas controversos na abordagem CTS. Neste trabalho analiso as condições de elaboração e a vivência de uma sequência didática sobre o aquecimento global e efeito estufa na 1ª série do ensino médio, dentro da disciplina de química de uma escola pública federal. Para tal, percorro sequencialmente as cadeias de enunciações presentes nos registros de áudio e vídeo, coletando indícios e pistas que dão a ver o movimento de compreensão dos sujeitos e seus posicionamentos. Estruturo as categorias de análise em torno do pensamento de Mikhail Bakhtin, expressos pela Teoria da enunciação e Filosofia do ato responsável. Após a análise, elaboro algumas sínteses responsivas às questões de investigação, por exemplo: O paradigma da modernidade se faz presente na sequência nas polarizações midiático/político versus científico e senso comum versus ciência, enquanto que a perspectiva centrada no esclarecimento se mostra na referência à ignorância do grande público, no policiamento da mídia e política, e na cidadania das ações de proteção ambiental dependente da premissa de redução do CO2; Diversos estudantes e professora não endossaram a inexistência do aquecimento global e a concorrência de versões sobre as causas do aquecimento global, preferindo a coexistência de versões; Professora e estudantes parecem saber tacitamente que a escola avalia o juízo e acabamento teórico, não o pensamento participativo e agir responsável, pois tiram proveito desta cisão para lidar com a ambivalência e a tensão entre abertura e fechamento de sentidos. Por fim, extraio lições a partir do meu lugar singular, responsivamente à literatura, por exemplo: A constatação de que as controvérsias têm sido frequentemente estetizadas num projeto reducionista da compreensão, desconsiderando que os sujeitos já entram posicionados nas sequências didáticas; realizo uma proposta de inversão em que ao invés de trabalhar para que os saberes científicos embasem atitudes ou atos responsáveis, trabalhar pela ignição do pensamento participativo, já que a partir dele, os saberes científicos podem ser reconhecidos responsavelmente; Educação para vida, como tem sido reivindicado na comunidade, reforça o projeto moderno de exclusividade da racionalidade tecnocientífica e objetifica sujeitos, sendo uma saída possível, pensar em educação a partir da vida, em que mais vivências de abertura ética possam ser realizadas nas aulas de ciências da natureza.
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Estruturo as categorias de análise em torno do pensamento de Mikhail Bakhtin, expressos pela Teoria da enunciação e Filosofia do ato responsável. Após a análise, elaboro algumas sínteses responsivas às questões de investigação, por exemplo: O paradigma da modernidade se faz presente na sequência nas polarizações midiático/político versus científico e senso comum versus ciência, enquanto que a perspectiva centrada no esclarecimento se mostra na referência à ignorância do grande público, no policiamento da mídia e política, e na cidadania das ações de proteção ambiental dependente da premissa de redução do CO2; Diversos estudantes e professora não endossaram a inexistência do aquecimento global e a concorrência de versões sobre as causas do aquecimento global, preferindo a coexistência de versões; Professora e estudantes parecem saber tacitamente que a escola avalia o juízo e acabamento teórico, não o pensamento participativo e agir responsável, pois tiram proveito desta cisão para lidar com a ambivalência e a tensão entre abertura e fechamento de sentidos. Por fim, extraio lições a partir do meu lugar singular, responsivamente à literatura, por exemplo: A constatação de que as controvérsias têm sido frequentemente estetizadas num projeto reducionista da compreensão, desconsiderando que os sujeitos já entram posicionados nas sequências didáticas; realizo uma proposta de inversão em que ao invés de trabalhar para que os saberes científicos embasem atitudes ou atos responsáveis, trabalhar pela ignição do pensamento participativo, já que a partir dele, os saberes científicos podem ser reconhecidos responsavelmente; Educação para vida, como tem sido reivindicado na comunidade, reforça o projeto moderno de exclusividade da racionalidade tecnocientífica e objetifica sujeitos, sendo uma saída possível, pensar em educação a partir da vida, em que mais vivências de abertura ética possam ser realizadas nas aulas de ciências da natureza.It has often been demanded of science teachers the formation of subjects for citizenship and the exercise of positioning / decising about socio scientific issues (SSI), socially acute questions (SAQ) or controversial topics in the STS approach. In this thesis I analyze the drawing up and the experience of a teaching sequence on global warming and greenhouse effect in 1st year of high school, within the discipline of chemistry of a federal public school.To this end, I walk sequentially utterances present in the records audio and video, collecting evidence and clues that give to see the movement of subjects' comprehension of the subjects and their positionings. I structure categories of analysis around the thought of Mikhail Bakhtin, expressed in the theory of enunciation and philosophy of the act responsible. After the analysis, I make some responsive syntheses to research questions, for example: The paradigm of modernity is present following the polarizations "media / political versus scientific" and "common sense versus science," while perspective centered in clarification is shown in reference to the ignorance of the general public, the media and political policing, and "citizenship" of actions for environmental protection depends on the premise of reducing CO2; Several students and teacher did not endorse the absence of global warming and competition versions of the causes of global warming, preferring coexistence versions; Teacher and students seem to know tacitly that the school evaluates the theoretical judgment and finish, not participatory thinking and responsible action as take advantage of this split to deal with the ambivalence and tension between opening and closing senses. Finally, I extract lessons from my unique place, responsively to the literature, for example: The fact that controverses have often been aestheticized in a reductionist project of comprehension, excluding the subjects come already positioned in the didactic sequences;I propose a inversion: instead to works for the scientific knowledge supports responsible attitudes or actions, works for the ignition of participatory thought, since from it, scientific knowledge can be recognized responsibly; Education for life, as has been claimed in the science education community, reinforces the modern project of exclusivity of techno-scientific rationality and the subjects' objectification, and a possible output, think of education from life, where most ethical opening experiences can be performed in nature science classes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiencia Estudo e ensinoAquecimento globalPrática de ensinoInterações discursivasPosicionamentoAto responsávelTemas controversosQuestões sociocientíficasCirculação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar Bakhtinianoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_luis_gustavo_dcarlos_barbosa_versao_final_corrigida.pdfapplication/pdf3274443https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CG2N/1/tese_luis_gustavo_dcarlos_barbosa_versao_final_corrigida.pdf0471d994d90f56977811b7b49ccfdc63MD51TEXTtese_luis_gustavo_dcarlos_barbosa_versao_final_corrigida.pdf.txttese_luis_gustavo_dcarlos_barbosa_versao_final_corrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain701422https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A4CG2N/2/tese_luis_gustavo_dcarlos_barbosa_versao_final_corrigida.pdf.txt7f5cc24f76dfe1d72334f44dc6315992MD521843/BUBD-A4CG2N2019-11-14 11:12:25.366oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A4CG2NRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:12:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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