Cinema experimental no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvia Amelia Nogueira de Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Tiago Pereira da Silva, Nathany Helena Freitas da Silva, Kaio Henrique Aguiar Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42248
https://orcid.org/ 0000-0001-5712-1143
https://orcid.org/ 0000-0001-6765-0137
Resumo: O contato mais frequente das crianças com o Audiovisual se dá como espectadoras de séries de Animação, longas metragens de Animação e também séries realizadas em Filmagem Direta (live action). Algumas questões importantes surgem desse contato em relação à formação humana dessas crianças. Embora atualmente contamos com diversas produções brasileiras de séries de Animação e Filmagem Direta (live action) em canais abertos e pagos que garantem o acesso à muitas crianças brasileiras, esse mercado ainda é em sua maioria dominado por produções estadunidenses. Considera-se nesse contexto a hipótese de que, enquanto formação de pensamento crítico e cidadania, as crianças crescem com referências culturais e até mesmo ideológicas estranhas à nossa realidade. Enquanto formação estética, crescem com referências limitadas aos padrões de mercado dos produtos estadunidenses, uma vez que, mesmo os produtos comerciais brasileiros seguem esses padrões. Partindo-se desses pressupostos, objetiva-se apresentar o Cinema Experimental como “contraponto” a esse modelo, de modo a usá-lo como instrumento para formação estética e crítica. Para alcançar esse objetivo a escola se apresenta como meio propício. No caso do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, temos ainda um público muito mais diverso, seja em nível socioeconômico, cultural, étnico-racial, condições físicas ou mentais. Partindo das ideias de Paulo Freire, a metodologia aplicada para esse fim foi a “Educação Dialógica” através da exibição de curtas metragens com diálogos sobre as propostas estética, poética e temática dos filmes, contextualizando os filmes apresentados com as referências particulares das crianças. Enquanto pesquisa de recepção foi feita uma observação participante e diário de bordo. Seguindo a “Proposta Triangular” de Ana Mae Barbosa e as propostas de “Educação Sonora” de Murray Schafer foi proposto às crianças atividades práticas de produção de Animações, usando técnicas de Animação de grãos, com borra de café e canjiquinha de milho, Animação em película cinematográfica e Cadernos Animados. Buscou-se expandir os referenciais estéticos e estimular o pensamento crítico das crianças apresentando a diversidade disponível no campo da Arte e da Comunicação através do Audiovisual e através do diálogo foram estimuladas a se expressarem de forma sensível e reflexiva.
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Enquanto formação estética, crescem com referências limitadas aos padrões de mercado dos produtos estadunidenses, uma vez que, mesmo os produtos comerciais brasileiros seguem esses padrões. Partindo-se desses pressupostos, objetiva-se apresentar o Cinema Experimental como “contraponto” a esse modelo, de modo a usá-lo como instrumento para formação estética e crítica. Para alcançar esse objetivo a escola se apresenta como meio propício. No caso do Centro Pedagógico (CP) da UFMG, temos ainda um público muito mais diverso, seja em nível socioeconômico, cultural, étnico-racial, condições físicas ou mentais. Partindo das ideias de Paulo Freire, a metodologia aplicada para esse fim foi a “Educação Dialógica” através da exibição de curtas metragens com diálogos sobre as propostas estética, poética e temática dos filmes, contextualizando os filmes apresentados com as referências particulares das crianças. Enquanto pesquisa de recepção foi feita uma observação participante e diário de bordo. Seguindo a “Proposta Triangular” de Ana Mae Barbosa e as propostas de “Educação Sonora” de Murray Schafer foi proposto às crianças atividades práticas de produção de Animações, usando técnicas de Animação de grãos, com borra de café e canjiquinha de milho, Animação em película cinematográfica e Cadernos Animados. Buscou-se expandir os referenciais estéticos e estimular o pensamento crítico das crianças apresentando a diversidade disponível no campo da Arte e da Comunicação através do Audiovisual e através do diálogo foram estimuladas a se expressarem de forma sensível e reflexiva.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas TécnicasArtesEducação básicaAnimação (Cinematografia)Cinema e criançasCinema experimentalCinema de animaçãoArte-EducaçãoEducomunicaçãoInfânciaCinema experimental no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://150.164.250.79/museu/producoes-e-publicacoes/anais-febrat/Silvia Amelia Nogueira de SouzaTiago Pereira da SilvaNathany Helena Freitas da SilvaKaio Henrique Aguiar Alvesapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALCinema experimental no contexto escolar.pdfCinema experimental no contexto escolar.pdfapplication/pdf158518https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42248/2/Cinema%20experimental%20no%20contexto%20escolar.pdf44454cfb8402a4f6757cecbb72969fc0MD52LICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42248/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD511843/422482022-06-03 20:04:24.691oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-03T23:04:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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